Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

Premiações Fenasan 2023: ganhadores celebram conquista no maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina

Durante a cerimônia de encerramento, no dia 5 de outubro, foram entregues os troféus para as empresas expositoras/investidoras que se destacaram nesta edição por apresentarem em seus processos práticas de ESG e ODS, além do Prêmio Jovem Profissional.

Compartilhar:

Referência no saneamento em reconhecer profissionais e empresas que fazem a diferença investindo em boas práticas do setor, em meio ambiente e empreendedorismo, a AESAbesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, por meio da Fenasan e do Projeto Ecoeventus®, promoveu a premiação do 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023 em seu último dia.

No Prêmio AESabesp para Expositores, foram laureadas 16 empresas que se destacaram nesta edição por apresentaram em seus processos práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Também foram premiados três autores do Prêmio Jovem Profissional. E reconhecidos com certificados os três melhores trabalhos técnicos desta edição. É um momento consagrado e muito esperado a cada ano.

Promovida pela AESabesp, com co-coordenação da Associação dos Especialistas em Saneamento – AESAN, a maior realização de saneamento ambiental da América Latina aconteceu de 3 a 5 de outubro, nos Pavilhões Branco e Verde do Expo Center Norte, na capital paulista.

Conheça os ganhadores

Prêmio Melhores Trabalhos Técnicos

Nesta edição, três trabalhos foram premiados. Os troféus e certificados foram entregues pelo diretor de Polos Regionais, Eduardo Bronzatti Morelli  (cada autor ganhou um smartphone).

Trabalho – Aplicação de peróxido de hidrogênio como pré-oxidante em sistemas de tratamento de água para minimização da formação de subprodutos halogenados – autora e apresentadora Maria Letícia de Abreu Faria Rocha

Trabalho – Educação ambiental em saneamento: estratégias de atuação on line em tempos de pandemia do Covid-19 – a autora e apresentadora Ludmila Esteves de Oliveira Costalonga;

Trabalho – Redução de perdas reais no setor de abastecimento Brás por meio de recuperação da adutora Mirante Mooca por método não destrutivo –  autor e apresentador Waldemir Fernando Silva. 

Prêmio Jovem Profissional AESabesp

O diretor de Esportes, Paulo Victor Vieira Sampaio, entregou os troféus e certificados aos participantes:

1º lugar – troféu + uma bolsa de estudos no valor de R$ 12.120,00 + certificado, foi para João Miguel Merces Bega “índice de qualidade da água como ferramenta para a gestão de riachos tropicais em bacias hidrográficas urbanas”

2º lugar – smartfone – Matheus Silva Proença – “localização de água em redes subterrânea, utilizando técnica geofísica vibro-acústica”

3º lugar – certificado – Roberta Bueno Martins “analise do desenvolvimento da espécie nativa em composto obtido a partir do lodo de ETA”

Troféu AESabesp Superintendência Mais

Foi entregue pelo diretor técnico, Agostinho Geraldes, ao superintendente Émerson José dos Santos, da Superintendência Unidade de Negócio Sul da Diretoria de Operação e Manutenção da Sabesp. 

Prêmio AESabesp Fenasan/ Ambiental

Os prêmios foram entregues pela diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp, Ester Feche, para as empresas AVK – VCW, Ecolab e Saint-Gobain. 

Prêmio AESabesp Fenasan/ Social

Os prêmios foram entregues pela diretora, Maria Aparecida Silva de Paula, às empresas B&F Dias, Pieralisi, e Sabará. 

Prêmio AESabesp Fenasan/ Governança

Eles foram entregues pelo diretor administrativo, João Augusto Poeta, às empresas Conaut, VAG – RTS e Vibropac.

Prêmio AESabesp Fenasan/ Inovação

Foi entregue pelo diretor Tarcísio Luiz Nagatani às empresas Augen, Betta e Policontrol.

Prêmio AESabesp Fenasan / Melhor Estande

Foi entregue pelo diretor Helieder Rosa Zanelli às empresas Hidrogeron, SWAN e Tigre.

Durante a entrega dos troféus e certificados aos premiados desta categoria, foi anunciado que a AESabesp está disponibilizando o Selo Sustentável, lançado pela entidade, no dia 3 outubro, para ser utilizado pelas empresas expositoras desta edição da Fenasan.

Prêmio Destaque Fenasan

A empresa que se destacou em todas as categorias nesta edição 2023 da feira e recebeu a premiação das mãos do presidente da AESabesp, Luciomar Santos Werneck, foi a ATLAS COPCO. 

Preparativos para 2024 

Para concluir a entrega dos prêmios, pela Comissão Organizadora do Encontro Técnico e da Fenasan, o diretor Olavo Alberto Sachs Prates, salientou que estava se sentindo como um carnavalesco, que trabalhou o ano inteiro, com uma equipe maravilhosa para fazer o desfile de carnaval. “O desfile foi o que vocês viram e espero que tenham gostado. Isso foi feito com muito carinho para vocês. Além de ser o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, o nosso 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023 primou pela qualidade, marca que é conseguida consecutivamente ao longo desses 34 anos de realização do evento”, assinalou.

Olavo Sachs também confirmou que o evento vai crescer. “Já temos a promessa de crescer em 2024, mas sem perder a qualidade, com tratamento preferencial, diferenciado e contando com os parceiros, palestrantes, congressistas. Tudo é feito com muito carinho para vocês, com o apoio de uma equipe de mais de 80 pessoas que durante o ano todo prepara todas as atividades com muito carinho e para dar tudo certo nos mínimos detalhes para que todos aproveitem da melhor forma possível”, ressaltou, agradecendo toda a equipe organizadora.

O momento foi registrado com uma foto oficial com todos os integrantes da Comissão Organizadora de 2023.

Confira os depoimentos dos premiados!

O 1º lugar no Prêmio Jovem Profissional deste ano, João Miguel Merces Bega, recebeu um troféu, uma bolsa de estudos no valor de R$ 12.120,00 e o certificado de participação. Ele comentou que veio apresentar um outro trabalho no ano passado e ficou em terceiro lugar. Neste ano se preparou melhor e se inscreveu com um trabalho que pudesse concorrer à altura com o primeiro lugar. “Minha ideia foi muito bem recebida e proporcionou uma discussão muito rica com os avaliadores. No início deste ano fiquei em Barcelona fazendo parte do meu doutorado e, talvez, com o valor do prêmio eu o utilize para voltar ou para fazer um MBA ou algum curso profissionalizante”.

Na premiação do Jovem Profissional deste ano, o 3º lugar ficou com Roberta Bueno Martins, que destacou a satisfação em receber o prêmio. “É da maior importância receber este prêmio. Foi o reconhecimento do meu trabalho, dado que eu ainda estou desenvolvendo muitos outros trabalhos atrelados a área de Saneamento. Foi uma surpresa muito grande pelo fato da Fenasan ser um evento de grande reconhecimento nacional e internacional. Só tenho que agradecer e ter muito orgulho por estar aqui”.

No Prêmio Jovem Profissional, o congraçado em 2º lugar, Matheus Silva Proença destacou a alegria em ser reconhecido pela segunda vez na categoria:”Fico muito feliz em participar novamente desse congresso.  Eu participei ano passado e também fui premiado pelo Jovem Profissional. O congresso cresceu muito e tem muito a agregar, com certeza estarei no próximo ano”.

No Prêmio Melhores Trabalhos Técnicos desta edição, Ludmila Esteves de Oliveira Costalonga foi uma das contempladas. Ela comentou que foi uma grata surpresa ter sido premiada. “Quando inscrevemos o trabalho temos outras questões também. É um sentimento de gratidão ser reconhecida e aponta que estamos indo no caminho certo. Obrigada pela oportunidade, foi uma surpresa muito boa!”.

Maria Letícia de Abreu Faria Rocha recebeu o 1º lugar no Prêmio de Melhor Trabalho Técnico. Ela afirmou que a feira e o encontro técnico são referências para os profissionais do saneamento no Brasil. “Para a empresa que eu trabalho, a Cesan (Companhia Espírito Santense de Saneamento), é muito importante esse momento de encontro, no qual podemos apontar como é que colocamos em prática as soluções que testamos dentro da companhia e que podem servir de referência para outras empresas. Para nós, isso foi muito importante e ser premiado também é um sinal de que o nosso trabalho é útil para as outras organizações e pessoas que estão participando do evento”.

Outro premiado na categoria Melhores Trabalhos Técnicos, Waldemir Fernando Silva, destacou que é muito satisfatório poder compartilhar as experiências que eles têm no dia a dia. “Preciso agradecer à AESabesp pela oportunidade, porque fazemos tantas coisas boas e às vezes não temos a oportunidade de mostrar. O trabalho foi um sucesso e trouxe um ganho para a unidade, é importante compartilharmos isso com o público do evento. Muito obrigado!”

Prêmio Superintendência +: o superintendente Émerson José dos Santos, da Superintendência Unidade de Negócio Sul da Diretoria de Operação e Manutenção da Sabesp, também agradeceu à AESabesp pela oportunidade. “A nossa unidade é sempre pioneira nas inscrições de trabalho, pois nossa liderança incentiva essa participação. Para nós, é um orgulho receber esse prêmio nesta edição e serve de motivação para continuar participando da feira”.

No momento do Prêmio Jovem Profissional, o diretor de Esportes, Paulo Victor Vieira Sampaio, destacou: “É uma premiação muito importante porque estamos premiando jovens para o futuro do saneamento básico no Brasil. Nós, da AESabesp, ficamos felizes por isso”. 

No Prêmio Destaque Fenasan 2023, a empresa que se destacou em todas as categorias este ano foi a Atlas Copco. “Este foi o segundo ano consecutivo que recebemos esse prêmio e ele é muito importante para nós. Ano passado fomos agraciados com o prêmio de Destaque e este ano estamos novamente sendo reconhecidos. Trabalhamos muito forte para isso, principalmente desenvolvendo todos os tópicos do conceito ESG dentro do contexto do mercado de saneamento, que é isso que importa. Ou seja, não apresentando esse princípio só na feira, no evento, mas trazendo tecnologia para dentro do mercado de saneamento e inovação tecnológica a favor da sociedade, das empresas e da comunidade. Esse é o nosso desafio e trabalho na Atlas Copco”, declarou Mário Tenani Neto, diretor Comercial da empresa.

A Saint-Gobain recebeu o Prêmio AESabesp Fenasan/Ambiental. Bruna Lacerda, diretora de Qualidade, EHS e Sustentabilidade da empresa, afirmou após receber a láurea: “É um reconhecimento importante para nós, de que todo o trabalho que fazemos na área ambiental, na parte de ESG, está no caminho certo. Vamos continuar evoluindo nesse tema”.

No Prêmio AESabesp Fenasan/Ambiental, a AVK – VCW foi uma das contempladas. Para Juliana Cristine Celestrine, responsável pelo Marketing da AVK Brasil, essa premiação foi muito significativa. “A AVK tem mais de 100 empresas espalhadas pelo mundo e nós somos os responsáveis pelo desenvolvimento do ESG e das práticas ODS. Por isso é muito importante e muito gratificante para nós e, para o grupo AVK, termos ganhado esse prêmio”, disse.

Na categoria Prêmio AESabesp Fenasan/Inovação, a empresa Betta, por meio de seu diretor, Eduardo Jorge Bettarello, destacou que ganhar esse prêmio é muito gratificante. “É o primeiro ano que a Betta entra na Fenasan. A Betta, apesar de ter uma longa história de 40 anos, no saneamento ela ainda é uma criança. E o desenvolvimento desse equipamento inovador vem ao encontro das ODS e nós esperamos, com essa nova tecnologia, deixar um legado para a eficiência energética, para controlar as perdas e para ajudar na gestão da competência e informação da empresa de saneamento para que os gestores tomem as melhores ações possíveis para termos um mundo mais sustentável”, considerou. 

Na categoria Prêmio AESabesp Fenasan/Social, a B&F Dias ficou em primeiro lugar. Renato Carvalho, especialista em Suporte e Infraestrutura na empresa, declarou que ficaram muito felizes porque é um reconhecimento dos esforços da empresa que vem trabalhando e valorizando o ser humano e a comunidade onde está inserida, em Vinhedo, SP. “O prêmio reconhece o esforço que estamos fazendo há 33 anos”, frisou.

Para receber o Prêmio AESabesp Fenasan/Melhor Estande, a empresa SWAN contou com seu representante, Herculano Alvarez, destacando o orgulho da empresa com essa premiação. A SWAN está muito feliz, são 25 anos de instrumentação e de saneamento. Esse reconhecimento é a prova de que estamos no caminho certo. Continuamos construindo as parcerias junto com as companhias de saneamento e a AESabesp. Muito obrigado mais uma vez”. 

A VAG – RTS recebeu o Prêmio AESabesp Fenasan/Governança. Leonardo Nuzzi, diretor Administrativo da empresa, ressaltou que a feira é uma referência e toda equipe se sentia muito honrada pelo reconhecimento da premiação. “Mostra a importância do saneamento para o Brasil e a VAG – uma empresa alemã de 150 anos no mundo – investidora no Brasil, juntamente com as suas duas afiliadas RTS e FKB, vai ofertar ao mercado brasileiro válvulas de qualidade, produzidas com responsabilidade, dentro dos mais altos parâmetros técnicos e de qualidade, respeitando o meio ambiente e a sociedade”.

Na categoria Prêmio AESabesp Fenasan/Ambiental, a representante da Ecolab, Gerusa Bartoli, gerente de Contas Corporativas Nalco Water, manifestou seus agradecimentos pela oportunidade oferecida na Fenasan. “Esse prêmio, na verdade, está muito alinhado com a cultura da Ecolab, que é socialmente e ambientalmente responsável. Todas as nossas inovações são voltadas para atender os objetivos do ESG, então esse é mais um caso de sucesso que temos para mostrar”.

No Prêmio AESabesp Fenasan/Governança, a empresa Conaut foi uma das premiadas. Segundo o diretor Comercial, Rucardo Fuchs, os princípios ESG são considerados de suma importância para o desenvolvimento da companhia. “Foi feito um trabalho valoroso com a equipe de qualidade ESG, que tem uma divisão nova na Conaut. Eles trabalham com afinco e mereceram esse prêmio”, enfatizou.

No Prêmio AESbesp Fenasan/Inovação, o representante da Policontrol, Mário Bisquolo, gerente comercial, em nome de toda a equipe, agradeceu pela premiação. “É uma grande honra receber esse prêmio da AESabesp em reconhecimento aos equipamentos inovadores que temos desenvolvido”.

Na categoria Prêmio AESabesp Fenasan/Social, a empresa Pieralisi foi uma das contempladas. “Que emoção ganhar esse prêmio! Com esse time maravilhoso da Pieralisi. Trabalhamos bastante para esse prêmio e agradeço à AESabesp por esse reconhecimento”, celebrou Estela Testa, diretora da empresa. 

Outra empresa contemplada no Prêmio AESabesp Fenasan/Inovação, a Augen, contou com a participação de seu representante, Moises Borges. “Muito importante ganhar esse prêmio em função de todo um trabalho que é feito nessa feira que é a maior da América Latina e ter esse reconhecimento é muito bom. Somos uma empresa jovem, temos uma visão forte na renovação, então ter o retorno de todo esse esforço, por meio desse prêmio, é gratificante”, ressaltou.

No Prêmio AESabesp Fenasan/Melhor Estande, a Tigre foi agraciada como uma das vencedoras. “Este ano nós viemos com estande bem focado na sustentabilidade e estivemos alinhados com a AESabesp. O plano de comunicação do grupo Tigre é justamente o cuidado com a água. Estamos muito felizes com o prêmio!”, comemorou Viviane Zanelato Moraes, gerente de Marketing e Administração de Vendas da empresa.

Confira o álbum de fotos do evento

Leia também: 

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: veja como foi o primeiro dia 

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: veja como foi o segundo dia do evento

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: veja como foi o terceiro dia do evento

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria