Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: painel aborda percepções de especialistas e sanitaristas sobre panorama de inovação no saneamento 

O painel também discutiu os resultados de estudo realizado sobre a percepção das prioridades de inovação no setor.

Compartilhar:

O segundo dia do 34º Encontro Técnico e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan) 2023 teve, nesta quarta-feira, 4 de outubro, um painel sobre o panorama sobre inovação no setor de saneamento no Brasil e as percepções de especialistas e sanitaristas. A coordenação é da diretora de Relações com o Setor de Saneamento da SBGC, Marcia Regina Barbosa Aires, e Olavo Sachs, coordenador da Associação dos Engenheiros da Sabesp.

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e acontece até esta quinta (5), no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com o objetivo de iniciar uma conversa sobre a inovação no setor, o painel repercutiu e discutiu os resultados do estudo realizado sobre a percepção das prioridades de inovação em saneamento, para os próximos anos, com foco no grau de criticidade de cada demanda de inovação. Iniciativa do Fórum de Gestão do Conhecimento e Inovação em Saneamento, o estudo é composto por representantes de equipes de inovação de empresas públicas, privadas e de economia mista de saneamento, bem como membros de associações do setor, trabalho coordenado por Márcia Regina Barbosa Aires, que moderou o debate.

Ela deu início à discussão com a Coordenadora de Inovação Corporativa da SBGC, Denise Pithan, que apresentou a pesquisa/sondagem exploratória sobre Inovação no Setor de Saneamento. “É um grande prazer dividir o resultado dessa pesquisa feita em conjunto com várias empresas,” expressou Pithan sobre o trabalho colaborativo com diversas organizações de saneamento. “Sentimos a necessidade de entender um pouco mais sobre a percepção das dores que os sanitaristas e especialistas percebem sobre o que é demanda para os próximos anos”, completou. 

Klaus Paz, gestor de inovação na AEGEA Saneamento, deu seguimento ao assunto e apresentou os 10 temas prioritários que necessitam de inovações nos próximos cinco anos mapeados pela pesquisa. Dentre os tópicos, foram destacadas as categorias de tratamento de água e esgoto, distribuição e coleta, eficiência energética e recursos hídricos. “A busca por eficiência e por implantação de inovações não se faz somente com tecnologia”, alertou o gestor, que apontou que a influência das pessoas nesses processos também é essencial. 

Ao final, os palestrantes disponibilizaram a pesquisa para o público, a fim de inspirar os interessados a explorar novas maneiras de elevar o setor de saneamento a novos patamares de cobertura e qualidade de serviço, bem como orientar futuros projetos e pesquisas de desenvolvimento no país.

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina: 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023 é uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e acontece até esta quinta (5), no Expo Center Norte, em São Paulo. Para mais notícias sobre o evento, acesse aqui.

Confira o álbum de fotos do evento

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria