Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

AESabesp lança Instituto e Escola visando projetos culturais, educativos e profissionalizantes sobre água e saneamento

O Instituto Água e a ENASAN – Escola Nacional de Saneamento – foram lançados no primeiro dia do 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023, nesta terça (3)

Compartilhar:

Estrategicamente estruturando projetos para os objetivos ESG (Environmental, Social and Governance) definidos em seu planejamento, a AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp) lançou duas iniciativas no primeiro dia do 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023: a ENASAN (Escola Nacional de Saneamento) e o Instituto Água. A apresentação foi realizada no estande da AESabesp, realizadora do maior evento de saneamento ambiental da América Latina, com presença de membros da Diretoria da entidade: o presidente Luciomar Santos Werneck; Ester Feche (Socioambiental e Cultural); Agostinho Geraldes (Técnico); Maria Aparecida Silva de Paula (Social); e Eduardo Bronzatti Morelli (Polos).

ENASAN – Escola Nacional de Saneamento

De acordo com Ester Feche, que também  é pós-doutoranda do Centro de Síntese Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados – IEA da Universidade de São Paulo (USP), a ENASAN tem a proposta de oferecer capacitações especializadas no contexto da engenharia e fortalecer o profissional do setor que atua nas necessidades das eficiências técnicas.

“Nesse sentido, nós procuramos estruturar projetos para líderes e encarregados, para médio e alta gerência e parcerias com universidades para elaborar uma grade com os principais temas da engenharia que hoje são fundamentais para os profissionais do setor”, esclarece Ester. Ela explica que o mercado tem uma oferta ampla de cursos de saneamento, mas no contexto técnico falta mais especificações. “Com a ENASAN, queremos proporcionar essa demanda”, avaliou.

Instituto Água

A concepção do Instituto Água integra o Museu Água de São Paulo, iniciativa da entidade que pretende estimular o interesse da população pela história do saneamento e sobre a importância da água e do meio ambiente.

São projetos educativos que abranjam temas de interesse do setor de águas e saneamento básico e iniciativas educacionais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), que integram a Agenda 2030 da ONU – Organização das Nações Unidas.

“A criação do instituto tem o objetivo de desenvolver trabalhos específicos sobre temas complexos do setor de saneamento e interdisciplinares”, explicou Ester Feche.

O projeto conta com integração de diversos profissionais: Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp e coordenadora do Museu Água; Agostinho Geraldes, diretor técnico; Olavo Sachs, coordenador da Comissão Organizadora do 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023; Luciomar Santos Werneck, presidente da Associação; e Maria Aparecida Silva de Paula, diretora Social e mentora do Projeto Ecoeventus®, iniciativa sustentável da Fenasan.

Confira o álbum de fotos do 33º Encontro Técnico/ Fenasan 2023.

Confira o álbum de fotos do evento.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria