Notícias

Você está aqui:

33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: especialistas discutirão a gestão de resíduos sólidos nas áreas urbana e rural diante do novo Decreto 10936 (12/01/2022)

Na volta do evento no formato presencial, o tema da mesa redonda 6, que acontecerá no dia 14 de setembro, das 11h às 12h30, visa mostrar que a gestão de resíduos sólidos vem alcançando destaque na Política de Saneamento Básico devido à sua importância para as áreas urbanas e rurais. 

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Na volta do evento no formato presencial, o tema da mesa redonda 6, que acontecerá no dia 14 de setembro, das 11h às 12h30, visa mostrar que a gestão de resíduos sólidos vem alcançando destaque na Política de Saneamento Básico devido à sua importância para as áreas urbanas e rurais. 

Com o tema Saneamento: prioridade para a vida, o 33° Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 acontecerá de forma presencial, entre os dias 13 e 15 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, capital. A programação contará com a apresentação da Mesa Redonda 6 “Gestão de Resíduos Sólidos nas áreas Urbanas/Rurais em face do novo Decreto 10936 (12/01/2022)”, dia 14, das 11h às 12h30 (Sala Cantareira 3).

As inscrições para o 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan estão abertas (acesse aqui). Realizada pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, o congresso e a feira formam o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina.

Sob coordenação da engenheira civil Sonia Nogueira, consultora do Uso Racional da Água, instrutora e educadora ambiental,  a mesa será moderada por Roseane Garcia, diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP). Os palestrantes convidados são Wladimir Antônio Ribeiro, consultor jurídico; o Deputado Arnaldo Jardim, coordenador da Frente Parlamentar da Economia Verde e representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Nesta edição, o tema da Mesa 6 tem como objetivo mostrar que, conforme o Decreto 10936 de 12/01/2022 que regulamenta a Lei 12305 de 02/08/2010 e instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a gestão deve ser inclusiva, com pertencimento da sociedade, a fim de promover benefícios sociais, de saúde, ambientais, desenvolvimento econômico e humano em ambiente salubre, evitando poluição das águas, do solo e as doenças decorrentes das contaminações tanto em área urbana quanto rural, contemplando inovações tecnológicas, nas práticas operacionais e nos custos com a destinação ambientalmente correta.

A coordenadora da mesa, Sonia Nogueira, ressalta que o debate deste tema é relevante por ser parte do Saneamento Básico e, hoje, com as legislações vigentes temos políticas públicas que envolvem a questão do manejo economicamente sustentável, entre outras ações. Entre os exemplos, ela cita a geração de empregos, logística reversa, planos de resíduos sólidos, educação ambiental na gestão, entre outros. “E o Decreto 10936 regulamenta a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”, destaca.

A especialista salienta que é importante debater este tema entre os profissionais do setor, pois a área de resíduos sólidos vem se destacando na Política de Saneamento Básico. “Tanto o setor público quanto o privado devem realizar a gestão de resíduos evitando que esses materiais sejam destinados incorretamente aos lixões e, portanto, busquem reduzir, cada vez mais, utilizando como medidas: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar”, orienta.

A expectativa da coordenadora com esta edição é de que os congressistas e profissionais da área possam se comprometer com este tema porque impacta todo o setor. “O mau gerenciamento causa danos ao meio ambiente como um todo, além da crescente geração do volume e diversidade dos tipos de resíduos produzidos, como das populações, empresas, indústrias, comércio, hospitais, eletrônicos e elétricos, entre outros, impactando na saúde da população e de outras espécies de vida”, frisa. 

Em face à importância da promoção deste debate, Sonia Nogueira acrescenta ainda que “o Planeta precisa respirar. A responsabilidade é de todos nós, por isso precisamos aprender a cuidar do meio ambiente. Pensar em um mundo melhor para geração atual e futura é um compromisso de amor e de valorizar o que a terra nos oferece, pois é a nossa casa”.

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 reunirá grandes especialistas do setor em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões.

Em três dias de evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. O credenciamento para visitar a Fenasan, que trará oportunidades inovadoras para seus participantes, é gratuito e pode ser feiro aqui.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema desta edição “Saneamento: prioridade para a vida” atende às premissas que consideram o saneamento básico importante para a vida, uma vez que contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor do saneamento a alcançar os objetivos propostos no Novo Marco Legal do Saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade. 

Durante o evento, também debatidos temas como “Metas da universalização do novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento”, “Desastres ambientais e impactos na saúde, no meio ambiente e na  qualidade de vida no planeta”, “ESG e modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar”, “Tecnologia: a inovação e o saneamento”, “Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica”, e a “Relevância da drenagem pluvial, limpeza urbana e esgoto eficiente no saneamento básico”, entre muitos outros. 

Serviço

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – Mesa Redonda 6 “Gestão de Resíduos Sólidos nas áreas Urbanas e Rurais em face do novo Decreto 12936 de 12/01/2022”

Quando: 14 de setembro, terça-feira, das 11h às 12h30 (sala Cantareira 3).

Onde: Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.