O último dia do 35º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2024 contou com salas, corredores e estandes lotados, além de um público satisfeito com as trocas de conhecimento e experiências na maior realização do saneamento e meio ambiente da América Latina. Promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), e ocupando 100% da área expositiva – com 350 expositores -, o evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, com visitação integrada à Waste Expo Brasil – feira sobre resíduos.
Durante os três dias, cerca de 34 mil visitantes puderam ver de perto os lançamentos de produtos, soluções inovadoras e equipamentos. Além disso, mais de 3 mil congressistas participaram de importantes mesas-redondas e painéis sobre diversos temas ligados ao setor, tendo como fio condutor o tema central “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”.
Esta edição também trouxe o podcast Saneamento em Foco, no qual representantes de empresas e especialistas puderam compartilhar novidades e informações relevantes sobre saneamento, meio ambiente e inovação.
Mais discussões de alto nível
Israel Henrique Pacheco e Silva, Analista Administrativo na AESabesp, coordenou a mesa “Desafios e Oportunidades dos Municípios Brasileiros diante das Mudanças Climáticas e da Segurança Hídrica”,que foi moderada por Marta Godoy, geógrafa, especialista em saúde e consultora.
Os palestrantes foram Francisco Carlos Castro Lahóz, coordenador de Projetos do Consórcio PCJ; Angelo Lima, secretário executivo do Observatório da Governança das Águas; e Carlos Frederico Angelis, especialista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTI).
Os especialistas apresentaram os desafios críticos enfrentados pelos municípios brasileiros diante das mudanças climáticas e da segurança hídrica e as oportunidades emergentes, além de discutir estratégias de adaptação e mitigação, políticas públicas eficazes, a importância da participação comunitária e exemplos de boas práticas para promover a resiliência e a sustentabilidade nas esferas municipais.
Leia entrevista sobre o tema aqui
Coordenada por Reynaldo Young, membro da Comissão Organizadora do encontro, a mesa “Resiliência Operacional: Adaptação às mudanças climáticas e efeitos das catástrofes naturais nos sistemas de saneamento” foi moderada por Alceu Guérios Bittencourt, diretor superintendente da Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape). A discussão contou com participação dos especialistas Rui César Bueno, gerente na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Manuelito Magalhães, CEO da Sanasa Campinas (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A); e Edison Carlos, presidente do Instituto Aegea.
Os palestrantes aprofundaram o tema sob a ótica de que a resiliência operacional e adaptação às mudanças climáticas são, atualmente, componentes fundamentais da moderna administração das empresas de saneamento brasileiras para alinhamento das necessidades da população em relação ao seu planejamento estratégico.
Leia entrevista sdobre o tema aqui
A mesa “Metano no Saneamento: Problema ou Oportunidade” foi coordenada pelo engenheiro Alisson Gomes, membro da Comissão Organizadora do 35º Encontro Técnico/Fenasan 2024. A moderação foi de Roberval Tavares de Souza, diretor de Engenharia e Inovação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Participaram como palestrantes Márcio Garcia, consultor Sênior de Pesquisa e Desenvolvimento na Scania Latin América, no Brasil; e Diego Gomes Gagnotto, gerente executivo de Gases Renováveis da Ultragaz.
O debate girou em torno das possibilidades e desafios para a implantação de sistemas de geração de biometano nos sistemas de saneamento básico. Foram abordados temas como o panorama atual do biometano, perspectivas futuras, desafios da comercialização e infraestrutura de transporte e distribuição.
Leia entrevista sobre o tema aqui
Com coordenação de Christiane Parreira, gerente de Sustentabilidade Institucional da Sabesp, a “Responsabilidade Social Corporativa: impactos das mudanças climáticas em comunidades vulneráveis”,a mesa contou com Juliana Dutra, diretora de Projetos da Deep, na moderação.
Os palestrantes convidados para aprofundar o debate sobre o tema foram Luana Pretto, presidente do Instituto Trata Brasil; Débora Pierini Longo, diretora de Operação e Manutenção da Sabesp; e Carlos Almiro, diretor de Relações Institucionais, Sustentabilidade, Riscos e ESG da BRK Ambiental.
Os especialistas abordaram as estratégias e os processos operacionais já implantados no setor de saneamento no Brasil. Também discutem o que está sendo planejado na área de Responsabilidade Social para o futuro e mostram as iniciativas que buscam reconhecer os esforços do setor público das empresas estaduais, municipais e privadas por meio de novas ações estratégicas e sociais.
Leia entrevista sobre o tema aqui
Painel especial
“Sustentabilidade dos Recursos Hídricos em Tempos de Mudanças Climáticas: entenda a Importância da Formação Técnica”. Este painel teve coordenação de Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp, e moderação de José Carlos Mierzwa, professor titular e pesquisador da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Participaram como palestrantes: Paulo Ferreira, presidente do Instituto de Engenharia; Renata Maranhão, superintendente adjunta de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos e às Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); e Rafael Castilho, coordenador de Projetos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
Leia entrevista sobre o tema aqui
O painel “Saneamento ambiental e saúde: a intersetorialidade nas mudanças climáticas frente patologias emergentes e reemergentes” teve coordenação conjunta com Telma Nery, médica do trabalho e médica sanitarista na Sabesp e no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e Sônia Nogueira, engenheira civil, educadora ambiental e membro da Comissão Organizadora do Encontro Técnico/Fenasan 2024.
Os palestrantes convidados para debater o tema foram Fátima Marinho, coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); e Valmir de Moraes, da Secretaria de Vigilância da Saúde e Ambiente e do Ministério da Saúde.
Os convidados falaram sobre como as mudanças climáticas e o aquecimento global ocasionam forte flutuação no ciclo das doenças e como o saneamento inadequado aumenta os riscos de novas pandemias, doenças infecciosas e reemergentes, impactando a saúde e qualidade de vida da população.
Leia entrevista sobre o tema aqui
“Planos de Comunicação em Recursos Hídricos”.Este painel foicoordenado por Patrícia Goularth, membro da Comissão Organizadora desta edição do Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2024, contou com participação das especialistas Ana Lucia F. Rodrigues Szajubok, gerente do Departamento de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Sabesp, e Suraya Damas de Oliveira Modaelli, assessora técnica no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).
Durante a discussão, foi apresentado um conteúdo teórico e prático para fundamentação de iniciativas e ações de comunicação realizadas no âmbito do SGIRH, como eventos, planos de comunicação e canais utilizados, visando maior efetividade para alcance de resultados sustentados.
Leia entrevista sobre o tema aqui
Mais um dia de sucesso do podcast Saneamento em Foco
Uma das grandes novidades desta edição da Fenasan foi o podcast Saneamento em Foco, que reuniu, nos três dias, 30 representantes de empresas expositoras presentes na feira. Nesta quinta-feira, 10 entrevistados trouxeram novidades, atualizações e informações interessantes sobre as áreas de atuação destas organizações e questões relacionadas ao saneamento e meio ambiente.
Os convidados do último dia foram: Bruno Roldão, supervisor técnico da GR; Alexandre Serain, gerente de Marketing da Mitsubishi Electric do Brasil; Edison Carlos, presidente do Instituto Aegea; Deivy Batista, diretor Comercial da Watson Marlow; Hudson Braga, coordenador de Engenharia da Jing Jin, Raquel Dutra, diretora executiva da Biosis, Francisco Oliver, diretor Comercial da Fluid Feeder, Alzira Garcia, presidente da AESAN, Ivan Sant’Anna, diretor Comercial da Cetrel; e Sérgio Gonçalves secretário executivo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).
Os bate-papos estão disponíveis no canal da AESabesp no YouTube (acesse aqui).
Comitiva da Embasa prestigia Fenasan 2024
Técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) estiveram presentes na Fenasan 2024 e conheceram de perto as mais diversas tecnologias, como bombas, válvulas, tubos, registros e plataformas de monitoramento remoto ligados aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
“Além de conectados com o que há de mais moderno na área de saneamento, nossa presença na Fenasan foi um recado importante para a Companhia incentivar na prática nossos técnicos a participarem dos debates e inscreverem seus projetos e trabalhos em eventos da área, compartilhando o conhecimento gerado pela Embasa e se atualizando das melhores práticas no mercado”, afirmou Gildeone Almeida, diretor do Interior (DI) da empresa.
Palestras especiais
Clima no saneamento
Um importante debate sobre a influência do clima no saneamento básico foi destaque nesta quinta no estande da AESabesp. A palestra “ClimaTempo no Saneamento: Antecipando Crises e Garantindo Eficiência Operacional”, ministrada por Renata Genova Martins, Gerente de Projetos do segmento de Infraestrutura, reuniu participantes dispostos a entender como as mudanças climáticas impactam com foco em eventos extremos como secas e chuvas intensas.
Renata Genova Martins destacou a importância da previsão meteorológica precisa para o planejamento de ações preventivas e a otimização dos recursos hídricos. A palestrante apresentou soluções e tecnologias que permitem prever crises e garantir a eficiência operacional, mesmo diante de cenários climáticos desafiadores.
As mudanças climáticas exigem que o setor de saneamento adote uma postura proativa, utilizando as ferramentas de previsão meteorológica para antecipar crises e garantir a continuidade dos serviços.
“Os serviços que a Climatempo desenvolve auxiliam na mitigação dos impactos que estamos sofrendo com as questões meteorológicas. Elas vão ocorrer, não vai ter mudança, não tem o que a gente fazer. Então, temos que estar preparados com todas as estruturas, seja de infraestrutura de obras, seja com dados de qualidade, com o maior número de ferramentas possíveis para tornar a superação, a resiliência frente a esses eventos menos custosos, tanto em termos econômicos, mas também sociais”, enfatizou Renata.
A palestra “Climatempo no Saneamento” reforçou a importância da integração entre tecnologia e conhecimento climático para o desenvolvimento de um saneamento básico eficiente diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.
IPEG – Instituto Paulista de Excelência da Gestão
O último dia da Fenasan 2024 contemplou uma palestra do IPEG – Instituto Paulista de Excelência da Gestão, que promove a melhoria da gestão das organizações públicas, privadas ou de economia mista que atuam no Estado de São Paulo. Na ocasião, aconteceu a palestra “Gestão de Excelência na era da Inteligência Artificial: o papel estratégico do Instituto Paulista de Excelência da Gestão – IPEG na evolução corporativa”, abordando como IA, quando bem aplicada, pode ser uma ferramenta poderosa para a gestão organizacional.
A palestra foi ministrada por Rogério Parente, diretor de Marketing da empresa. Ele falou sobre o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão (PPQG), que reconhece empresas com sistemas de gestão de excelência. O prêmio é dividido em duas categorias: Prêmio de Gestão – que avalia a gestão da empresa como um todo – e Serviço de Mentoria, que oferece mentoria para empresas que buscam aprimorar suas práticas de gestão.
O IPEG conta com mais de 300 empresas reconhecidas desde 2021, incluindo nomes como a AESabesp e a Sabesp.
“Inovações no Saneamento”
O estande da AESabesp sediou uma roda de conversa dinâmica e inspiradora sobre “Inovações no Saneamento” com patrocinadores da Fenasan 2024. Com mediação de Pierre Siqueira, coordenador de Inovação da AESabesp. O evento promoveu um debate rico sobre as tendências e tecnologias que estão revolucionando o setor.
Os convidados foram Raphael Costa, diretor da Policontrol; Fabrício Santana, CEO da Augen Engenharia; Diego Menezes, gerente de produto da Atlas Copco; e Leandro Adelson de Lima, representante da Petranova.
Trabalhos qualificados
Nesta quinta-feira, o 35º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan promoveu mais um dia de apresentações de trabalhos técnicos orais e sessões em pôsteres, além da categoria Prêmio Jovem Profissional.
Neste ano, a edição recebeu a inscrição de 320 trabalhos técnicos, destes 221 foram apresentados no evento, e 8 foram apresentados na categoria Prêmio Jovem Profissional, que é uma iniciativa da AESabesp para que jovens mostrem trabalhos técnicos sobre saneamento e meio ambiente.
O diretor do 35º Encontro Técnico, Agostinho Geraldes, e a diretora Social, Maria Aparecida Silva de Paula, fizeram a abertura das apresentações dos trabalhos técnicos, que concorreram ao Prêmio Jovem Profissional AESabesp.
Alexandre Salvador, encarregado de Manutenção da Sabesp – Otimização do sistema coletor de esgoto com práticas ESG
“É a minha segunda vez apresentando um trabalho no Prêmio Jovem Profissional. A participação no evento fomenta a elaboração de projetos que sejam de relevância para o setor e que tragam benefícios para a própria Sabesp. Estar aqui me ajuda a ter visibilidade e a contribuir no setor”.
Fabrizio Silva Campos, especialista técnico da Smart Acqua – Detecção de Vazamentos em redes de distribuição de água sob abordagem de previsão de sinais de carga pressão
“Participei pela primeira vez do Prêmio Jovem Profissional na AESabesp. Estou muito feliz, pois apresentei um trabalho que foi parte da minha pesquisa de Mestrado com foco em detecção de vazamentos frente aos desafios que o saneamento está passando. A gente precisa de desenvolvimento de tecnologia e com esse trabalho podemos colaborar para que as companhias de saneamento sejam mais eficientes. É muito importante participar do Congresso que tem uma banca avaliadora com mais de 40 profissionais, parcerias das empresas que vão dar apoio aos jovens profissionais com soluções cada vez melhores”.
Railson Silva Ribeiro, assessor técnico da diretoria de Operação e Manutenção da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – Utilização do business intelligence para análise dos dados de saneamento básico em estudo de caso para a cidade de São Luís – MA
“É a minha primeira apresentação em um evento nacional, estou muito feliz de estar entre os finalistas do Prêmio Jovem Profissional porque é um trabalho que começou pequeno e está crescendo cada vez mais”.
Sessão Pôster
Thais Pedreira Bruno, encarregada Administrativa do Departamento de Operação Leste – OLO da Sabesp – Metodologia inovadora de análise crítica colaborativa promovendo novos insights estratégicos e melhoria contínua de processos
“É a primeira vez que tenho a oportunidade de apresentar um trabalho técnico na Fenasan. Estou muito feliz com o resultado e minhas expectativas foram alcançadas e pretendo voltar nos próximos anos. É muito bacana participar dessas premiações para entendermos os critérios que devem permear nossas práticas”.
Anilsa Assis Campos Lima, Técnica em Gestão da Sabesp – Programa Maratona da Experiência do Cliente
“Nunca tinha participado do Encontro Técnico, mas já conhecia a Fenasan. A experiência tem sido muito boa, rica e com apresentações de trabalhos maravilhosos. É uma grande oportunidade apresentar o meu trabalho. Parabenizo os organizadores pelo tema”.
Estandes: expositores em destaque
Com recorde histórico, esta edição da Fenasan contou com 350 empresas expositoras, ocupando 100% da área expositiva, que apresentaram muitas novidades, experiências e inovações para o saneamento e meio ambiente. Confira, a seguir, alguns depoimentos de representantes sobre a importância de participar da principal feira do setor na América Latina.
“Nossa presença na Fenasan é uma oportunidade para reforçarmos nosso propósito de sermos confiáveis e gerar valor em todas as nossas relações, principalmente com nossos clientes, demonstrando nossa transparência e confiabilidade. Neste ano, trouxemos uma experiência imersiva para os visitantes do nosso estande. Por meio da realidade virtual, eles puderam entender melhor nosso processo produtivo e como nossos produtos impactam o setor de saneamento, reafirmando o nosso papel no setor”. Alexandre de Castro, diretor executivo comercial da Unipar. A empresa foi destaque em 1º lugar na Categoria Melhor Estande do Prêmio AESabesp para Empresas Expositoras.
“Somos a única indústria de produtos biotecnológicos da Fenasan. Pudemos atender muitos profissionais e clientes com dores específicas e o que fizemos de negócios no primeiro e segundo dia já superou o da participação no ano passado. E estaremos aqui no próximo, com certeza.”
Thiago Ribeiro, diretor comercial da Br Group Ambiental
“Esta é a terceira vez que participamos da Fenasan e temos sempre muita vontade de investir no Brasil e mostrar nossos equipamentos de ponta. É uma feira com novidades e importante no cenário das águas.”
David Xiang, CEO da Boca Water
“Estamos sempre presentes na Fenasan, pois é uma feira muito importante. Além do movimento que surpreendeu, um público qualificado. Temos a visão que o mercado de saneamento deve vir forte no próximo ano em volume de negócios e estamos positivos com este cenário. Sucesso total a feira.”
Thiago Rosa, gerente nacional de vendas da Asperbras
“A Fenasan está sendo um grande sucesso. Recebemos muitos visitantes importantes e este ano está sendo uma das melhores participações que já fizemos no evento.”
Miguel Francisco Domingues, diretor Comercial da Liquos
“É a nossa vigésima participação na Fenasan e, com certeza, é um evento muito importante para a área de saneamento e para nossa empresa. É o principal evento do setor, onde reencontramos clientes, mostramos os nossos produtos e lançamentos com esse importante apoio da AESabesp. Com certeza no ano que vem estaremos aqui novamente, pois é um evento que faz muito sentido para nós.”
Alexsandro Geremia, CEO da Higra
“É a nossa primeira participação na Fenasan e encontramos aqui uma excelente oportunidade para apresentar nossas soluções e expertise para um público qualificado. Aproveitamos também para fortalecer a expansão nacional. Estamos entusiasmados em participar do evento e mostrar como podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável.”
Mariana Oliveira, coordenadora de Marketing & Inteligência de Mercado da Cetrel. A empresa conquistou o 3º lugar no Prêmio AESabesp para Empresas Expositoras na categoria Melhor Estande.
“A Fenasan representa para a Tigre uma grande oportunidade num segmento de saneamento, que está em grande transformação no Brasil. A Tigre mostra e reforça aqui seu propósito de soluções integradas para todo o ciclo da água. Nesta edição, buscamos reforçar duas vertentes: soluções descentralizadas para tratamento e condução de esgoto em locais onde a rede coletora não chega e a tecnologia. Trouxemos para esta edição da feira a Linedata, uma grande parceira, que vem para trazer tecnologia embarcada para o saneamento, redução de perdas e eficiência energética. Participamos da Fenasan com nosso forte propósito de trazer uma plataforma de soluções.”
Gil Prayon, gerente de Vendas da Tigre.
“É o primeiro ano que participamos como expositor e estamos achando uma experiência fantástica, pois estamos fazendo muitos contatos e abrindo rotas. Somos uma empresa global de mais de 100 anos e com bastante tecnologia para o segmento do saneamento. Estamos felizes com o time, clientes e parcerias. Estaremos aqui em 2025, com certeza.”
Fabiano Lourenço Ferreira, presidente da Mitsubishi Electric do Brasil
A empresa Elipse Software trouxe para a Fenasan sua mais nova tecnologia: a Elipse Water, ferramenta gráfica destinada à modelagem de redes hidráulicas, que permite inserir e interligar elementos, como junções, tubulações, reservatórios, tanques, pontos de consumo, bombas, válvulas e definições de DMCs (Distritos de Medição e Controle).Alexandre Balestrin Corrêa, diretor de Desenvolvimento da empresa, destaca a importância da Fenasan 2024. “Nossa participação foi fundamental por marcar a nova etapa da Elipse no saneamento, através do lançamento de nosso novo software específico, a Elipse Water”, destaca Alexandre Balestrin Corrêa, diretor de Desenvolvimento da empresa.
Visita técnica e Neutralização de carbono
Nesta quinta-feira, último dia da Fenasan 2024, também aconteceu a visita técnica à Unidade de Valorização Sustentável do Grupo Solví, sob coordenação de Alzira Garcia, presidente da AESAN.
Os participantes conheceram a planta de biometano, prestigiaram uma palestra técnica sobre gestão de resíduos sólidos e as tecnologias presentes na unidade e tiveram visita monitorada ao mirante.
Alzira Garcia destaca que a parceria com o Grupo Solví, além da visita técnica propiciou a neutralização do carbono gerado pelo consumo de água, utilização da energia elétrica e geração de resíduos em todo o Encontro Técnico/Fenasan 2024, fortalecendo o compromisso da organização de promover um evento ambientalmente sustentável.
Leia também:
35º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2024 bate novos recordes
Fenasan 2024: a celebração dos vencedores do Prêmio AESabesp para Expositores
35º Encontro Técnico: conheça os ganhadores do Prêmio Jovem Profissional AESabesp
Novidade da Fenasan 2024, Jogos do Saneamento premia empresas, prestadores de serviços e universitários
Campeonato de Operadores da Sabesp na Fenasan 2024: conheça os vencedores