Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 reúne autoridades federais, estaduais e municipais

A maior realização do setor na América Latina acontecerá na próxima semana, de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte/SP. Entre os convidados estará Leonardo Picciani, Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. Foto/arquivo 33º Encontro Técnico.

Compartilhar:

O 34º Encontro Técnico – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2023 reunirão, em São Paulo, autoridades federais, estaduais e municipais. O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina acontecerá na próxima semana, entre os dias 3 e 5 de outubro, nos Pavilhões Branco e Verde do Expo Center Norte. Entre os convidados ilustres, estará Leonardo Picciani, Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.

Nesta edição, o evento terá visitação integrada à Waste Expo Brasil, feira de resíduos sólidos, que ocorrerá simultaneamente à Fenasan.

Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, esta edição do Encontro Técnico traz como tema central “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”.

Confira as autoridades presentes em cada dia do evento:

03 de outubro, terça-feira

Na mesa redonda “Gestão de emissões de gases de efeito estufa: desafios para o setor de saneamento”, na sala Cantareira 2, às 14h, o moderador será Oswaldo Lucon, assessor em Mudanças Climáticas da Secretaria de Energia, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL).

Por sua vez, a mesa redonda “Os avanços em drenagem e resíduos sólidos nas cidades e perspectivas futuras”, na sala Cantareira 3, às 14h, receberá representantes nacionais e estaduais. A moderadora será Samanta Souza, subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo.

Os palestrantes serão Marcos Monteiro, secretário de Infraestrutura do Município de São Paulo; e Mara Ramos, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

04 de outubro, quarta-feira

Para falar sobre “Avanços do saneamento ambiental após o novo marco legal” em uma mesa redonda na sala Cantareira 4, às 11h, uma das convidadas é Cíntia Leal Marinho de Araújo, superintendente de Regulação de Saneamento Básico da Agência Nacional das Águas (ANA), atuando diretamente na proposição de Normas de Referência para o Setor de Saneamento Básico.

No painel “A estratégia do estado de São Paulo para a gestão dos recursos hídricos e para a universalização do saneamento”, na sala Cantareira 3, às 16h, as palestrantes que representam o poder público são Mara Ramos, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) e Samanta Souza, da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo.

05 de outubro, quinta-feira

Luiz Antonio de Oliveira Junior, Superintendente de Fiscalização Econômico-Financeira e Contábil na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), será o moderador da mesa redonda “Serviços públicos universalizados por uma regulação social aplicável ao Novo Marco do Saneamento no Brasil – Referências da Comunidade Europeia, América Latina e BRICs”, na sala Cantareira 2, às 11h.

Leonardo Picciani, secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades; e Filipe de Mello Sampaio Cunha, diretor da ANA, estarão presentes como palestrantes na mesa redonda “Ações frente aos futuros desafios da reestruturação do setor de saneamento básico no Brasil”, às 11h, na sala Cantareira 4.

A programação completa pode ser acessada neste link: https://fenasan.com.br/programacao/

Vitrine e ponto de encontro 

O 34º Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan 2023 dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. 

A Fenasan e o Encontro Técnico são a principal vitrine do mercado de bens e serviços de saneamento ambiental e o ponto de encontro dos profissionais que atuam para a universalização.

Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

A Fenasan 2023, como polo de negócios e oportunidades de networking, tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental. 

Painéis e Mesas

Com 12 mesas redondas e 6 painéis de discussão, contemplando temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, esta edição do congresso reunirá especialistas e profissionais de elevado nível de conhecimento, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e as mais renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

A programação completa pode ser acessada neste link

Serviço

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”

Quando: de 3 a 5 de outubro de 2023

Onde: 34º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2023 – Expo Center Norte, em São Paulo, capital – Pavilhões Branco e Verde

Visitação às feiras: gratuita

Para mais informações, acesse: https://fenasan.com.br

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria