Grade de Programação

Você está aqui:
  Cantareira 2 Cantareira 3 Cantareira 4 Cantareira 5
10h00 - 12h00 CERIMÔNIA DE ABERTURA DO ENCONTRO TÉCNICO AESABESP 2023
12h00 - 13h30 Intervalo para almoço
14h00 - 15h30 MESA REDONDA
Gestão de emissões de gases de efeito estufa: desafios para o setor de saneamento


Objetivo: Promover o debate e a difusão de ações e projetos de gestão de emissões de gases de efeito estufa em atividades de saneamento, visando a troca de experiências e o aprimoramento do setor nessa temática.
MESA REDONDA
Os avanços em drenagem e resíduos sólidos nas cidades e perspectivas futuras


Objetivo: Saneamento básico contempla os serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais para o abastecimento de água, esgotos sanitários, resíduos sólidos e drenagem urbana. O Marco Legal do Saneamento tratou muito sobre os dois primeiros e pouco sobre drenagem e resíduos sólidos. A questão a ser discutida é quais os avanços foram alcançados e quais são necessários para um patamares de desenvolvimento sanitários podemos vislumbrar no país.
MESA REDONDA
Avanços na gestão de ativos


Objetivo: Monitoramento e controle de ativos (CMA) no setor de saneamento, apresentar boas práticas de gestão de ativos e GVA em empresas
MESA REDONDA
Transformação digital na busca da eficiência e sustentabilidade no setor de saneamento ambiental


Objetivo: Nesta mesa redonda, os participantes discutirão como as tecnologias digitais, incluindo IoT, análise de dados, inteligência artificial e outras, estão sendo aplicadas para melhorar a eficiência e sustentabilidade no setor de saneamento ambiental. Serão abordados desafios e oportunidades, bem como cases de sucesso de transformação digital no setor, para inspirar novas soluções e práticas. A mesa redonda também explorará questões éticas e regulatórias relevantes para o uso da tecnologia no saneamento ambiental. / Apresentação de ferramentas aplicadas no setor de saneamento básico como por exemplo georeferencimento,atendimento a clientes, Iot, automação de processos, entre outros.
15h30 - 16h00 Intervalo
16h00 - 16h40 TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS
16h40 - 17h00 PAINEL
Reciclagem de resíduos sólidos - triagem manual e mecanizada, cenário atual e o que há para superar


Objetivo: A triagem dos resíduos sólidos têm um papel importante no processo de reciclagem dos resíduos assegurando que os mesmos sejam reutilizados ou transformados em novos materiais. Com o compromisso de ampliar a coleta seletiva no município de São Paulo foram desenvolvidas centrais mecanizada de triagem de resíduos recicláveis, no entanto, a triagem manual ainda ocorre, no âmbito das cooperativas de catadores. Neste contexto, será apresentado o cenário atual, as perspectivas futuras para o setor e o que há para superar.
PAINEL
Indicadores de melhoria na qualidade de vida da população nos municípios


Objetivo: Demonstrar indicadores de qualidade de vida da população em regiões/municipios com atendimento universalizado comparando-se com outros em situações com serviços de baixa eficiência
MOMENTO CORPORATIVO
Saint - Gobain Canalização Ltda.
MOMENTO CORPORATIVO
Bentley Systems Brasil Ltda.
17h00 - 17h20 MOMENTO CORPORATIVO
Vogelsang Brasil Ltda. - Xylem Brasil Soluções para Água Ltda.
MOMENTO CORPORATIVO
Swan Instrumentos Analíticos do Brasil Ltda.
17h20 - 17h40 MOMENTO CORPORATIVO
S3 - Tecnologia, Engenharia e Saneamento S.A
MOMENTO CORPORATIVO
Veolia
d>
  Cantareira 2 Cantareira 3 Cantareira 4 Cantareira 5
9h00 - 10h40 TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS
10h40 - 11h00 Coffee break
11h00 - 12h30 MESA REDONDA
Métodos inovadores visando a redução de perdas nos sistemas de abastecimento público de água


Objetivo: Apresentação de cases bem sucedidos em municipios referência para a gestão de perdas.
MESA REDONDA
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para prestadores de serviços públicos de saneamento nas pós-graduações


Objetivo: Há um elevado potencial de interdisciplinaridade, a partir da engenharia de saneamento básico, direito e economia, dialogando com políticas públicas e regulação. Os temas objeto do Marco Legal do Saneamento, promoveram um diálogo um salto na abordagem dos serviços públicos, contemplando acesso de cidadãos em elevada vulnerabilidade social. Quais os avanços da academia e os projetos para a formação de pesquisadores e profissionais para o novo contexto dos serviços de saneamento?
MESA REDONDA
Avanços do saneamento ambiental após o novo marco legal


Objetivo: Discutir e apresentar as melhorias e deficiências na prestação do serviço de saneamento básico após o novo marco regulatório apresentando experiências de empresas estatais e privadas.
MESA REDONDA
Como mitigar os riscos da tríplice crise planetária


Objetivo: O mundo enfrenta uma tripla crise planetária, que inclui a disrupção climática, a perda de biodiversidade e o aumento da poluição. Somadas à ameaça à saúde pública e às cadeias de suprimentos globais advindas da pandemia. Nossos países enfrentam enormes desafios para resolver essas crises e proteger seus povos, principalmente os mais vulneráveis, adotando mudanças de paradigmas e o multilateralismo. Ações catalisadoras como à aprovação da resolução da Assembleia Geral, a diretora do PNUMA apontou para um decreto semelhante de 2010 que reconhecia o direito ao saneamento e à água limpa. Isso, disse ela, estimulou países em todo o mundo a acrescentar proteções à água potável a suas constituições. A resolução desencadeará ações ambientais e fornecerá as salvaguardas necessárias às pessoas em todo o mundo. Ela ajudará as pessoas a defender seu direito de respirar ar puro, de acessar água segura e suficiente, alimentos saudáveis, ecossistemas saudáveis e ambientes não tóxicos para viver, trabalhar, estudar e brincar.
12h30 - 14h00 Intervalo para almoço
14h00 - 16h00 TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS
16h00 - 16h20 PAINEL
Panorama sobre a inovação no setor de saneamento no Brasil: percepções de especialistas e sanitaristas


Objetivo: Discutir e repercutir os resultados do estudo realizado sobre a percepção das prioridades de inovação para o setor de saneamento, principalmente o grau de criticidade de cada demanda de inovação, para os próximos anos.
O estudo foi uma iniciativa do Fórum de Gestão do Conhecimento e Inovação em Saneamento, composto por representantes de equipes de inovação de empresas públicas, privadas e de economia mista de saneamento, bem como membros de associações do setor, coordenadas pela Diretoria de Relações com o Setor de Saneamento da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.
PAINEL
A estratégia do estado de São Paulo para a gestão dos recursos hídricos e para a universalização do saneamento


MOMENTO CORPORATIVO
Netzsch do Brasil Indústria e Comércio Ltda.
MOMENTO CORPORATIVO
Pieralisi do Brasil Ltda.
16h20 - 16h40 MOMENTO CORPORATIVO
Aerzen do Brasil Ltda.
MOMENTO CORPORATIVO
Vogelsang Brasil Ltda.
16h40 - 17h00 MOMENTO CORPORATIVO
Novus Produtos Eletrônicos Ltda.
MOMENTO CORPORATIVO
B & F Dias Indústria e Comércio Ltda.
  Cantareira 2 Cantareira 3 Cantareira 4 Cantareira 5
9h00 - 10h40 TT - JOVEM PROFISSIONAL TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS TRABALHOS TÉCNICOS
10h40 - 11h00 Coffee break
11h00 - 12h30 MESA REDONDA
Serviços públicos universalizados por uma regulação social aplicável ao Novo Marco do Saneamento no Brasil - Referências da Comunidade Europeia, América Latina e BRICs


Objetivo: Numa abordagem internacional, quais as soluções para as demandas de modernização das políticas públicas sociais de saneamento básico para contemplar o direito social, teoria social econômica visando universalização em áreas de pobreza de forma a contemplar programas sociais, políticas de investimentos e manutenção dos serviços públicos no longo prazo.
MESA REDONDA
Eficiência e desenvolvimento operacional em empresas de serviços de infraestrutura


Objetivo: Discussão sobre o futuro das empresas de utilities.
MESA REDONDA
Ações frente aos futuros desafios da reestruturação do setor de saneamento básico no Brasil


Objetivo: A Reestruturação do setor de saneamento e Regulação deve considerar questões fundamentais de interesse público como a atração de capital, política de subsídios, a definição das barreiras de entrada, diferentes modalidades de contratação no marco temos por objetivo trazer não apenas essas questões, mas os bons casos de referência para o setor de saneamento, incluindo modelagens contratuais.
MESA REDONDA
Reaproveitamento de águas cinzas, uso sustentável em áreas urbanas e rurais


Objetivo: Troca de conhecimento dos estudos desenvolvidos pelas universidades, centros de pesquisas, além de novas normas da ABNT. A norma determina que esse tipo de esgoto de origem doméstica deve ser reutilizado para fins em que não haja exigência de água potável, desde que seja sanitariamente segura.Incentivo ao desenvolvimento e instalações de novas tecnologias, ainda resulta em economia de água potável, economia de energia elétrica e menor produção de esgoto sanitário nas edificações de acordo com norma da ABNT 16783/2020 - fontes alternativas. O tema abordado vem de encontro ao atendimento dos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
12h30 - 14h00 Intervalo para almoço
14h00 - 15h00 TT - JOVEM PROFISSIONAL TRABALHOS TÉCNICO TRABALHOS TÉCNICO TRABALHOS TÉCNICO
15h00 - 15h40 TRABALHOS TÉCNICOS
15h40 - 16h00 PAINEL
Avaliação de parâmetros ESG: insights sobre a visão dos financiadores para as empresas de saneamento


Objetivo: Apresentar os mais recentes mecanismos de governança e impulsionamento de práticas ESG é um desafio considerando os diferentes patamares que se encontram as empresas no tema e a diversidade de metodologias de avaliação concorrentes nessa arena.
PAINEL
Tópicos sobre o uso do concreto para saneamento


Objetivo: Esclarecer a respeito da utilização dos tipos de cimento usados no concreto e suas consequências e forma de controle.
MOMENTO CORPORATIVO
Engeper Ambiental e Perfuração
MOMENTO CORPORATIVO
Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo
16h00 - 16h20 MOMENTO CORPORATIVO
Bentley Systems Brasil Ltda.
16h20 - 16h40 MOMENTO CORPORATIVO
ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos
17h00 - 18h30 ENCERRAMENTO DO ENCONTRO TÉCNICO AESABESP 2023

Grade preliminar sujeita a alterações

Empresas participantes do Momento Corporativo

Compartilhar:

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Patrocínio - Cota Divulgação

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria