Nesta quarta-feira, 13 de agosto, a Associação dos Engenheiros da Sabesp reuniu cerca de 60 expositores e investidores da Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) para apresentar as novidades do Prêmio AESabesp para Expositores. O número de participantes do encontro online superou as expectativas, registrando crescimento de 50% em relação ao ano passado.
“Registramos o entusiasmo dos expositores em participar e o desejo de serem reconhecidos. Na abertura, Rogério Parente, diretor do Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG), abordou questões de gestão e o selo, promovendo uma rica interação entre os participantes e a coordenação do prêmio”, destaca Maria Aparecida Silva de Paula, coordenadora de Relações Institucionais da AESabesp e idealizadora do Projeto Ecoeventus®, responsável pelo Prêmio AESabesp para Expositores.
A iniciativa integra a programação do 36º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2025, o maior evento de saneamento ambiental das Américas, que ocorrerá de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Serão 17 premiações, distribuídas em seis categorias: Melhor Estande, Atendimento ao Cliente, Inovação, Ambiental, Social e Governança. Em cada categoria serão entregues troféus Ouro, Prata e Bronze, e a empresa com maior pontuação geral receberá o cobiçado troféu Diamante, como Destaque Fenasan.
Regulamento atualizado e foco em desempenho
Durante a reunião, foram apresentados o novo regulamento e a proposta atualizada do selo AESabesp. Entre as mudanças, além do relatório autodeclaratório já existente, haverá maior atenção a indicadores de desempenho, para medir avanços em Sustentabilidade e Governança (ESG) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Confira o regulamento da premiação aqui.
Maria Aparecida reforça que as práticas sustentáveis começam antes mesmo da abertura da feira. “Desde a escolha de materiais reaproveitáveis para montagem dos estandes até a contratação de mão de obra local, tudo faz parte de uma cadeia de suprimentos que demonstra os avanços das práticas de ESG. Essas ações, muitas vezes discretas, são fundamentais para a economia circular e para o fortalecimento da comunidade”, afirma.

A coordenadora também ressalta que a inovação – tema central do 36º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2025, “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável” – está diretamente ligada aos desafios para atingir as metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê, até 2033, garantir acesso à água potável para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90%.
Avaliação em duas etapas e sistema online
A avaliação do prêmio será feita em duas etapas, com apoio do IPEG, da 6ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar, de Cacilda Paranhos (consultora) e de Emerson Furlaneto, além de outros avaliadores independentes e experientes em sistemas de qualidade e premiações. Os expositores deverão apresentar relatórios autodeclaratórios e receberão visitas presenciais nos dias 21, 22 e 23 de agosto, durante a feira. A cerimônia de premiação acontecerá em 23 de outubro, às 17h, no encerramento do evento.
Uma das novidades deste ano é o sistema online, que permitirá o preenchimento de relatórios, anexos de evidências e acompanhamento do processo. A ferramenta aumentará a eficiência da avaliação, melhorará a comunicação e agilizará a tomada de decisões. Maria Aparecida agradece o apoio das Diretorias de Inovação e Socioambiental, conduzidas por Pierre de Siqueira e Ester Feche, respectivamente, no aprimoramento do processo.
Compromisso com o clima e a justiça social
“Acreditamos que a participação de mais empresas este ano nos permitirá alcançar novos recordes. Desejamos sucesso a todos, pois as práticas de ESG e ODS são fundamentais para enfrentar as questões climáticas”, frisa Maria Aparecida. “Se não mudarmos nossa forma de pensar e agir, dificilmente reduziremos as desigualdades sociais e avançaremos na justiça climática”, completa.
Para ela, o mais importante é que cada um faça sua parte. “A AESabesp, ao criar pontes com expositores e financiadores, cumpre seu papel de contribuir para a melhoria das condições climáticas. O Ecoeventus® segue a mesma linha e propósito da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), que será realizada em novembro, em Belém (PA)”, conclui Maria Aparecida.
Para mais informações e novidades da Fenasan 2025, acesse aqui.