A atuação das empresas privadas de saneamento no cenário atual e futuro, cinco anos após o marco regulatório do setor, será debatida em painel do 36º Encontro Técnico da AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente)/Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte/SP. A discussão abordará os desafios e as expectativas quanto à ampliação dos níveis de atendimento e à contribuição das operadoras para a resiliência frente às mudanças climáticas.
Confira a programação, inscreva-se para o Congresso e faça seu credenciamento gratuito para a feira (acesse aqui).
O maior evento de saneamento ambiental das Américas é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN). Nesta edição, o tema central é “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.
O diretor técnico da AESabesp, Reynaldo Young Ribeiro, é o coordenador do painel “Atuação das empresas privadas de saneamento no cenário atual e futuro após cinco anos do marco regulatório”, que ocorrerá no dia 22 de outubro (quarta-feira), das 11h – 12h30, na Sala Cantareira 6, e opina sobre o tema.

“As empresas privadas cresceram muito nos últimos anos e, no futuro presente, a gente entende que o aproveitamento do conhecimento das competências existentes vai ser fundamental na formulação de estratégias para atender o novo marco regulatório do saneamento”, destaca. “No futuro se espera que essas novas empresas privadas, aproveitando todo o know how existente no setor, possam elevar os níveis de atendimento e prestação de serviço à população: água, esgoto, drenagem e resíduos, de forma a promover prevenção e resiliência em relação ao enfrentamento das mudanças climáticas”, explica Reynaldo Young.
O debate será moderado por Roberval Tavares de Souza, diretor de Engenharia da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O painel ainda com participação de Samanta Souza, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Sabesp; Carlos Almiro, diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Gestão de Riscos BRK Ambiental, e Marilene Ramos, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Grupo Águas do Brasil.
Reynaldo Young enfatiza que o tema central do Encontro Técnico está muito relacionado à modernização da infraestrutura dos setores e saneamento para enfrentamento das mudanças climáticas: “Todas as questões relacionadas às mudanças climáticas que possam vir afetar os sistemas de saneamento vão ser discutidas e analisadas. Também serão abordadas as principais inovações e quais os principais projetos que podem vir a mitigar esses efeitos no futuro, que muita gente acredita não será muito distante”, ressalta.
Serviço:
36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Painel 4: “Atuação das empresas privadas de saneamento no cenário atual e futuro após 5 anos do marco regulatório”
Dia 22 de outubro (quarta-feira), das 11h – 12h30 – Sala Cantareira 6
Onde: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP
Para a programação, inscrições, credenciamento e outras informações, acesse: www.fenasan.com.br