Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

34º Encontro Técnico/Fenasan 2023: mesa discute necessidade de interdisciplinaridade na formação acadêmica de prestadores de serviços públicos de saneamento 

A interdisciplinaridade no ensino de pós-graduação de profissionais de saneamento gerou debate entre especialistas durante o maior evento de saneamento ambiental da América Latina. 

Compartilhar:

Seguindo o sucesso do primeiro dia do evento, o 34º Encontro Técnico e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) 2023 continuou discutindo temas essenciais para o saneamento no país, nesta quarta-feira, 4 de outubro. Ester Feche, diretora Socioambiental de Cultural da AESabesp, foi responsável pela coordenação da mesa redonda sobre “Interdisciplinaridade na Formação Acadêmica para Prestadores de Serviços Públicos de Saneamento nas Pós-Graduações”.

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e acontece até esta quinta (5), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Promovendo um diálogo entre a academia e a prática, a discussão contou com um time de especialistas moderados pela diretora de Gente e Gestão Corporativa da Sabesp, Sabrina de Menezes Correa Furstenau Sabino. A mesa teve como objetivo debater as formas como a interdisciplinaridade pode enriquecer a formação de profissionais que atuam nos serviços públicos de saneamento, integrando conhecimentos da engenharia, do direito, da economia, do urbanismo e de diversas outras áreas.

Dando início à discussão, Marcos Perez, associado do Departamento de Direito do Estado e Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FDUSP, chamou a atenção para algumas questões que levantam dúvidas no novo Marco Legal do Saneamento. Embora traga propostas de transformação, Perez afirma que a interpretação correta do documento é essencial. “Sem isso a gente não vai conseguir chegar nos objetivos, então esse é o desafio. É um desafio pro pessoal da área jurídica, mas também pro pessoal da administração, da economia, da engenharia e de todas as áreas do conhecimento que colaboram no sentido da execução do serviço de saneamento”, concluiu. O professor também discorreu sobre o tema no livro “Desafios da Nova Regulação do Saneamento no Brasil”.

Eduardo Meirelles, professor do mestrado profissional do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (PROFNIT) da Universidade do Estado de Minas Gerais, também marcou presença na mesa e frisou a relevância de programas de especialização com sede em diversos pontos do país. “A essência é o impacto social. Então a ideia é que a gente tenha impacto em vários lugares, por isso o PROFNIT está distribuído em quase todo o tecido social. É a ligação entre a universidade, a empresa e iniciativas de governo para viabilizar as políticas públicas”, explicou.  

Do Instituto Superior Técnico de Lisboa, da Universidade de Lisboa, Rui Cunha Marques completou o time de especialistas da mesa, levantando pontos importantes sobre a valorização da interdisciplinaridade na formação acadêmica de prestadores de serviço público. Marques defendeu a atualização do ensino relacionado ao saneamento, engenharia e meio ambiente, para que acompanhe as mudanças climáticas e avanços tecnológicos. “Uma boa governança é fundamental”, concluiu. 

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina: 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023 é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e acontece até esta quinta (5), no Expo Center Norte, em São Paulo. Para mais notícias sobre o evento, acesse aqui.

Confira o álbum de fotos do evento

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria