Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

34° Encontro Técnico AESabesp: em edição de recordes, 250 trabalhos são apresentados   

Cetrel e Engeper foram algumas das empresas que apresentaram projetos durante o maior evento de saneamento ambiental da América Latina.

Compartilhar:

Os trabalhos técnicos foram recordes nesta 34º edição do Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), realizado juntamente com a Fenasan 2023 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Dos quase 400 trabalhos técnicos submetidos, foram selecionados 158 trabalhos posters e 92 trabalhos para apresentação oral. Destes, oito trabalhos concorreram ao Prêmio Jovem Profissional. 

No último dia do evento, os autores dos trabalhos técnicos trouxeram cases e novos projetos que reúnem práticas, metodologias, tecnologias e soluções para o desenvolvimento do saneamento e do meio ambiente. 

A Cetrel, empresa especializada em soluções ambientais para tratamento de água, efluentes e incineração de resíduos, apresentou três projetos no evento. José Gilson Santos Fernandes, químico sênior da empresa, trouxe um case sobre “Avaliação de Tratabilidade do Cianeto em Lodos Ativados e sua Toxicidade – Uso da Respirometria no Tratamento de Efluentes Industriais”. Maiza Ferreira Santos, coordenadora de Novos Negócios, apresentou o trabalho “Aumento da Eficiência Energética no Processo de Lodos Ativados – a Experiência da Cetrel”. Por fim, Mariana Ferreira dos Santos, química plena, foi destaque com o case “Ganho de Sustentabilidade na Incineração de Resíduos Sólidos – Case Cetrel”.

“Os trabalhos apresentados reforçam a expertise da Cetrel em soluções ambientais, como tratamento de água a efluentes e incineração de resíduos. A Fenasan reúne especialistas e profissionais, como engenheiros, químicos, biólogos, pesquisadores, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental, e é super importante para a nossa equipe apresentar esses trabalhos para um público tão qualificado”, destaca Eduardo Fontoura, gerente de Relações Institucionais da Cetrel.

A Engeper também teve um case apresentado no último dia do evento pela diretora de Novos Negócios da empresa, Lorena Zapata, que comemora o resultado. “Foi a nossa primeira participação no Encontro Técnico. A oportunidade é única para atingir mais pessoas, com uma ideia inovadora que é a eletrodiálise reversa para as empresas utilizarem a tecnologia”, diz. “Antes de pensar em CAPEX e OPEX, devemos lembrar que a água é uma questão humanitária. Nossa empresa quer que esse bem, esse recurso, possa chegar a todas as pessoas”, afirma a diretora.

Segundo dia de apresentações de trabalhos

Trabalhos técnicos – Oral

Ailton Cesar Teles de Barros, SAEG (Serviço de Água e Esgoto de Guaratinguetá) – Avaliação do custo financeiro de energia elétrica em subsistema de abastecimento de água em Guaratinguetá objetivando propor alternativas para a redução do consumo em horário de pico – “A apresentação veio num momento oportuno que o profissional tem para expor os cases da localidade e interagir com o público que tem cenário semelhante e não sabe como solucionar a questão. A gente vem para um evento desse porte para expor e poder abrir o leque com as entidades similares para poder aplicar as soluções. Nosso case embora seja municipal é pertinente participar de um evento dessa envergadura, tenho colegas e ex-colegas de trabalho que estão aqui também, podermos trocar experiências e fortalecer o networking. É o terceiro ano consecutivo que participo e apresento um trabalho no Encontro Técnico AESabesp/Fenasan, inclusive, o projeto que apresentei em 2021 está sendo implantado neste ano”.

Linecker Kurebayashi Pimentel, Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) – Avaliação da implantação de tecnologia Lora para telemetria de pontos críticos em sistemas de distribuição de água – “É a primeira vez que faço uma apresentação no Encontro Técnico AESabesp, foi uma experiência muito boa e com troca de conhecimentos. Fui abordado por muitas pessoas para conversar sobre a aplicação da tecnologia em outras empresas do saneamento”.

Cristina Santos e Raphaela Rangel da Silva Araujo, Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) – Implantação e verificação do Método 9218b (Apha, 2017) – Esporos de bactérias aeróbias para controle de qualidade da água – “A experiência foi boa para apresentar, explicar e compartilhar o projeto e a troca de experiência. As pessoas têm interesse nas novidades e nas novas práticas para desenvolver o seu trabalho”.

Igor Medeiros da Silva, regulador da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico) – Revisão de norma sobre procedimentos de aplicação de penalidades aos usuários dos serviços de água e esgoto – “É a primeira vez que participo do Encontro Técnico, acho importante a oportunidade de poder mostrar o nosso trabalho como agência reguladora com aplicação de penalidade aos usuários. É importante trocar conhecimento e aumentar o nosso networking. Oportunidades como esse Congresso devem estar sempre sendo criadas para fazer essa interação para os prestadores de serviços, reguladores e fornecedores. Parabéns à organização do evento, parabéns à Sabesp, que é uma companhia de alto gabarito e excelência. A Adasa agradece pela oportunidade de poder participar do evento”.

Sessão pôster

Simone Bittencourt, Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) – Uso de biossólidos no brasil, perspectiva Pós Resolução Conama 498/2020 – “A apresentação do trabalho pôster foi uma oportunidade para mostrar o que estamos fazendo em relação ao uso de biossólidos em solos, que é uma forma de destino sustentável e que atende vários ODS, mas está pouco difundida no Brasil. A apresentação do trabalho no evento ajuda a divulgar para outras companhias e estados essa forma sustentável de destinação”.

Jenifer Silva, Matheus Mozart e Juliana Fernandes Machado Calmon de Jesus, SEMAE (Serviço Municipal de Águas e Esgotos de Mogi das Cruzes) – Monitoramento do Rio Jundiaí, afluente do Rio Tietê, em Mogi das Cruzes/SP – “O Congresso está muito rico, foi muito importante apresentarmos o nosso projeto, gostamos muito da qualidade dos trabalhos de pôster e dos trabalhos técnicos”.

Primeiro dia de trabalhos técnicos

Confira a seguir os títulos e o que cada um deles achou da experiência.

Reflexões sobre a contratação de projetos de saneamento básico na metodologia BIM – estudo de caso de aplicação em SAA – Fabio Yugo Fujii e Rubens Francisco dos Santos (Sabesp)

“Palestrei em nome do programa BIM Sabesp, falando sobre um estudo de caso, em parceria com a Gerência de Projetos do Interior e Litoral Norte, sobre o uso de BIM para projetos. Foi uma oportunidade muito boa para mostrar o trabalho que vem sendo feito e despertar o interesse das pessoas em participarem de mais iniciativas conosco. O programa está numa fase importante de expandir, disseminar as práticas desenvolvidas com as unidades que contratam projetos e que também com equipes que elaboram projetos internamente. Esse foi o principal motivo para apresentar o projeto e foi muito oportuno ter aceito no 34° Encontro Técnico AESabesp/Fenasan”. – Fábio Yugo Fugii

Metodologia inovadora para extração de desenhos em projetos de saneamentos elaborado em BIM – Beatriz Marques Rollim

“É um grande prazer apresentar o trabalho no 34° Encontro Técnico AESabesp/Fenasan, evento que prestigio todos os anos e que tem uma organização excelente, um corpo técnico excelente com trocas muito úteis. Apresentei um trabalho sobre BIM no saneamento, que é um tema super em alta e compartilhei conhecimento com os colegas da parte de extração de desenhos e projetos que são feitos em BIM antes de irem para os canteiros de obras, como que a gente pode avançar no uso da tecnologia e metodologia BIM para ter bons resultados com as obras que serão implantadas”.

Estudo do comportamento da salinidade nas águas do Rio Itapanhaú e no lençol freático da região ocupada por restinga – Klauss Wagner Dardin

“É a minha primeira experiência, nunca tinha apresentado um trabalho técnico aqui no Encontro Técnico AESabesp/Fenasan. Acho que é muito enriquecedor ter isso a disposição, especialmente de ter essa oportunidade de apresentar trabalhos técnicos na AESabesp, de estar na Fenasan e ter essa troca com pessoas do meio. Creio que devo continuar, o incentivo deve ser sempre maior e espero estar aqui no ano que vem e nos próximos anos apresentando outros trabalhos e desenvolvendo mais a mim quanto a própria companhia”.

Os outros projetos apresentados foram:

  • Agilidade em contratações públicas – Marina De Moura Campos
  • Análise dos prestadores de serviços de saneamento básico quanto a iniciativas relativas à mudança do clima com foco em riscos físicos e de transição – Laís Alves Souza
  • Sistema de controle e medição de parâmetros operacionais em estações elevatórias de esgoto – Rafael Francis Leite
  • Aplicação de tecnologias de marcação para localizar tubulações plásticas de redes de distribuição de água – Allan Saddi Arnesen
  • Estudo gravimétrico dos resíduos sólidos domiciliares, rejeitos de triagem das cooperativas e dos resíduos da construção civil oriundos das estações de coleta e pontos de descarte irregulares no município de Santo André – Carlos Fernando Rioli Duarte De Souza

Para mais informações sobre esta edição do 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023, que acontece integrada à Waste Expo Brasil, feira de resíduos sólidos, até quinta (5), acesse fenasan.com.br.

Confira a lista completa dos trabalhos apresentados no site da Fenasan 2023: clique aqui

Para mais notícias sobre a 34ª edição do Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023, acesse aqui.

Confira o álbum de fotos do evento

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria