Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

Fenasan 2023: AESabesp lança Instituto e Escola visando projetos culturais, educativos e profissionalizantes alinhados aos conceitos de ESG e aos ODS 6 e 11 sobre água e saneamento e cidades e comunidades sustentáveis

No primeiro dia do maior evento de saneamento ambiental da América Latina, nesta terça (3), às 16h, serão apresentadas, no estande da Associação na feira, duas iniciativas: o Instituto Água e a ENASAN - Escola Nacional de Saneamento.

Compartilhar:

A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp está estrategicamente estruturando projetos para os objetivos ESG – Environmental, Social and Governance definidos em seu planejamento. Neste sentido, serão lançadas nesta terça-feira, 3 de outubro, às 16h, primeiro dia do 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023, duas iniciativas: o Instituto Água e a ENASAN – Escola Nacional de Saneamento. A apresentação será realizada no estande da AESabesp, realizadora do maior evento de saneamento ambiental da América Latina.

A concepção do Instituto Água integra o Museu Água de São Paulo, iniciativa da entidade que pretende estimular o interesse da população pela história do saneamento e sobre a importância da água e do meio ambiente.

Pensando na curadoria do Museu Água, segundo Ester Feche, diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp e pós-doutoranda do Centro de Síntese Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados – IEA da Universidade de São Paulo (USP), serão desenvolvidos projetos educativos que abranjam temas de interesse do setor de águas e saneamento básico e iniciativas educacionais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), que integram a Agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas.

 “Será criada uma agenda de atividades que mostre a importância da água como elemento fundamental para a vida, que deve ser disponibilizada a todos em qualidade e quantidade adequadas. Também serão organizadas ações que aumentem a percepção de que a água e o saneamento básico estabelecem relações com outras temáticas e fazem parte de sistemas globais complexos, dentre outros projetos que motivem a percepção das causas, dos efeitos e das consequências da escassez de água e da deficiência dos serviços de abastecimento e saneamento básico no Brasil e no mundo e que estimulem nos estudantes a responsabilidade pelo uso sustentável da água; além de projetos em ESG, que promovam a educação, certificação e premiação”, detalha a especialista.

De acordo com Ester Feche, trata-se de um projeto com muitas cabeças pensando juntas em planejamento integrado: Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp e coordenadora do Museu Água; Agostinho Geraldes, diretor Técnico; Olavo Sachs, coordenador da Comissão Organizadora do 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023; Luciomar Santos Werneck, presidente da Associação; e Maria Aparecida Silva de Paula, diretora Social e mentora do Projeto Ecoeventus®, iniciativa sustentável da Fenasan.

ENASAN – Escola Nacional de Saneamento

Em relação à ENASAN, inserida no contexto da Educação e Capacitação especialidade em temas da Engenharia, meio ambiente, sustentabilidade, a diretora da AESabesp explica: “A Escola Nacional de Saneamento vai atuar numa importante frente, a de projetos de capacitação, que abranjam temas de interesse do setor de saneamento básico, recursos hídricos e ESG de fundamentação nas tecnologias da engenharia sanitária para estudantes, profissionais de diferentes atividades da operação especializada do setor de saneamento, com iniciativas educacionais alinhadas a objetivos empresariais técnicos, regulatórios e das áreas de conhecimento e esferas das organizações”.

“Vamos focar no desenvolvimento e ministração de cursos técnicos para engenheiros, lideranças – média e alta gerência – com cursos de curta duração, internacionais, em parcerias com universidades locais e internacionais latu e strictu sensu para aumentar a capacidade do profissional, gerar valor para as atividades técnicas e especialistas da engenharia”, adianta a especialista.

Ainda segundo Ester Feche, “em ambiente público ou privado teremos uma demanda crescente por profissionais qualificados para promover eficiência técnica no setor de saneamento. E vamos qualificar com excelência as pessoas para se tornarem esse profissional que o mercado precisa”, ressalta.

 Serviço

O quê: 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável

– Lançamento: Instituto Água e ENASAN – Escola Nacional de Saneamento

Quando: dia 3 de outubro, 16h – no estande da AESabesp

Onde: Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, capital

Visitação às feiras: gratuita

Para mais informações, acesse aqui.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria