Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

34° Encontro Técnico: AESabesp sorteia inscrições entre alunos da Universidade de Guarulhos

Foram três estudantes contemplados durante evento na UNG, com presença do presidente Luciomar Werneck, para participar do Congresso, que acontecerá juntamente com a Fenasan 2023, de 03 a 5 de outubro no Expo Center Norte/SP.

Compartilhar:

A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp contemplou três estudantes da Universidade de Guarulhos (UNG) com inscrições gratuitas para o 34º Encontro Técnico  (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que acontecerá no Expo Center Norte/SP,  de 3 a 5 de outubro, juntamente com a Fenasan 2023 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente). 

O sorteio aconteceu durante o Seminário “Dia Mundial da Água – Acelerando Mudanças”, promovido pela UNG, por meio dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Química, no dia 4 de abril, em alusão ao Dia Mundial da Água (celebrado em 22 de março). 

Na ocasião, o presidente da AESabesp, Luciomar Santos Werneck, fez uma apresentação sobre o Museu Água, uma iniciativa da entidade para a cidade de São Paulo e para o Brasil. Também presente no evento, Uladyr Naime, presidente da ASEC Cetesb – Associação dos Engenheiros e Especialistas da Cetesb e do Meio Ambiente, abordou o tema Qualidade das Águas no Estado de São Paulo (leia mais aqui). O sorteio foi realizado após as apresentações.

Um dos sorteados foi Gustavo Filgueiras Pinheiro, estudante do 7° semestre de Ciências Biológicas e manipulador farmacêutico. “Uma das partes mais importantes do evento foi ter ganho essa inscrição para o 34° Encontro Técnico AESabesp. Tive o privilégio de ser sorteado e agradeço muito porque tenho certeza que vai me ajudar muito na minha formação, visto que faço iniciação científica e TCC relacionado à poluição atmosférica e à qualidade da água”, celebra Gustavo. “Eu sempre acesso a plataforma da Cetesb para consultar os relatórios e ficar por dentro dos assuntos. Poder participar do Encontro Técnico será uma experiência, que irá contribuir para a minha formação profissional”, enfatiza o estudante. Ele comentou também que a palestra de Luciomar Werneck foi esclarecedora porque ainda não sabia da existência da iniciativa do Museu Água. 

Gerson Moreira Gomes, que é  funcionário público da área da Segurança Pública e estudante do 9°período do curso de Engenharia Elétrica, foi outro ganhador do sorteio.  “Me sinto sortudo por ser agraciado com a inscrição do 34° Encontro Técnico AESabesp. Acredito que lá terei a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre saneamento, além de poder ver as melhores tecnologias disponíveis no mercado”, diz Gerson. 

O estudante também falou sobre as apresentações da AESabesp e da Cetesb que assistiu. “Conhecer um pouco da história da água de São Paulo e saber que existem pessoas e instituições que se preocupam com os recursos hídricos é maravilhoso”, diz Gerson sobre a palestra e afirma que a expectativa é grande para conhecer o futuro Museu Água de SP. “Quanto à Cetesb, fiquei impressionado com a importância da existência da instituição e os serviços prestados. É bom saber que temos uma instituição que fiscaliza a qualidade das águas, bem como age ativamente na prevenção da poluição”, salienta.

Filipe da Silva também foi contemplado com uma inscrição para o encontro técnico AESabesp, que junto com a Fenasan forma o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina. Ele cursa o 3º semestre de Engenharia Química. “O simples fato de ter sido sorteado para algo do tipo é maravilhoso. Espero aprender mais neste encontro”, diz. 

Em relação à palestra sobre a qualidade das águas, Filipe diz que esta foi apresentada de maneira interessante. “Deu para ter uma noção do que a Sabesp faz no tratamento de água, a exemplo do monitoramento das águas dos litorais, da importância de não “abandonar um poço descoberto para não poluir a água de lá, a classificação de água própria e imprópria das praias e por que não se deve nadar em praias com a bandeira vermelha, cuidados ao extrair água de aquíferos para não afetar a geografia. Foi uma palestra muito educativa”, conclui. 

O jovem afirma que achou muito interessante participar do seminário e que a palestra sobre a Sabesp foi muito importante e educativa para conhecer o trabalho da companhia no tratamento e monitoramento da água.  Ele também contou a sua alegria de poder participar do 34° Encontro Técnico AESabesp.

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023
Esta edição do Encontro Técnico  (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) terá como tema central “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”. A Fenasan 2023 terá visitação integrada à Waste Expo Brasil, feira de resíduos sólidos, que ocorrerá simultaneamente à Feira.

Trabalhos técnicos – envio até 29 de maio

Os trabalhos técnicos representam uma grande oportunidade para exposição e visibilidade dos projetos de alunos, professores e profissionais do setor. Não há necessidade de ineditismo nos trabalhos, podendo ser encaminhadas monografias do curso do autor ou artigos já inscritos e apresentados em outros eventos, desde que formatados segundo as regras de submissão, disponíveis no site (clique aqui).

Além disso, trabalhos em que os autores tenham idade até 30 anos completos (até 01 de janeiro de 2023) deverão ser de autoria de um único autor para estarem aptos a concorrer também ao Prêmio Jovem Profissional.

Para mais informações, acesse aqui.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria