Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

34º Encontro Técnico/Fenasan 2023: Momento Corporativo tem palestras sobre saneamento sustentável, tecnologias e inovações para tratamento de água e esgoto

No primeiro dia de palestras especiais com expositoras o evento recebeu apresentações de representantes da Saint-Gobain, Bently, Vogelsang, SWAN, S3 e Veolia.

Compartilhar:

O espaço Momento Corporativo do primeiro dia do 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023, nesta terça-feira, 3 de outubro, contou com palestras das empresas Saint-Gobain, Bently, Vogelsang, SWAN, S3 e Veolia. Na oportunidade, especialistas falaram sobre saneamento sustentável, tecnologias digitais e soluções inovadoras para tratamento de água e esgoto.

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp, acontece até quinta-feira (6), com visitação integrada à Waste Expo Brasil, feira de resíduos sólidos, que ocorre simultaneamente à Fenasan.

Confira os temas apresentados no primeiro dia do Momento Corporativo:

Daniel Silas Cardoso Pinto, gerente técnico da Saint-Gobain, aprofundou o o tema “Revolucionando o Saneamento com Inovação Estratégica para Processos com Impacto Sustentável”.

O palestrante abordou os desafios e oportunidades no saneamento e tratamento de água, ressaltando a conexão com a saúde pública. Destacou os avanços visando eficiência e sustentabilidade, com ênfase na estratégia de diagnóstico remoto para equipamentos essenciais, utilizando tecnologia para aprimorar a manutenção preventiva e reforçar a confiabilidade operacional.

“Fato ou Ficção: Por que o uso de soluções digitais inovadoras pode enfrentar de frente os desafios da água e do saneamento”. Este foi o tema da palestra ministrada por  Frank Braunschweig, diretor de Gerenciamento de Produtos da Bentley.

Os avanços digitais são a resposta que conecta pessoas e soluções para entender melhor as águas subterrâneas e superficiais e para planejar, projetar, construir e operar infraestruturas de água, esgoto e águas pluviais mais eficientes e resilientes. Mas nem todas as soluções são adequadas devido à falta de financiamento, restrições de tempo, limitações de tecnologia e mão de obra. A sessão abordou como os serviços públicos podem superar desafios de água e saneamento com as soluções de gêmeos digitais da Bentley para garantir serviços seguros e confiáveis.


Ademir Albernas, gerente de Negócios da Vogelsang, ministrou a palestra “Trituradores – Uma alternativa inteligente para o pré-tratamento de esgoto”.

Difundida globalmente, a tecnologia de trituradores de duplo-eixo tem se tornado uma realidade no Brasil, sendo uma alternativa eficiente para a proteção de bombas e outros sistemas no tratamento de esgoto, proporcionando economia significativa com custos de manutenção e de operação em estações elevatórias. Lider mundial em tecnologia, a alemã Vogelsang tem sido um agente importante na mudança desse paradigma no Brasil, com projetos relevantes já em operação na GS Inima e Sabesp, além de outros projetos em fase de implementação e desenvolvimento.

Herculano Alvarez, gerente nacional de Vendas da Swan, discorreu sobre “Evolução da instrumentação analítica online – Tecnologia e manutenção”

Nesta apresentação, foram destacados alguns exemplos de monitoramento de parâmetros analíticos online, demonstrando a evolução de seus princípios de funcionamento, proporcionando redução de custos operacionais.

José Bosco Fernandes de Castro, sócio da S3 abordou o tema “Software de gestão de Engenharia de Operação para sistemas de saneamento básico – Smart Sanitation System”

O S3 Smart Sanitation System e um sistema de coleta de dados, baseado em “cloud system”, realizando monitoramento, emissão automática de diagnósticos, indicadores e relatórios de engenharia de operação aplicados a todas as unidades dos sistemas de abastecimento de água – captação, poços, adução, tratamento e distribuição, e sistemas de esgotamento sanitário – coleta, afastamento e tratamento (públicos ou privados) aplicável ao processos e/ou sistemas unitários e integrados de qualquer porte.

“Saneamento sustentável: performance e circularidade”. 

Bruno Muehlbauer, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Veolia,  falou sobre como trazer novas tecnologias e sistemas digitais para o saneamento que garantam uma gestão de águas e efluentes mais sustentável? A empresa trouxe o case das Biofactorias (ou Biofábricas), centros de tratamento de água e esgoto com modelos circulares, onde se produz recursos valiosos provenientes de fonte considerada descarte. Essa solução associa processos eficientes com o uso e otimização de tecnologia, através da auto suficiência energética, reutilização da água e recuperação dos resíduos, impulsionando o desenvolvimento econômico das cidades e indústrias, sem impacto no meio ambiente.

Confira o álbum de fotos do evento.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria