Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: especialistas discutirão os avanços em drenagem e resíduos sólidos nas cidades e perspectivas futuras 

Assunto será destaque em uma das mesas desta terça (3), primeiro dia do evento, com moderação da subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico do Estado de SP, Samanta de Souza. Integrarão o debate o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras do município de SP, Marcos Monteiro; e a superintendente do DAEE, Mara Ramos. A coordenação é de Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp, e do presidente da Associação, Luciomar Santos Werneck.

Compartilhar:

Os avanços em drenagem e resíduos sólidos nas cidades e perspectivas futuras. Este tema tão atual será um dos assuntos de uma mesa redonda durante o 34º Encontro Técnico – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2023. Promovidos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Congresso e a feira formam a maior realização de saneamento ambiental da América Latina e acontecerão de 3 e 5 de outubro, no Expo Center Norte/SP.

O tema em destaque será debatido no primeiro dia do evento, terça-feira (3), das 14h às 15h30, na sala Cantareira 3. 

O saneamento básico contempla os serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais para o abastecimento de água, esgotos sanitários, resíduos sólidos e drenagem urbana. O Marco Legal do Saneamento tratou muito sobre os dois primeiros e pouco sobre drenagem e resíduos sólidos. Portanto, a questão a ser discutida nesta mesa aborda quais os avanços foram alcançados e quais são necessários para patamares de desenvolvimento sanitários que é possível vislumbrar no país.

O debate terá moderação da subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico do Estado de São Paulo, Samanta de Souza. O debate contará com presença do secretário de Infraestrutura Urbana e Obras do município de São Paulo, Prof. Marcos Monteiro. Participa ainda a superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE-SP), Mara Ramos, que contará a experiência que o órgão possui em drenagem ao longo dos mais de 70 anos de existência.  

De acordo com Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp e coordenadora da mesa, juntamente com Luciomar Santos Werneck, presidente da Associação,  discutir drenagem é fundamental ao saneamento e não poderia faltar no 34º Encontro Técnico e Fenasan 2023.

“Quando falamos em saneamento básico, estamos falando sobre serviços fundamentais para a saúde e qualidade de vida da população, que são os serviços de abastecimento de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana”, diz.

“Sabemos que as chuvas escoam pelas ruas, calçadas e galerias de águas pluviais, chegando aos corpos d’água que banham as cidades e que, muitas vezes, carreiam também resíduos urbanos. Todo o manejo dessas águas deve ser bem dimensionado e gerido de forma a não causar inundações que afetam a saúde e a vida das pessoas. Quanto maior a cidade, maior a dificuldade e, consequentemente, maior a importância de cuidar da drenagem urbana”, completa.

Sobre o que esperar desta edição do evento, Viviana Borges destaca: “A cada ano a realização do Encontro Técnico e Fenasan cresce mais e este ano tivemos um crescimento excepcional somado ainda a Waste Expo em uma parceria que se mostra de sucesso. A expectativa é que o público aproveite muito os três dias de realização, adquirindo novos conhecimento, encontre fornecedores experientes muito bons e que soluções sejam encaminhadas como fruto dessa participação”, conclui a executiva.

Vitrine e ponto de encontro 

O congresso e a feira dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. 

A Fenasan e o Encontro Técnico são a principal vitrine do mercado de bens e serviços de saneamento ambiental e o ponto de encontro dos profissionais que atuam para a universalização.

Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

A Fenasan 2023, como polo de negócios e oportunidades de networking, tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental. 

Painéis e Mesas

Com 12 mesas redondas e 6 painéis de discussão, contemplando temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, esta edição do congresso reunirá especialistas e profissionais de elevado nível de conhecimento, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e as mais renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

A programação completa pode ser acessada neste link.

Serviço

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável

Mesa redonda ” Os avanços em drenagem e resíduos sólidos nas cidades e perspectivas futuras”

Quando: dia 3 de outubro, 14h – Sala Cantareira 3

Onde: Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, capital

Visitação às feiras: gratuita

Para mais informações, acesse aqui

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria