Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

Fenasan 2023: Projeto Ecoeventus® premiará práticas ESG/ODS das empresas expositoras

O objetivo da iniciativa é fomentar e identificar ações que minimizem os impactos ambientais, estruturadas no Ecoeventus® para o segmento de eventos. Uma das novidades desta edição é a ampliação do reconhecimento nas categorias Melhor Estande e Inovação Tecnológica. Foto arquivo Fenasan 2022.

Compartilhar:

Pelo segundo ano, a Associação dos Engenheiros da Sabesp, por meio da Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), irá premiar as empresas expositoras/investidoras que apresentarem em seus processos praticas de ESG (do inglês Environmetal, Sócial e Governance) de ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU. Desta maneira a AESabesp e as empresas expositoras vão apresentar como aplicaram práticas que contribuem com a sustentabilidade dos seus negócios em sintonia com as urgências globais.

A Fenasan 2023 acontecerá juntamente com o 34º Encontro Técnico AESabesp entre os dias 3 e 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Juntos, os eventos são o maior evento mercadológico do setor de saneamento e meio ambiente da América Latina.

O objetivo da premiação é fomentar e identificar ações que minimizem os impactos ambientais, estruturadas no Ecoeventus® para o segmento eventos durante a Fenasan.

A coordenação do projeto é realizada por Maria Aparecida de Paula, diretora Social da AESabesp, em parceria com a Diretoria Socioambiental, coordenada por Ester Feche Guimarães, e a Diretoria de Inovações, liderada por Helieder Zanelli, além de Agostinho Geraldes, diretor Técnico da entidade.

O prêmio foi estruturado modularmente com base na família ISO (ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001, ABNT NBR ISO 45001 e ABNT NBR ISO 14064) e também com os requisitos de prêmios como o PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento e Prêmio Polícia Militar da Qualidade.

Novidades de 2023

Na 13ª edição do prêmio, serão mensuradas as práticas de sustentabilidade por meio de relatórios auto-declaratórios com preenchimento de formulários eletrônicos. Somente são elegíveis a participarem do prêmio as empresas investidoras da Fenasan 2023. As empresas inscritas deverão evidenciar em seus processos a adesão às práticas ESG/ODS nos últimos 12 meses, selecionando os critérios: Ambiental, Social e Governança.

“Entre as novidades deste ano, destacamos a ampliação do prêmio para expositores nos critérios Melhor Estande e Inovação Tecnológica. Desta forma, as empresas terão 16 oportunidades para serem reconhecidas”, explica Maria Aparecida.

“A seleção das melhores práticas a serem apresentadas ocorrerá em duas etapas: relatórios auto declaratórios para as empresas que se candidatarem aos prêmios do ESG ou ASG e visitas presenciais para os critérios Melhor Estande e Inovação Tecnológica. A avaliação será feita por profissionais do mercado que já implantam e/ou avaliam organizações certificadas na família ISO (ABNT NBR ISO 9001, ABNT NBR ISO 14001, entre outras), prêmios como o PPQG – Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento e Prêmio Polícia Militar da Qualidade e especialistas em ODS”, detalha também.

Com a volta dos critérios do prêmio “Melhor Estande” e “Inovação Tecnológica”, será possível o reconhecimento ao esforço das empresas em manterem seus processos aderentes às exigências do mercado.

Assim, cada empresa deverá selecionar os critérios, dentre os abaixo, em que tem interesse em concorrer e preencher os respectivos formulários eletrônicos, cujos links estão publicados no site. A empresa poderá selecionar um ou mais critérios a que irá concorrer.

A diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp, Ester Feche Guimarães, ressalta que o objetivo da premiação é incentivar toda a cadeia de suprimentos nas práticas de sustentabilidade. “A intenção é promover, de forma voluntária, o engajamento, de forma que o usuário final saiba que não só o prestador de serviço público está comprometido com práticas sociais, ambientais e de governança, mas toda a cadeia de suprimentos do setor. Por essa razão, temos trabalhado os expositores, tanto em cursos quanto em premiações”, afirma.

Os prêmios serão concedidos conforme abaixo (critérios e quantidade):

  • Ambiental – 3 prêmios
  • Social – 3 prêmios
  • Governança – 3 prêmios
  • Inovação Tecnológica – 3 prêmios
  • Melhor Estande – 3 prêmios

Além disso, a empresa que tiver a maior pontuação no conjunto dos critérios será reconhecida pela organização como Destaque Fenasan da edição 2023 (1 prêmio). Serão concedidos um total de 16 prêmios.

Para cada critério acima relacionado, serão reconhecidas 3 empresas, uma para cada porte (pequena, média e grande) de acordo com classificação do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento: clique aqui.

+ Prêmios

“Neste ano, a Associação dos Engenheiros da Sabesp ampliou o reconhecimento de prêmios. Para os autores de trabalhos técnicos, teremos o tão esperado prêmio para as superintendências da Sabesp que mais apresentarão trabalhos, além do tradicional Prêmio para os Jovens Profissionais e Melhores Trabalhos Técnicos. Serão três prêmios para os autores que se destacarem em suas apresentações nos dias 3, 4 e 5 de outubro”, conta Maria Aparecida de Paula.

“A competição do Prêmio de Jovens Profissionais, em sua 10ª edição, foi acirrada, com 19 trabalhos de alto nível classificando para a etapa final 8 finalistas para a apresentação na banca de avaliadores”, complementa.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria