Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

34º Encontro Técnico/Fenasan 2023: abordagem internacional mostrará a importância da regulação social para promover serviços públicos universalizados

No dia 5 de outubro, na sala Cantareira 2, uma mesa redonda trará especialistas para dialogar sobre a regulação social aplicável ao Novo Marco do Saneamento no Brasil, com base em referências internacionais. Debate tem coordenação de Ester Feche, diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp.

Compartilhar:

Uma das mesas do 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023, que acontecerá de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte/SP, vai apresentar o tema “Serviços públicos universalizados por uma regulação social aplicável ao Novo Marco do Saneamento no Brasil – Referências da Comunidade Europeia, América Latina e BRICs”. O debate será no último dia, das 11h às 12h30, na sala Cantareira 2.

O maior evento de saneamento ambiental da América Latina é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e nesta edição traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”.

O objetivo desta mesa é compartilhar, por meio de uma abordagem internacional, quais as soluções para as demandas de modernização das políticas públicas sociais de saneamento básico no Brasil com ferramentas para melhor contemplar o direito social e a teoria social econômica, visando universalização em áreas de pobreza, de forma a integrar programas sociais, políticas de investimentos e manutenção dos serviços públicos no longo prazo.

Segundo Ester Feche Guimarães, diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp e coordenadora da mesa, o tema é de grande relevância para os profissionais que atuam no setor de saneamento. “A política pública do setor estabelece diretrizes para que os serviços sejam equacionados e tenham um equilíbrio econômico-financeiro. Nesse sentido, as apresentações abordarão o tema dentro do contexto de referências internacionais comparáveis ao Brasil, que nos permitam avançar na prestação dos serviços de saneamento em territórios onde há desigualdades sociais acentuadas”, salienta.

Ester reforça que o objetivo das palestras é trazer práticas internacionais que possam contribuir para o novo marco regulatório, considerando a regulação social e o atendimento às populações através da política pública. “Para isso, convidamos três referências no assunto: o consultor do Banco Mundial, professor Rui Cunha Marques; o diretor do Banco dos BRICS, Marcos Thadeu Abicalil; e Hugo Oliveira, consultor. Moderados por Luiz Antonio Oliveira, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp), cada um desses especialistas apresentará as melhores práticas adotadas na Comunidade Europeia, nos BRICS e também na América Latina”, informa a coordenadora.

Ester Feche ressalta que sua expectativa é de que as palestras possam trazer contribuições efetivas para que o modelo brasileiro tenha avanços por meio de referências internacionais que venham a contribuir para o saneamento ambiental com soluções no contexto da regulação social em diferentes modelos contratuais e institucionais.

Vitrine e ponto de encontro 

O congresso e a feira dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. 

A Fenasan e o Encontro Técnico são a principal vitrine do mercado de bens e serviços de saneamento ambiental e o ponto de encontro dos profissionais que atuam para a universalização.

Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

A Fenasan 2023, como polo de negócios e oportunidades de networking, tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental. 

Painéis e Mesas

Com 12 mesas redondas e 6 painéis de discussão, contemplando temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, esta edição do congresso reunirá especialistas e profissionais de elevado nível de conhecimento, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e as mais renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

A programação completa pode ser acessada neste link.

Serviço:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” – de 3 a 5 de outubro

Mesa: “Serviços públicos universalizados por uma regulação social aplicável ao Novo Marco do Saneamento no Brasil – Referências da Comunidade Europeia, América Latina e BRICs”

Quando: dia 5 de outubro (quinta-feira), das 11h00 às 12h30 – Sala Cantareira 2

Onde: Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria