Nos dias 21 a 23 de outubro, a Elipse Software apresentará suas soluções para automação em saneamento na Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que será realizada no Expo Center, em São Paulo. Destaque para o Elipse Water, plataforma perfeita para otimizar e tornar mais eficientes pessoas e processos relacionados ao abastecimento de água e esgoto sanitário.
O software oferece uma visão holística e completa de todo o sistema, otimizando a tomada de decisões e a resposta a eventos, podendo ser aplicado junto a qualquer porte de operação, desde pequenos serviços municipais até grandes centros operacionais de concessionárias regionais ou nacionais. Com uma série de objetos nativos de saneamento, o Elipse Water reduz o tempo para criação de telas em até 90%. Em conjunto com estes objetos, a plataforma também permite padronizar os tipos de medida, como vazão, pressão e nível.
Com uma ferramenta gráfica destinada à modelagem de redes hidráulicas, o Elipse Water permite inserir e interligar elementos, como junções, tubulações, reservatórios, tanques, pontos de consumo, bombas, válvulas e definições de DMCs (Distritos de Medição e Controle). A partir deste modelo, a plataforma consegue identificar, de forma padronizada e contextualizada, as características, propriedades e modo como cada componente da rede está conectado e funcionando, permitindo gerar automaticamente telas esquemáticas simplificadas de operação.

Modelador Hidráulico do Elipse Water
O módulo de curvas típicas do Elipse Water identifica o comportamento típico de medidas amostradas, de acordo com o seu histórico e considerando a sazonalidade e o tipo de dia. A correlação dessas medidas com o modelo físico da rede e o histórico das variáveis permite gerar alarmes automáticos de possíveis vazamentos ou grandes perdas de água, auxiliando o operador a tomar decisões mais rápidas e eficazes.

Módulo de Curvas Típicas do Elipse Water
Outro módulo disponibilizado pelo Elipse Water é do balanço hídrico, responsável por automatizar cálculos de indicadores em tempo real e gerar relatórios diários e mensais, tanto a nível de sistema, quanto a nível de DMCs. Este módulo também permite identificar automaticamente DMCs com base nos pontos de medição existentes na rede. Importante salientar que todos estes módulos são disponibilizados via a integração do Elipse Water com o Elipse Plant Manager (EPM), plataforma para transformação digital e gerenciamento de dados em tempo real, que também será apresentado pela empresa na feira.

Módulo Balanço Hídrico
Lançado há cerca de 2 anos, o Elipse Water vem sendo utilizado por grandes empresas do setor no país, como a Aegea, que decidiu investir na solução para melhor controlar sua rede de saneamento no Estado do Rio de Janeiro e demais concessões. Segundo dados levantados junto às próprias concessionárias que utilizam o software, hoje, o Elipse Water já se encontra em operação ou programado para ser usado em 16 estados e pelo menos 1.526 municípios brasileiros, o que corresponde a 27% dos 5.570 municípios do país.
“A escolha pelo Elipse Water, plataforma integradora capaz de unir diferentes ferramentas que foram utilizadas na gestão do COI, com interfaces amigáveis, acessíveis e flexível, provendo escalabilidade num ritmo intenso, mostrou-se acertada, atendendo às nossas expectativas”, afirmou Luiz Couto, Diretor Executivo do Centro de Operações Integradas da Águas do Rio, concessionária do Grupo Aegea.
A Fenasan e o 36º Encontro Técnico da AESabesp formam, juntos, o maior evento de saneamento ambiental das Américas. O tema central desta edição será Saneamento e inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável. A visitação, que será gratuita, é destinada à gestão dos resíduos sólidos, reciclagem, limpeza pública, saneamento urbano e geração de energia sustentável. Juntos, os eventos ampliam as oportunidades de networking e negócios para os mais de 34 mil participantes esperados. A realização é da AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp).