Gustavo Sousa Nilo Bahia Diniz, engenheiro da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), foi o vencedor do concurso para melhor indicação do tema central da 36ª edição do Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2025. Sua proposta, intitulada “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável” destacou-se entre as concorrentes e será o ponto de partida para discussões no maior evento de saneamento e meio ambiente das Américas, que ocorrerá de 21 a 23 de outubro de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Gustavo será premiado com um smartphone como reconhecimento.
Promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), o evento reúne, a cada ano, especialistas, empresas e gestores públicos, consolidando-se como um espaço estratégico para inovação e troca de ideias no setor.
A inspiração para Gustavo Bahia escolher o tema veio da disciplina de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), “Mudanças Climáticas e Desastres Naturais,” que o despertou para a necessidade de repensar o saneamento além das soluções tradicionais. Sua proposta integra inovação e resiliência às estratégias de desenvolvimento sustentável. “O tema reflete a urgência de transformar desafios em oportunidades, promovendo a inovação como motor para um futuro mais sustentável e adaptado aos impactos das mudanças climáticas,” explica.
Diniz reforça que a inovação é essencial para superar os desafios históricos do saneamento. Entre as soluções sugeridas, estão o uso de tecnologias para monitoramento remoto; reaproveitamento de água e tratamento descentralizado de esgoto; e planejamento urbano e gestão de resíduos para comunidades mais resilientes.
“As mudanças climáticas intensificam eventos extremos como vendavais, enchentes e secas, que afetam diretamente a infraestrutura de saneamento. Discutir a resiliência é essencial para garantir o acesso contínuo à água potável e ao tratamento de esgoto, mesmo em cenários de crise”, enfatiza Gustavo.
Vencer o concurso é um marco na carreira de Gustavo Bahia, que espera inspirar reflexões sobre o papel do saneamento no desenvolvimento sustentável e na promoção da justiça social. Ele destaca a importância da FENASAN como um espaço para fomentar boas práticas e parcerias.
“A Fenasan é um evento estratégico para conectar profissionais, empresas, pesquisadores, gestores e formuladores de políticas, fomentando a troca de ideias e experiências. Por meio da feira, palestras, exposições e debates, o evento pode destacar novas tecnologias, incentivar parcerias e promover boas práticas, impulsionando transformações no setor e criando um ambiente propício para soluções inovadoras que atendam às demandas de resiliência e sustentabilidade”, finaliza o engenheiro.