Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

Com grande público, 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 é aberto reforçando agenda propositiva

Objetivo desta edição do maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina edição, que começou nesta terça (3), no Expo Center Norte/SP,  é consolidar o papel do saneamento ambiental na globalização do desenvolvimento sustentável.

Compartilhar:

Reunindo alguns dos mais importantes atores do saneamento e do meio ambiente da América Latina e com auditório lotado, foi aberto nesta terça-feira, 3 de outubro, o 34º Encontro Técnico AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e a Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo. Nesta edição, os eventos acontecem integrados à Waste Expo Brasil, feira de resíduos sólidos, marcando o início de uma parceria para o desenvolvimento sustentável do setor. 

Estiveram presentes na solenidade Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) — representando o governo de São Paulo, Aline Cardoso, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo — representando a Prefeitura de São Paulo, os deputados federais Vinícius Carvalho (REP-SP) e Fernando Marangoni (UB-SP), Bruno D’Abadia, diretor de Regulação e Novos Negócios da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo — representando o presidente André  Salcedo;  Luciomar Santos Werneck, presidente da AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), e Jesus Norberto Gomes, presidente da Waste Expo Brasil.   

Promovida pela AESabesp até esta quinta (5), a edição traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, que permeará as discussões das mesas redondas e painéis. 

Luciomar Werneck deu as boas-vindas aos convidados, destacando a realização conjunta com a Waste Expo e a importância de dar continuidade à missão da AESabesp, consolidando a cultura da sustentabilidade em todo o país, ampliando os horizontes da entidade por meio de parcerias internacionais.

“Temos questões prementes que rondam todo o setor de saneamento, representados pelos eventos extremos e seus impactos climáticos. Em 2014 e 2015, vivenciamos uma forte crise hídrica em função da seca. Este evento aconteceu simultaneamente em várias partes do mundo: Europa, América do Norte e do Sul e Ásia. Muitos aprendizados e inovações surgiram desta crise, embora, em algumas regiões, ela ainda persista. Mais recentemente, vivemos e estamos vivendo problemas com fortes chuvas na Região Serrana do Rio, no litoral norte de São Paulo, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em algumas regiões do Nordeste brasileiro. Testemunhamos em todos estes momentos, grandes demonstrações de solidariedade, algo constante entre os brasileiros. Porém, necessitamos de mais e os profissionais do setor de saneamento e meio ambiente estão atentos a isso”, ressaltou o presidente da AESabesp.

Ele comentou também que os acontecimentos foram responsáveis por avançarmos em previsibilidade, o que permite alertar a população, porém, ainda há pouco atuação nas causas e mais na reparação das consequências. “Para ajudar nas soluções e ações pontuais, a AESabesp atua alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles são os pontos-chave deste encontro. Todos os 17 ODS estão contemplados de alguma forma no trabalho da associação e na organização deste evento”, destacou Werneck.

O presidente citou ainda exemplos, como o trabalho em torno do ODS 6 – Água Potável e Saneamento, que para concretizá-lo passa pelos demais, o ODS 17 – Parcerias e meios de implementação, e a parceria com a Waste Expo Brasil. Ele destacou também o ODS 1 – Erradicação da pobreza, em parceria com a empresa Pieralisi, pela dignidade da mulher, num projeto intitulado “Pobreza Menstrual: uma causa sanitária, de educação e de saúde”. “Por isso estamos aqui nesses três dias. Quem sabe não teremos aqui uma solução ainda não pensada, ou melhoremos alguma que aprendemos no passado?”, salientou.

Recorde de trabalhos e expositores

O presidente da AESabesp comemorou os novos recordes do evento. “A exposição conta com 280 empresas presentes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do setor e o aquecimento do mercado, e o ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura. Mais uma vez tivemos um número recorde de inscrições de trabalhos técnicos, o que nos estimula a continuar promovendo o compartilhamento de conhecimento qualificado e experiências, sempre em parcerias com as universidades no Brasil e em outros países, como a Universidade Lusófona, em Portugal, na busca pela excelência e pela valorização de nossos talentos. O objetivo é ser referência internacional como estimuladora de inovação, capacitação profissional, educação e disseminação de conhecimento e tecnologia em Saneamento Ambiental”, pontuou Werneck.

Há 37 anos trabalhando pelo saneamento ambiental, pela saúde e pela qualidade de vida dos cidadãos, a AESabesp  mostra que sua atuação tem sido pautada em valores, como comprometimento com os interesses associativos, gestão técnica independente, responsabilidade socioambiental e governança (ESG) e inovação. “Temos que nos conscientizar de que saneamento se faz com pessoas e para pessoas. Saneamento é saúde pública preventiva. Saúde, direito constitucional. Direito de todas as classes sociais, de todas as regiões do país, urbana ou rural. É uma função social. Somos todos responsáveis pelos impactos que geramos, positiva ou negativamente”, declarou o presidente da AESabesp.

Werneck comentou as ações que serão destaques nesta edição, entre elas o Museu Água, uma realização da AESabesp para a cidade de São Paulo e para o Brasil. “Trata-se de grande oportunidade de desenvolver nas pessoas alguns de nossos valores: a responsabilidade social e a promoção da cultura da sustentabilidade”, frisou o presidente, informando que durante a Fenasan está sendo apresentado o Espaço do Museu Água, aberto para visitação de todos junto ao estande da AESabesp. Desejando um bom evento a todos, ele finalizou o discurso inaugural ressaltando a importância da união pela melhoria do saneamento em nosso país. “Vamos rumo à universalização, reduzindo impactos climáticos e promovendo um desenvolvimento sustentável”, comemorou.

Já o presidente da Waste Expo Brasil, Jesus Norberto Gomes, destacou a concretização da parceria com a AESabesp, que começou em 2017. “É uma grande conquista. Estamos dando esse primeiro passo para consolidar um evento desta magnitude a exemplo do que já acontece na Europa, América do Norte e Ásia há mais de 100 anos. A realização conjunta desta edição demonstra a construção de novas perspectivas para o Brasil”, analisou.

Trabalho em sinergia

O deputado federal Fernando Marangoni (UB-SP), presidente das Frentes Parlamentares do Saneamento Básico, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Resíduos Sólidos Urbanos, enfatizou que o fenômeno dos resíduos sólidos é hoje um dos maiores desafios da nossa geração, não só pela sua grandeza, mas por sua ligação com as questões ambientais, climáticas e de saúde. “Todos sabemos que a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos são a chave para o desenvolvimento sustentável do nosso país e do nosso planeta”, avaliou o parlamentar.

Ele descreveu um breve panorama do setor de resíduos sólidos, arcabouços legislativos e ações que estão sendo feitas e que precisam ser implementadas para a sua gestão. “Precisamos urgente de iniciativas estratégicas em políticas públicas e mais eficientes que fomentem a economia verde. É urgente que o país busque iniciativas para melhorar esse setor priorizando sempre o trabalho em parceria de todos os envolvidos e contemplando todas as agendas importantes para este propósito”, acentuou Marangoni.

Buscar o trabalho em sinergia para alcançar os objetivos das cadeias de saneamento e resíduos foi o conselho do deputado federal Vinícius Carvalho (REP-SP). “Não existe aquele setor que é mais importante. Todos se interligam e devem ser trabalhados de forma a atender a sua função social que é cuidar das pessoas”, destacou, lembrando também da importância da educação de base para que a mudança da cultura ambiental seja efetiva. “Sinergia é a palavra chave para que todas as pastas presentes neste evento alcancem os resultados almejados”, analisou o deputado.

Bruno Abadia, que representou o presidente da Sabesp, enfatizou a importância do evento fazendo uma referência de que o desafio do saneamento ambiental não é conhecido só por conta do Novo Marco Legal, mas que ele trouxe o assunto de novo para a pauta nacional e provocou sua discussão em todas as instâncias e esferas. O executivo apresentou algumas considerações sobre o trabalho da Sabesp, reforçando o compromisso da companhia com a sociedade. “Os desafios do setor são imensos e esse encontro pontua o compromisso da Sabesp em atuar junto com os seus pares pelo saneamento paulista, brasileiro e além das fronteiras do Brasil. É um desafio social que, nós da Sabesp, temos muito orgulho de estarmos inseridos e atuando de forma crescente e colaborativa com todos os demais agentes da iniciativa pública e privada para levar o saneamento para todas as pessoas desse país”, observou Abadia.

Para finalizar a cerimônia de abertura, Aline Cardoso, secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, e o secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, destacaram o trabalho de toda a equipe ligada ao setor, que reúne Rodrigo Ravena, secretário do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini, secretário Municipal de Mudanças Climáticas, Osmario Ferreira, secretário executivo de Limpeza Urbana, e João Manoel da Costa Neto, diretor presidente da SP Regula. 

Aline apresentou um panorama das ações desenvolvidas por todas as secretarias e que visam melhorar o saneamento e o meio ambiente da cidade de São Paulo. “As gestões de saneamento e resíduos devem andar de mãos dadas para o enfrentamento dos desafios e aplicação das soluções em prol da sustentabilidade global”, declarou a secretária.

O Brasil precisa inovar e elaborar propostas que mostrem ao mundo que a conciliação das preocupações e a busca das resoluções nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais é possível. Para isso, a cooperação, as parcerias e as soluções conjuntas são o caminho para alcançarmos a universalização. Essa foi a conclusão que as autoridades deixaram como mensagem neste primeiro dia do 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023. Todos priorizaram a importância do trabalho conjunto e o apoio da sociedade para que os resultados almejados em prol da universalização atinjam os resultados necessários.

A cerimônia de abertura foi seguida pelo desenlace da fita simbólica para inaugurar a 34ª edição do Encontro Técnico AESabesp, da Fenasan 2023 e da Waste Expo. Os eventos acontecem até a quinta-feira (05).

A cerimônia de abertura contou com apresentação do Coral da Associação Sabesp.

 Para mais informações sobre a edição, acesse fenasan.com.br.

Confira o álbum de fotos do evento

Confira o álbum de fotos do evento.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria