Prêmio Jovem Profissional
Prêmio Jovem Profissional
Regulamento
A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, no uso de suas atribuições estatutárias, torna público o presente EDITAL DO PRÊMIO JOVEM PROFISSIONAL AESABESP – EDIÇÃO 2026, que estabelece as normas, critérios e condições para participação, submissão, avaliação e premiação de trabalhos técnicos no âmbito do 37º Encontro Técnico / Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e da FENASAN – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente 2026.
1.1 O Prêmio Jovem Profissional AESabesp – JP 2026 será realizado durante o 37º Encontro Técnico, no período de 20 a 22 de outubro de 2026, e corresponde à 13ª edição da premiação.
1.2 O Prêmio tem como finalidade incentivar a produção técnico-científica de jovens profissionais nas áreas de saneamento e meio ambiente, promovendo a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a sustentabilidade.
1.3 A iniciativa está alinhada ao Projeto Ecoeventus®, aos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, aos ODS aplicáveis.
2.1 O Prêmio é organizado pela AESabesp, por meio de sua Diretoria Técnica, com coordenação do Comitê Científico.
2.2 A AESabesp é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, com sede à Rua Treze de Maio, nº 1642, casa 01, Bela Vista, CEP 01327-002, São Paulo – SP.
3.1 Identificar, reconhecer e valorizar jovens profissionais com potencial técnico e científico, proporcionando-lhes a oportunidade de apresentar trabalhos que contribuam para o enfrentamento dos desafios atuais do saneamento e do meio ambiente.
3.2 A AESabesp poderá disponibilizar avaliadores do meio acadêmico e do mercado para emissão de pareceres técnicos, visando ao aprimoramento da qualidade dos trabalhos apresentados.
4.1 Idade: poderão participar candidatos com até 30 (trinta) anos completos até 1º de janeiro de 2026.
4.2 Formação: poderão concorrer estudantes ou profissionais graduados ou pós-graduados, de qualquer área correlata ao saneamento, meio ambiente e geociências.
4.3 Autoria: somente serão aceitos trabalhos de autoria individual, não sendo permitida a submissão com coautoria. O autor poderá submeter mais de um trabalho.
4.4 Temas: os trabalhos deverão enquadrar-se nos temas oficiais do Encontro Técnico AESABESP, disponíveis em: https://www.fenasan.com.br/temas/
4.4.1 Em caso de empate, terão prioridade os trabalhos relacionados aos seguintes temas:
- Desenvolvimento tecnológico e inovação;
- Educação ambiental;
- Energias alternativas e eficiência energética;
- Meio ambiente e mudanças climáticas.
5.1 Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente pelo site www.fenasan.com.br, conforme o Regulamento de Submissão de Trabalhos Técnicos.
5.2 O prazo final para submissão dos trabalhos concorrentes ao Prêmio Jovem Profissional será 02 de junho de 2026.
5.3 A submissão inicial será realizada às cegas, sem identificação do autor.
5.4 Trabalhos que não atenderem às normas de submissão e às disposições deste Edital serão automaticamente desclassificados.
6.1 A seleção ocorrerá em duas etapas:
I – Etapa Escrita: avaliação técnica do trabalho por especialistas indicados pelo Comitê Científico;
II – Etapa Oral: apresentação presencial do trabalho perante banca avaliadora, durante o Encontro Técnico.
6.2 Para concorrer ao Prêmio, o autor deverá, no momento da submissão, manifestar interesse selecionando a opção de participação no Prêmio Jovem Profissional, o que implicará ciência e concordância integral com este Edital.
7.1 A pontuação máxima será de 100 (cem) pontos, sendo:
- até 50 (cinquenta) pontos na etapa escrita;
- até 50 (cinquenta) pontos na etapa oral.
7.2 Os critérios de avaliação da etapa escrita incluem: fundamentação bibliográfica, fundamentação conceitual, desenvolvimento metodológico, organização do trabalho e conclusões.
7.3 Os critérios da etapa oral incluem, além dos itens técnicos: pontualidade, qualidade do material, postura, cumprimento do tempo e clareza da apresentação.
7.4 Será considerado vencedor o trabalho que obtiver a maior pontuação final, resultante da soma das duas etapas.
8.1 A elegibilidade dos trabalhos será comunicada aos autores a partir de 21 de julho de 2026.
8.2 Para concorrer ao Prêmio, o autor deverá estar regularmente inscrito no evento e com a taxa quitada até 20 de agosto de 2026.
8.3 O não pagamento da inscrição implicará desclassificação automática do Prêmio.
uxiliar o vencedor no desenvolvimento do seu perfil profissional. Além disso, poderá desenvolver e implantar o produto do trabalho, adequando-o ao modelo de um projeto, de acordo com o regimento interno da AESabesp e, desta forma, ser incorporado na carteira de projetos da Diretoria de Projetos Socioambientais e Cultural, disponível no site:
http://www.aesabesp.org.br/quemsomos/regimento.html .
Os trabalhos aprovados nas fases (escrita e oral) receberão da AESabesp os seguintes prêmios:
1º trabalho – um troféu e uma bolsa de estudo no valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em instituição escolhida pelo vencedor, que deverá ser utilizada no período máximo de um ano a contar da data da premiação. Caso o premiado escolha cursar MBA – Master of Business Administration, o prazo será extendido por mais12 meses.
2º trabalho – um smartphone e inscrição para o Encontro Técnico na edição de 2026;
3º trabalho – inscrição para o edição de 2026 do Encontro Técnico da AESabesp.
Nota 10: Quaisquer despesas do autor para a participação na edição de 2026 ficarão a cargo do próprio participante. O prêmio é intransferível.
A AESabesp poderá, de acordo com avaliação da Comissão do Encontro Técnico e com a aprovação do autor, utilizar o trabalho para desenvolvê-lo na Diretoria de Projetos Socioambientais e Cultural.
- Submissão dos trabalhos: até 05 de junho de 2026;
- Comunicação de aceite: a partir de 21 de julho de 2026;
- Inclusão dos dados do autor: de 21 a 29 de julho de 2026;
- Prazo final para inscrição no evento: até 20 de agosto de 2026;
- Apresentações orais: conforme grade oficial (em sala específica);
- Divulgação dos horários: até 01 de setembro de 2026.
10.1 Serão premiados os três trabalhos com maior pontuação final:
I – 1º lugar: troféu ouro e bolsa de estudos no valor de R$ 16.000,00, além de mentoria profissional, caso o vencedor faça a opção;
II – 2º lugar: troféu prata, smartphone e inscrição para o Encontro Técnico 2027;
III – 3º lugar: troféu bronze e inscrição para o Encontro Técnico 2027.
10.2 O prêmio é pessoal e intransferível, sendo as despesas de participação no evento de responsabilidade do autor.
11.1 A Comissão Avaliadora terá autonomia plena para deliberar sobre quaisquer questões relativas ao Prêmio, não cabendo recurso de suas decisões.
12.1 Os resultados serão divulgados conforme o cronograma, por meio de comunicação eletrônica aos autores e pelas mídias institucionais da AESabesp.
12.2 Os trabalhos apresentados integrarão os anais do 37º Encontro Técnico da AESabesp.
13.1 Ao se inscreverem, os autores autorizam a divulgação de seus trabalhos e o tratamento de seus dados pessoais para fins institucionais, nos termos da Política de Privacidade da AESabesp, declarando plena ciência e concordância com este Edital.