Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 bate novos recordes e mostra a força do setor de saneamento ambiental brasileiro na globalização do desenvolvimento sustentável

O maior evento de saneamento da América Latina foi ainda maior nesta edição. Durante os dias 3, 4 e 5 de outubro, foram recebidos mais 21 mil participantes, 280 expositores e 1.500 congressistas. A edição histórica destacou a importância das parcerias e da sinergia com o setor de resíduos para o Brasil avançar rumo às metas para a universalização do saneamento e marca a tendência de crescimento para 2024.  

Compartilhar:

Com novos recordes de público, expositores e apresentações nacionais e internacionais, o 34º Encontro Técnico AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2023, realizados pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, entre os dias 3 e 5 de outubro, simultaneamente à Waste Expo Brasil, feira de resíduos sólidos, no Expo Center Norte, em São Paulo, foi um importante espaço de discussão e troca de experiências sobre o saneamento ambiental e sua importância na globalização do desenvolvimento sustentável.

O maior evento de saneamento ambiental da América Latina, uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp-AESabesp, com co-coordenação da Associação dos Especialistas em Saneamento – AESAN, foi maior ainda nesta edição. A Fenasan teve 280 empresas expositoras do Brasil e de outros países e reuniu mais de 21 mil visitantes, entre profissionais, especialistas do setor e estudantes. E o Encontro Técnico recebeu 1.500 congressistas; 250 trabalhos técnicos; 12 mesas redondas e seis painéis.

Durante a cerimônia de encerramento, realizada nesta quinta-feira (5), os organizadores destacaram os números significativos desta edição e comunicaram que já foram iniciados os trabalhos em prol da expansão da feira para ocupar mais um pavilhão, além do aumento de vagas para as inscrições de trabalhos técnicos, painéis e rodadas de negócios em 2024.

Luciomar Werneck, presidente da AESabesp, destacou que o propósito da entidade para esta 34ª edição foi cumprido com louvor em todos os níveis do evento. “Estou tão feliz que é difícil expressar tudo o que representa esta conquista para nós, da AESabesp, por ter conseguido cumprir com o que almejamos nesses três dias de congresso e exposição. É muita emoção para compartilhar com vocês, tamanha foi a representatividade deste evento tanto em número de exposição quanto de qualidade das temáticas que foram abordadas e dos especialistas presentes”, expressou.

Luciomar lembrou do desafio que lançou a toda a diretoria quando assumiu a gestão 2022-24: transformar a Fenasan numa grande feira, ocupando todos os pavilhões do Expo Center Norte. “Não chegamos lá ainda, mas já vamos partir para dois pavilhões no ano que vem”, anunciou.

Ele agradeceu a participação de todos os colegas, parceiros e expositores pelo sucesso deste ano. “Fizemos o maior evento de saneamento da América Latina ser ainda maior, através da parceria que tivemos com a Waste Expo Brasil, no segmento de resíduos. Acredito no poder associativo da AESabesp e já estamos firmando novas parcerias que vão nos possibilitar aumentar também o congresso. É um compromisso que vamos trabalhar para concretizar em 2024. Acreditamos no poder do saneamento ambiental e agradeço a todos que, junto com a AESabesp, fizeram o maior evento que já vimos até hoje”, declarou o presidente da associação.

Recordes significativos

Destacando os recordes desta edição, Helieder Zanelli, diretor de Inovações da AESabesp, observou o aumento da participação internacional, com empresas da China e do Canadá, visitantes vindos da Alemanha, Colômbia, Peru, Vietnã, Portugal, entre outros países, além de colegas do setor que representam as mais diversas companhias de saneamento do Brasil. “São números que traduzem a grandeza deste evento e este ano foi ainda maior ao acontecer com visitação integrada à Waste Expo Brasil. O 34º Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan 2023 representam um polo de inovação e integração de tecnologia, e faz com que seja o grande encontro do saneamento na América Latina”, destacou.

O executivo deu a excelente notícia de que a Fenasan 2024 já está toda vendida. “Mas, não vamos medir esforços para conseguir aumentar o espaço da feira ano que vem e contemplar todos os interessados em expor seus produtos e serviços. Nossa intenção é duplicar a feira diante do seu grande sucesso registrado em 2023”, salientou.

Helieder Zanelli também celebrou que além dos números, esta edição bateu recordes de grandes encontros, confraternizações, abraços, sorrisos e fortalecimento das amizades que o saneamento proporciona. “Parabéns a todos e todas por esta excelente realização e até 2024, sempre trabalhando pelo saneamento, saúde, qualidade de vida das pessoas e do planeta!”, pronunciou.

Ciclo bem-sucedido

O diretor técnico da AESabesp, Agostinho Geraldes, demonstrou sua satisfação e emoção em participar deste momento histórico do 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023. “É com muito orgulho que estamos aqui, para encerrar esse ciclo tão bem-sucedido em 2023. Não foi fácil. É um momento de comemorar, parabenizar e agradecer”, disse, fazendo referências a todos o empenho da comissão que trabalhou para realizar esta edição. “São mais de 50 integrantes nesta comissão, temos voluntários, funcionários, contratados, uma gama de profissionais que realizaram com o maior nível de qualidade este 34º Encontro Técnico, que tem a finalidade de integrar e trocar conhecimentos de todos os profissionais do setor no Brasil e no mundo, pois tivemos uma significativa participação internacional nesses três dias”, pontuou.

Ele mencionou os três pilares fundamentais que compõem o evento: as mesas redondas e seus painéis, que contam com os expoentes neste segmento, com a participação de autoridades públicas, os gestores de companhias de saneamento públicas e privadas, diretores, presidentes, toda a cadeia de fornecedores, os prestadores de serviços, e, principalmente, a academia, passando por diversos temas, como discussão de políticas públicas, saúde, saneamento, trabalhando para o futuro do setor, a pauta ESG, a agenda ODS, tecnologia e inovação. “Tudo foi preparado para abrilhantar as discussões e todos os campos foram preenchidos, com salas cheias, e grande interatividade entre os participantes. Agradeço a todos os palestrantes nacionais e internacionais e aos coordenadores que compuseram e colaboraram com essas programações”, citou.

Sobre os trabalhos técnicos, Agostinho Geraldes, destacou com menção ao presidente Luciomar Werneck: “batemos o recorde novamente. As salas estão pequenas! Precisamos dobrar o tamanho do nosso encontro técnico. O desafio para 2024 é ampliar o espaço!”, comentou, agradecendo ao apoio das companhias de prestação de serviços de saneamento de todo o Brasil.

O diretor técnico da AESabesp também informou que dos quase 400 trabalhos técnicos submetidos, o evento apresentou 190 pôster e 92 apresentações orais. “Não tivemos grade para a apresentação de todos os trabalhos, mas ano que vem vamos ter”, comentou já lançando o desafio para toda a comissão técnica da AESabesp. “Este ano temos mais novidades. Dos trabalhos inscritos, três foram premiados”, compartilhou com o público presente, destacando as premiações dos Jovens Profissionais do Saneamento. “Eles são o futuro do saneamento, por isso atuamos para perpetuar esse reconhecimento, pois, sem dúvidas, a partir deles sairão os expoentes desse segmento futuramente”.

Outra novidade destacada por Agostinho foi o lançamento da ENASAN – Escola Nacional de Saneamento, em parceria com o setor acadêmico, visando difundir cada vez mais a capacitação técnica para os profissionais do setor.  

Eventos paralelos 

Entre os principais acontecimentos desta edição e a relevância de cada um para agregar mais valor e conhecimento aos profissionais do setor e de todos os players que movimentam esse mercado, destacam-se:

Campanha contra a Pobreza Menstrual

A Associação dos Engenheiros da Sabesp e a Pieralisi do Brasil se uniram em um projeto social contra a pobreza menstrual. Esta parceria foi firmada no dia 3 de outubro, no estande da AESabesp. A iniciativa visa à distribuição de absorventes e/ou coletores a mulheres em situação de vulnerabilidade, uma campanha sanitária, de saúde e de educação.

Instituto Água e Escola Nacional de Saneamento

No dia 3 de outubro, foram apresentadas, no estande da AESabesp na feira, duas iniciativas: o Instituto Água e a ENASAN – Escola Nacional de Saneamento. O Instituto desenvolverá atividades socioambientais e educativas e a ENASAN será um centro de capacitação e qualificação em temas como em temas da Engenharia, meio ambiente e sustentabilidade. 

Museu Água

O Museu Água, que a AESabesp construirá em São Paulo, teve estande na Fenasan com atividades socioambientais e recebeu empresas e pessoas interessadas em apoiar a iniciativa que ampliará o diálogo sobre água e meio ambiente à sociedade brasileira.

Confira o álbum de fotos do evento

Leia também: 

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: veja como foi o primeiro dia 

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: veja como foi o segundo dia do evento

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: veja como foi o terceiro dia do evento

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria