A integração dos serviços de drenagem urbana aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário será tema de debate no 37º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2026. A discussão ocorrerá no dia 22 de outubro, das 14h às 15h30, na Sala Cantareira 4, e reunirá representantes do governo estadual, da Prefeitura de São Paulo, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (Fabhat).
Com o tema central “AESabesp 40 anos: conectando pessoas, conhecimento e inovação pelo saneamento”, o maior evento de saneamento ambiental das Américas, será realizado de 20 a 22 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), o encontro reúne profissionais, pesquisadores e estudantes para compartilhar conhecimento e discutir os desafios e as perspectivas do setor.
A mesa-redonda “O futuro dos serviços de drenagem urbana integrados aos serviços de água e esgoto e sua regulamentação” abordará como estados, municípios, concessionárias e agências reguladoras estão se preparando para integrar os serviços de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas (DMAPU) aos demais componentes do saneamento.
O debate ganha relevância diante dos avanços regulatórios relacionados à drenagem urbana, incluindo a Norma de Referência nº 12 da ANA e iniciativas legislativas no estado de São Paulo. A proposta é discutir os próximos passos para a integração desses serviços e os caminhos para ampliar a atuação do saneamento para além do abastecimento de água e do esgotamento sanitário.
A mesa é coordenada por Luciomar Santos Werneck, coordenador de Relações Institucionais da AESabesp, e contará com a participação de Natalia Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil); Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo (Siurb); Silvano Costa, superintendente de Regulação de Saneamento Básico da ANA; e Helio Suleiman, diretor-presidente da Fabhat.
AESabesp como espaço de conexão e conhecimento

Luciomar Werneck destaca a criação do Encontro Técnico AESabesp e da Fenasan como marco na trajetória da entidade. Ele lembra que a AESabesp nasceu com o propósito de promover o desenvolvimento do corpo técnico da empresa de saneamento do estado de São Paulo e, com apenas três anos de existência, criou os dois eventos, hoje entre os maiores do setor nas Américas.
“Ao longo desses anos, muitos produtos foram desenvolvidos para essa capacitação, porém hoje, não apenas do corpo técnico da Sabesp, mas de todas as empresas de saneamento, operadoras, prestadoras de serviços e terceiro setor”, destaca Luciomar.
O coordenador ressalta que os eventos promovem a disseminação do conhecimento por meio de palestras, apresentação de cases e troca de experiências. Ao longo dos anos, profissionais de destaque contribuíram para o setor, enquanto congressistas de diferentes regiões do país ampliaram suas conexões. A participação de mais de 450 expositores de várias partes do mundo, com tecnologias e inovações, também integra essa trajetória.
Essa contribuição está alinhada ao tema escolhido para celebrar os 40 anos da AESabesp: “AESabesp 40 anos: conectando pessoas, conhecimento e inovação pelo saneamento”.
Luciomar também observa que a evolução da legislação do saneamento nos últimos 20 anos, com maior segurança jurídica para a atração de investimentos, contribuiu para o crescimento da Fenasan, impulsionada pelas novas concessões e pela participação crescente de diferentes atores do setor. “O Encontro Técnico e Fenasan não param de crescer e a AESabesp se torna um grande ‘hub de conhecimento do saneamento’”, afirma.
Ele aponta, ainda, a necessidade de ampliar as discussões para além dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, incorporando os outros pilares do saneamento: resíduos sólidos e drenagem urbana. Nesse contexto, a AESabesp vem incluindo esses temas na programação de seus eventos, acompanhando as novas decisões e diretrizes do setor.
Um exemplo é a mesa-redonda “O futuro dos serviços de drenagem urbana integrados aos serviços de água e esgoto e sua regulamentação”, que aborda um tema tratado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) na Norma de Referência nº 12 (NR 12) e também contemplado em legislação do estado de São Paulo.
Para Luciomar, a discussão está alinhada ao tema central do Encontro Técnico por ampliar o conhecimento, abrir oportunidades para a inovação e conectar novos atores do saneamento.
Serviço
O quê: 37º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2026
Mesa-redonda 16: “O futuro dos serviços de drenagem urbana integrados aos serviços de água e esgoto e sua regulamentação”
Quando: 22 de outubro, quinta-feira, das 14h às 15h30
Onde: Sala Cantareira 4, Expo Center Norte, São Paulo
Evento: De 20 a 22 de outubro de 2026, nos pavilhões Verde e Vermelho do Expo Center Norte
Visitação à feira: Gratuita
Programação e credenciamento: www.fenasan.com.br





