Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

Campeonato de Operadores: um dos destaques da Fenasan 2023

Compartilhar:

O 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023, o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, contempla o Campeonato de Operadores da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Desde 2018, a empresa realiza o campeonato, que é composto por provas que buscam representar atividades cotidianas do saneamento em diversas áreas de atuação: manutenção, operação de sistemas, ensaios laboratoriais e atendimento ao cliente. 

A disputa é destinada a empregados que ocupam as carreiras operacional e técnica e é aberta à participação de colaboradores de prestadoras de serviço na prova de atendimento ao cliente.

O Campeonato tem o objetivo de integrar e reconhecer os profissionais da operação e atendimento aos clientes de toda a empresa por suas melhores habilidades, disseminar as melhores práticas, compartilhar conhecimentos, valorizar as pessoas e demonstrar ao público o grau de excelência dos serviços prestados pelos empregados da Sabesp e suas contratadas.

Disputando pelo quinto ano, Marcelo Pereira faz parte dos coordenadores do Campeonato de Operadores na Fenasan 2023. Ele comenta a importância da AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) na competição e como as provas cresceram desde seu início em 2018.

Acirrada entre seus participantes, a cada edição aumenta o número de provas e concorrentes, assim como o nível de dificuldade e complexidade das provas, exigindo o aprimoramento constante não só dos competidores, mas também das comissões organizadoras (técnica, administrativa e comunicação) e dos juízes de prova. A arena do Campeonato é um dos grandes destaques da Fenasan, movimentando e atraindo a atenção do público, que inclui os congressistas do Encontro Técnico AESabesp.

As provas do Campeonato de Operadores representam as principais áreas de atuação da Sabesp e esse ano são 9 categorias:

Jar Test – mostra o grande conhecimento técnico dos profissionais que atuam nos laboratórios de controle sanitário.

Ensaio de Demanda Química de Oxigênio (DQO) – demonstra as técnicas para assegurar o tratamento da água realizado nos laboratórios de controle sanitário e estações de tratamento.

Ligação de água com PEAD por Eletrofusão – prova que mostra a redução de perda de água por vazamentos não visíveis.

Manutenção em Conjunto Eletromecânico – a performance dos sistemas de tratamento e demais instalações operacionais depende das manutenções preventivas, preditivas e corretivas.

Instalação e Ajuste em Válvula Redutora de Pressão (VRP) Automatizada – o refinamento técnico dos profissionais que atuam com a pitometria aliado à automação.

Ensaio Metrológico Portátil – nesta prova os competidores podem demonstrar toda habilidade nas aferições para garantir a correta medição de consumo.

Segurança em Espaços Confinados – essa prova simula o trabalho confinado para explorar a habilidade das equipes de operação em atuar com adequada segurança.

Operação de Equipamentos Automotivos – nesta prova mostra o trabalho em equipe integrado ao conhecimento na utilização dos equipamentos pesados como retroescavadeira e guindastes.

Atendimento ao Cliente – por meio dele que a Sabesp se relaciona com seus clientes e presta uma gama de serviços comerciais e operacionais de forma presencial, telefônica ou virtual, o que impacta diretamente na imagem da Companhia.

Natália Maximo, da Sabesp de Tapiraí/SP, é técnica em sistema de saneamento e uma das competidoras na prova de Jar Test. “Fui classificada pelo segundo ano consecutivo para participar no Campeonato e é sempre gratificante essa experiência com todos os concorrentes e profissionais do setor”, celebra.

O Campeonato apresenta benefícios como compartilhar conhecimentos, experiências, fomentar a inovação e o desenvolvimento de técnicas que aumentam a eficiência na operação, além de reconhecer, destacando e premiando os profissionais por suas habilidades técnicas. 

Abertura do Campeonato de Operadores 

Dando início às atividades, a abertura do Campeonato de Operadores na Fenasan 2023, na última terça-feira, 3 de outubro, foi feita pelo diretor de Operação e Manutenção da Sabesp, Roberval Tavares de Souza. Também participaram o presidente da AESabesp, Luciomar Santos Werneck, e os diretores Helieder Zanelli Rosa (Inovações e da Fenasan 2023) e Agostinho Geraldes (Técnico e do 34º Encontro Técnico AESabesp).

Para mais notícias sobre o evento, acesse aqui.

Confira o álbum de fotos do evento

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria