Notícias

Notícias

Controle de perdas de água e capacitação técnica em foco no 36º Encontro Técnico/Fenasan 2025

Aldo Roberto Diniz, diretor de Engenharia da Ardiniz e associado da AESabesp, coordena o painel sobre as perdas em redes de distribuição e a capacitação de colaboradores de forma sistemática e tecnicamente compatível com o desafio a ser enfrentado.

Compartilhar:

As perdas de água em redes de distribuição no Brasil têm ganhado destaque nos projetos das empresas de saneamento. Este será o assunto do painel “Controle de perdas de água e capacitação técnica”, que integra a programação do 36º Encontro Técnico da AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente)/Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente). 

Com o tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”, o maior evento de saneamento ambiental das Américas, promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), acontecerá de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Confira a programação, inscreva-se para o Congresso e faça seu credenciamento gratuito para a feira (acesse aqui).

Sob coordenação de Aldo Roberto Diniz, diretor de Engenharia da Ardiniz e associado da AESabesp, o painel acontecerá no dia 23 de outubro (quinta-feira), das 11h às 12h, na Sala Cantareira 6.

“O tema abre a oportunidade de discutirmos o avanço das perdas de água em função dos investimentos já concretizados, quais as perspectivas futuras. Também é importante analisarmos a questão do esgoto sanitário e do tratamento, com vistas ao impacto nas cidades, especialmente nas comunidades carentes”, salienta Diniz

O coordenador destaca que em época de estiagem nas cidades o tema de controle das perdas e capacitação acaba sendo imprescindível, assim como as tecnologias disponíveis que têm alcançado melhor eficiência em sua aplicação: “É preciso analisar quais os custos em comparação aos benefícios já aferidos no Brasil. Os destaques desta mesa-redonda seguem a direção de análise de conjuntura, apresentação das inovações tecnológicas, nível de capacitação para o setor do saneamento, qualidade dos serviços prestados, custo da água e vazamentos não visíveis”, explica.

Em relação à detecção de vazamentos não visíveis em redes de distribuição, diversas são as opções de mercado relacionadas ao método, mas quase todas dependem do operador de saneamento para definir o local exato do vazamento não visível. Nesta ótica, o painel vai  apresentar algumas opções, que podem vir a somar aos esforços desta empreitada global.

Serviço:

36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”

Painel 8 – “Controle de perdas de água e capacitação técnica”

Dia 23 de outubro (quinta-feira), das 11h – 12h – Sala Cantareira 6

Onde: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP

Acesse o site para mais informações, inscrições para o Encontro Técnico e credenciamento gratuito para visitar a Fenasan www.fenasan.com.br

Imagem: Pixabay 

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Patrocínio Platinum Plus

Patrocínio - Cota Plus

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Standard

Patrocínio - Cota Divulgação

Midia oficial

Parceiros de mídia

Apoio Institucional

Promoção

Há 38 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria

©2025 – Todos direitos reservados
Desenvolvido por