Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

33º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2022:sucesso de realização, recorde de público e de expositores na retomada presencial

Com número recorde de 230 expositores (100% da área expositiva) e público de 20 mil visitantes, o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina aconteceu no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo/SP, entre os dias 13 e 15 de setembro.

Compartilhar:

Com número recorde de 230 expositores (100% da área expositiva) e público de 20 mil visitantes, o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina aconteceu no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo/SP, entre os dias 13 e 15 de setembro.

O 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, realizado no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), de 13 a 15 de setembro, foi um sucesso de realização e participação de público. Com número recorde de 230 expositores (100% da área expositiva) e público de 20 mil visitantes, o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina marca de forma brilhante a retomada no formato presencial.

Com o tema “Saneamento: prioridade para a vida”, esta edição história do congresso e da feira destacou as melhores práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e o compromisso da AESabesp com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

“O setor de saneamento viveu com este evento um momento único de troca de conhecimento qualificado, promoção de inovação e negócios e união de esforços para que o saneamento avance em nosso país, rumo à universalização. E, de forma emocionante, vivenciamos o reencontro de tantos amigos e colegas de trabalho”, ressalta Luciomar Werneck, presidente da AESabesp.

“Nosso muito obrigado a todas as empresas que estiveram conosco nesta retomada, que acreditam no saneamento brasileiro e que nos ajudam a fazer da Fenasan o polo de inovação e negócios do setor de saneamento e o maior evento de saneamento ambiental da América Latina”, agradece Helieder Zanelli, diretor de Inovações da associação e diretor desta edição da Fenasan.

Números recordes

Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor a alcançar a universalização do saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade. 

O 33º Encontro Técnico AESabesp recebeu 1.073 congressistas e contou com 277 trabalhos submetidos. Além da participação de 22 estados brasileiros, o encontro contou com a presença de representantes de outros 15 países, além do Brasil. Somando-se aos 20 mil participantes que prestigiaram o evento presencialmente, a plataforma virtual contou com 3.591 visitas durante os três dias de evento. Todas as atividades transmitidas ficarão disponíveis na plataforma para os inscritos por 90 dias. 

“Como diretor desta edição do Encontro Técnico AESabesp, não poderia estar mais orgulhoso e satisfeito com tudo o que realizamos nesta retomada presencial. Esta edição bateu recordes de público e de trabalhos técnicos, com salas lotadas e palestrantes e congressistas de todas as partes do Brasil”, ressalta Agostinho Geraldes, que também está à frente da Diretoria Técnica da AESabesp. 

“São números que demonstram o quão ávido o setor está por mais conhecimento e ideias inovadoras. Um evento com alta qualidade técnica e interação, e que certamente fará a diferença para cada congressista que participou. E ainda um momento de troca entre os especialistas que aqui estiveram e um aprendizado contínuo para todos os que ajudaram a construir as mesas redondas e painéis”, completa.

O diretor de Marketing e Comunicação da AESabesp, Tarcísio Nagatani, ressalta as ações de comunicação que conectaram os públicos que participaram do evento e também os não inscritos.

“Durante a pandemia, em que as iniciativas presenciais foram suspensas, a AESabesp manteve-se próxima aos seus associados e público em geral por meio de seus canais (sites, revista, podcasts, newsletters, eventos no YouTube e redes sociais), realizando webinares e encontros sociais. Toda a experiência e as inovações deste período desafiador foram aplicadas com sucesso nesta edição do Encontro Técnico e Fenasan em nossos sites, nas redes sociais e no aplicativo. Isso permitiu ao público participante acompanhar o evento presencialmente no Expo Center Norte – uma experiência indescritível, especialmente pelos reencontros – e pela plataforma digital. E mais do que isso, além da própria vivência evento, ter informações em tempo real de todos as outras atividades que ocorreram e das experiências dos colegas”, ressalta Tarcísio Nagatani, diretor de Marketing e Comunicação da AESabesp.

Nos três dias, cerca de 70 especialistas apresentaram cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. Ao todo, foram 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões. 

A programação contou com temas como “Metas da universalização do novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento”, “Desastres ambientais e impactos na saúde, no meio ambiente e na  qualidade de vida no planeta”, “ESG e modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar”, “Tecnologia: a inovação e o saneamento”, Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica”, e a “Relevância da drenagem pluvial, limpeza urbana e esgoto eficiente no saneamento básico”, entre muitos outros. 

Sucesso da Fenasan 2022 

Com destaque para a projeção internacional e crescimento constante, esta edição trouxe ainda toda a tradição da AESabesp na promoção da Fenasan, feira de negócios com 230 expositores nesta edição e visitação aberta aos profissionais do setor de saneamento e meio ambiente, juntamente com a programação do congresso. 

O público da feira é formado por executivos, técnicos, empresários, estudantes, gestores e pesquisadores de órgãos públicos e privados, acadêmicos e demais interessados no avanço da aplicação dos conhecimentos em saneamento ambiental, resultando numa das visitações mais qualificadas das realizações do setor. 

A Fenasan reúne os principais fabricantes e fornecedores de materiais e serviços para o setor de saneamento. O objetivo é apresentar, promover e demonstrar as principais tecnologias para o desenvolvimento de sistemas de tratamento e abastecimento de água, gestão de águas residuais e resíduos sólidos. 

Edição 2023 

Para a Fenasan 2023, que será em outubro, 71% da área expositiva já está reservada, com 91 empresas. A expectativa é de que o crescimento constante do evento continue nas próximas edições. 

Durante a cerimônia de encerramento do evento foi realizada a entrega dos prêmios desta edição histórica do evento. Confira abaixo:

Prêmio ESG Expositores Fenasan 2022

Categoria Ambiental: AVK, B&F Dias e Hexis Científica. 

Categoria Social: Emec, Pieralisi do Brasil e Digitrol Indústria e Comércio. 

Categoria Governança: Accell Soluções, Saint Gobain e Petrofisa do Brasil

Prêmio de destaque Fenasan 2022

Atlas Copco

9º Prêmio Jovem Profissional.

1º lugar: Letícia Beatriz de Lima

2º lugar: Mateus Silva Proença

3º Lugar: João Miguel Merces Bega 

Troféu AESabesp Superintendência + Encontro Técnico 2022

A premiação é destinada à unidade da Sabesp com o maior número de trabalhos inscritos. 

Vencedora: Unidade Negócio Centro – sob superintendência de Aurélio Fiorindo Filho.

Premiação do Campeonato de Operadores 

Atendimento ao Cliente.

1º lugar: Katia Rosa Pinto de Paula, Geise Gabriela Moraes e Rayssa Prestes Vieira da Silva – Central Telefônica Itapetininga

2º lugar: Andresa Silva Conceição, Erika Quirino de Paula Silva e Thais Galvão Ferreira – Unidade Norte – MN

3º lugar: Dayane Suelen Ramos, Paola Caroline Kunze Ferreira e Amanda Gabriely Mota dos Santos – Unidade Médio Tietê – RM

Operação de Retroescavadeira

1º lugar: João Carlos Munhoz Lázaro (RB)

2º lugar: Silvio Donizete dos Santos (RV)

3º lugar: Reginaldo Aparecido da Silva (RT)

Jar Test

1º lugar: Alessandro Francisco de Oliveira (MO)

2º lugar: Flavio Ribeiro dos Santos (RT)

3º lugar: Benedito Zacarias da Silva (RN)

Instalação e ajuste da Válvula Redutora de Pressão – VRP

1º lugar: Luiz Alex Araujo (MO) e Roger Santana Teixeira (MO)

2º lugar: Alexandre de Souza Lira (MS) e Vandeci Sousa da Costa (MS)

3º  lugar: Benedito Raul Martins (RV) e Luis Fernando dos Santos (RV)

Manutenção em Conjunto Eletromecânica

1º lugar: Joel Leopoldo Costa (RV), Jon Celio Souza Campos (RV) e Gabriel Oliveira Souza (RV)

2º lugar: Robson Duares dos Santos (MM), Rodolfo Rodrigues Geller (MM) e Lucas Nunes (MM)

3º lugar: Reinaldo Cristiano Soares Carvalho (MO), Rodrigo Henrique Biscalchim (MO) e Raphael Alves da Silva (MO)

Ensaio Metrológico Portátil

1º lugar: Marcio Alexandre Zanin (RV)

2º lugar: Regiane Barreira Viana (RV)

3º lugar: Mailson Joaquim de Almeida (MPO)

Espaço Confinado

1º lugar: Claudney Bezerra Cortez (ML) e Valtair Antonio Mateus (ML)

2º lugar: Henrique Freire de Oliveira (MM) e Lucas Santos da Silva (MM)

3º lugar: Edmilson André dos Santos (MA) e Fabio Sales Nogueira (MA)

Ensaios de Esgoto (DQO)

1º lugar: Raquel Aparecida Torres Tomaz – RR

2º lugar: Carlene Santos Lucena (RS)

3º lugar: Kathleen Caroline Ribeiro (ML)

Sobre a AESabesp 

A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp é uma entidade fundada em 15 de setembro de 1986 e nesses 36 anos de existência tem reunido profissionais da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp e do setor de saneamento ambiental, com atendimento voltado à sua excelência, por meio da promoção de incentivos (bolsas de estudos, cursos de especialização e capacitação e demais eventos culturais e sociais) e realização de grandes eventos de fomento à tecnologia, como seus tradicionais Congressos Técnicos e a Fenasan – considerada a maior realização técnica-mercadológica de América Latina. 

AESabesp, há 36 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas. 

Website: https://www.aesabesp.org.br/

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria