- 03/10 | Terça-feira
- 04/10 | Quarta-feira
- 05/10 | Quinta-feira
14h00 – Assinatura do Termo de Compromisso para Compensação de Carbono Gerado na FENASAN e Encontro Técnico
Local: Estande AESabesp
14h30 – Lançamento Selo Sustentável para as empresas Expositoras
Local: Estande AESabesp
16h00 – Lançamento ENASAN – Escola Nacional de Saneamento e Instituto Água
Local: Estande AESabesp
17h30 – Pobreza Menstrual: uma causa sanitária e de saúde! Campanha da AESAbesp, Pieralisi e da sociedade brasileira
Local: Estande AESabesp
A Associação dos Engenheiros da Sabesp e a Pieralisi do Brasil se uniram em um projeto social contra a pobreza menstrual. Esta parceria será firmada no próximo dia 03/10, às 17h30, durante o 34º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e Fenasan 2023 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, no estande da associação na feira.
As entidades firmarão um acordo de cooperação para a distribuição de absorventes e/ou coletores a mulheres em situação de vulnerabilidade.
14h00 – 15h00 – Divulgação do livro Políticas Públicas e Gestão de Territórios – Prof. Eduardo Meireles
Local: Estande AESabesp
A obra “Políticas Públicas e Gestão de Territórios” destaca-se por abordar profundamente as nuances das políticas públicas tanto sob uma ótica tradicional quanto por meio do olhar regional em Minas Gerais. Este livro, organizado pelos professores Eduardo Meireles e Vinicius dos Santos Sguerri, oferece uma perspectiva multitemática e singular sobre o desenvolvimento regional e meio ambiente. Inspirado nos conteúdos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade do Estado de Minas Gerais (PPGDRMA/UEMG/Passos), cada capítulo da obra propõe uma reflexão crítica e sugestões sobre como as políticas públicas podem atender às demandas da sociedade.
O livro é dividido em 15 capítulos, abordando tópicos variados, desde a importância dos consórcios públicos na gestão de resíduos sólidos até a expansão urbana e suas implicações. Ele destaca temas cruciais como mobilidade urbana, violência doméstica durante a pandemia, políticas públicas externas para o turismo sustentável, entre outros. Uma obra essencial para aqueles ligados ao poder público e cidadãos que buscam compreender e contribuir para o desenvolvimento do tecido social brasileiro. Seguindo assim a perspectiva de Milton Santos “O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir”.
15h00 – 16h15 – PALESTRA: MUSEU ÁGUA UM CASO EXITOSO: Principais etapas para criar um museu
Local: Estande AESabesp
Apresentar as principais etapas necessárias para criação de um museu com base no processo vivenciado pela AESABESP ao criar o Museu Água, destacando os principais aspectos históricos, legais e financeiros. Estande AESabesp
14h00 – 15h00 – A PALESTRA “ESG NO SETOR DE SANEAMENTO: O QUE PRECISAMOS SABER?”
Local: Estande AESabesp
Palestrante: Sônia Maria Viggiani Coutinho – Instituto Siades
A palestra irá focar no que é preciso saber para começar, respondendo 04 questões:
- Quando surgiu o tema e como está sendo internalizado nas regulações nacionais gerais e do setor de saneamento?
- Por que as empresas ligadas ao saneamento devem considerá-lo?
- Quais os principais desafios e oportunidades ESG do setor de saneamento ?
- Por onde começar?
16h00 – 17h00 Pavimento Sustentável
Local: Estande AESabesp
Resumo do livro PAVIMENTO SUJSTENTÁVEL: Este livro é uma valiosa contribuição aos técnicos, engenheiros, professores e alunos do curso de engenharia civil e para a infraestrutura de transportes nacional. Aborda o reaproveitamento dos resíduos sólidos provenientes da construção e demolição, além do material resultante da fresagem de pavimentos, na construção e restauração de pavimentos asfálticos, com apresentação de diversas obras urbanas e rodoviárias, inclusive em vias com grande volume de tráfego.
Programação e palestrantes sujeitos a alterações