A Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) e a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN) realizarão os Jogos do Saneamento 2025, uma competição técnica, interativa e estratégica voltada ao setor. A atividade acontecerá durante a Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e o 36º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), o maior evento de saneamento ambiental das Américas, de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“A equipe da AESAN, junto com a AESabesp, está empenhada em fazer desta segunda edição um verdadeiro marco técnico dentro da Fenasan. Aprendemos muito com a primeira edição e, neste ano, estamos com uma estrutura mais robusta, provas mais desafiadoras e parcerias estratégicas que elevam o nível da competição. O clima é de empolgação e colaboração: fornecedores, competidores e patrocinadores estão engajados como nunca!”, comemora a presidente da AESAN, Sulamita França.
De acordo com ela, uma das grandes novidades deste ano é o foco na conexão entre decisores e operadores: “As provas foram cocriadas com fornecedores renomados do setor e isso trouxe um ganho técnico enorme. A CalibreScientific, por exemplo, está liderando a prova de ‘Análise de DQO’, com equipamentos de ponta e um desafio que exige precisão e conhecimento prático. Já a George Fischer entra com força na prova de ‘Montagem de Ramal de Ligação por Eletrofusão’, valorizando a habilidade dos operadores em campo”, adianta Sulamita.
Outro ponto alto dos Jogos neste ano, conforme revela a presidente da AESAN, será uma experiência imersiva com realidade aumentada, voltada para segurança do trabalho, que promete surpreender os participantes.
E estas não são todas as novidades desta edição. Outras modalidades ainda estão em fase de preparação final. Todas as provas estão sendo desenhadas com o objetivo de promover uma competição saudável entre profissionais operacionais das empresas de saneamento e, assim, estimular o aprimoramento técnico, a integração entre equipes e a inovação prática.
A organização já registra adesão expressiva de empresas interessadas em inscrever equipes, com cada participante podendo inscrever até 10 competidores.

“Estamos esperando uma participação ainda maior que no ano passado, tanto em número de competidores quanto de empresas envolvidas. E o melhor, com provas mais maduras, infraestrutura mais organizada e um ambiente que respira inovação”, garante Sulamita França.
Um parque de inovação técnica
Para a presidente da AESAN, uma das razões do sucesso da competição é que os patrocinadores estão vendo nos Jogos do Saneamento uma oportunidade única de se conectar com o público técnico e decisório do setor: “A visibilidade é garantida e o retorno vem em forma de networking qualificado e demonstração prática de soluções”.
“Estamos consolidando os Jogos como um verdadeiro parque de inovação técnica dentro da Fenasan. É mais do que uma competição – é um espaço de troca, aprendizado e visibilidade para soluções que fazem a diferença no dia a dia do saneamento”, sintetiza Sulamita.

Pierre Ribeiro de Siqueira, diretor de Inovações da AESabesp, ressalta a importância do evento: “Sabemos da responsabilidade que temos em ser uma das lideranças globais de tecnologias e inovações em saneamento. E os Jogos do Saneamento são uma competição sobre a qualidade da prestação dos serviços tecnológicos. É competição, é vencer, é sobre estarmos juntos evoluindo, é a demonstração da força operacional e técnica sanitarista e ambientalista brasileira. Os Jogos são uma grande confraternização da tecnologia e expertise das tecnologias laborais apresentadas por quem trabalha com o tema”.
Acompanhe as novidades dos Jogos do Saneamento 2025 (clique aqui).
36º Encontro Técnico/Fenasan 2025
Com o tema “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”, o evento promovido pela AESabesp, em parceria com a AESAN, reunirá mais de 350 expositores nacionais e internacionais em uma área de 31.516 m², apresentando soluções, tecnologias e equipamentos para o setor, além de especialistas renomados que debaterão inovação, sustentabilidade e os desafios para a universalização dos serviços de saneamento no Brasil. A expectativa é de público recorde, acima de 34 mil visitantes, e a visitação à feira é gratuita. Já as inscrições para o congresso, que contará com 12 mesas redondas e 11 painéis técnicos, estão abertas e garantem acesso a debates com especialistas, acadêmicos e lideranças do setor. Acesse aqui para credenciamento e inscrições.