Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

Curtas Fenasan 2022

Compartilhar:

Assinatura da parceria entre o Museu Água e o Instituto Mulheres do Saneamento (Musas), visita técnica e lançamento do livro “A história do CSC pioneiro no saneamento brasileiro” foram alguns dos destaques da programação de atividades paralelas desta quarta-feira, 14 de setembro, no 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022. Edição celebra a volta presencial do maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina ao Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP.

Confira

Parceria Museu Água e Instituto  Mulheres do Saneamento  

Um dos destaques da programação paralela do 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022 nesta quarta-feira 14 foi a assinatura da parceria entre o Museu Água de São Paulo, iniciativa da AESabesp, e o Instituto Mulheres do Saneamento (Musas). A atividade aconteceu no estande do Museu na feira.

Pela Associação, assinaram o acordo o presidente Luciomar Santos Werneck, e Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo e membro da coordenação do Museu. Representando o Musas esteve presente a vice-presidente Elizabeth Oliveira.   

“O nosso objetivo é promover o saneamento e a participação feminina, igualdade e, sobretudo, trazer para a sociedade mais informações sobre o setor e discutir assuntos no âmbito da perspectiva da mulher”, enfatizou Elizabeth. “É uma honra estar aqui no Museu Água. Ficamos muito satisfeitos de ser parceiro desta iniciativa e, quem sabe, multiplicar vários Museus Água a partir deste projeto tão lindo. O setor precisa de pessoas lutando e batalhando todos os dias por ele”, frisou.   

“Para nós, é uma honra esta oportunidade de uma parceria desse calibre”, disse Luciomar. “Convidamos todas as mulheres que estiverem próximas a também fazer parte do Instituto Musas para cada vez mais fortalecer o saneamento. A AESabesp tem esses vieses de diversidade, temos nossa diretoria composta por duas mulheres, a Viviana presidindo o Conselho Deliberativo e várias outras que nos ajudam na comissão desta festa que temos aqui hoje”, ressaltou o presidente da entidade. “Tenho certeza que com a visão que elas têm, que é muito ampla, conseguem trazer e agregar muita coisa para o saneamento e para todos nós”, concluiu.  

Lançamento do livro “A história do CSC pioneiro no saneamento brasileiro”

Nesta quarta-feira, 14 de setembro, foi lançado durante a Fenasan 2022 o livro “A história do CSC pioneiro no saneamento brasileiro, de  autoria de Clovis Cerretto Pinto e Valéria M. Monte Alegre Angeli. 

Os autores estiveram presentes no estande da Tigre para uma tarde de autógrafos.  “No livro trazemos informações do centro de serviços compartilhados da diretoria metropolitana da Sabesp, com história, modelo e vantagens e oportunidades”, destacou Valéria. “É uma honra poder participar e lançar a publicação no estande da AESabesp, anfitriã da Fenasan”. 

Clóvis destacou que o projeto de 10 anos se tornou um conceito inovador com várias funções de centro de serviço compartilhado (CSC) dentro da Sabesp. “Podemos compartilhar essa solução de suporte administrativo aplicado em vários segmentos do mercado com o público participante da Fenasan”, disse.

O presidente da AESabesp, Luciomar Santos Werneck, prestigiou o lançamento. Ele explicou que o livro fala sobre como foi formado o primeiro centro de serviço compartilhado a partir da Diretoria Metropolitana da Sabesp. “Isso é muito interessante porque agregou os principais serviços da diretoria para os funcionários e a própria empresa. Deu agilidade para o atendimento às necessidades das unidades e funcionários”, enfatizou.

A obra conta a história de 10 anos do MIS desde sua origem, pioneira no setor de saneamento e ainda raro no setor público. Apresenta as razões que levaram à sua constituição, detalha o projeto de implementação, caracteriza a unidade, explana sobre os desafios superados, traz indicativos das tendências do modelo no mercado, assim como, algumas das possibilidades evolutivas divisadas. A publicação transforma as pessoas e institui uma cultura de prestação de serviços.

Visita Técnica

Foi realizada nesta quarta-feira, 14 de setembro, durante o 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022, uma visita técnica à Central Mecanizada de triagem Carolina de Jesus e “COOPERCAPS”. Nesta atividade, o congressista teve a oportunidade de saber mais sobre a triagem de resíduos recicláveis, diferenciando a separação destes da forma manual e da mecanizada, sendo que esta última atribui uma maior eficiência ao processo e o trabalhador tem o mínimo de contato com esses resíduos.

“O grande diferencial do processo praticado na mega central de resíduo Carolina de Jesus é com relação à utilização de leitores óticos que separam o material por tipo de cor. Outro destaque são as esteiras automatizadas que fazem a separação por dimensão dos resíduos”, ressalta Alzira Garcia, presidente da AESAN – Associação dos Especialistas em Saneamento e coordenadora da visita desta edição do evento, que teve como monitor Alisson Moraes, membro da Comissão Organizadora do 33º Encontro Técnico.

Cagece traz 95 participantes para a Fenasan

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foi uma das empresas que mais levou participantes para a Fenasan 2022. No estande da ABRATT – Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva, o presidente da AESabesp, Luciomar Santos Werneck, o diretor de Operações da Cagece, João Menescal, e o presidente da ABRATT, Hélio Rosas, comentam esta importante participação.

“O pessoal da Cagece veio de forma massiva. É a segunda maior comitiva na feira (só fica atrás da Sabesp), com 95 pessoas. Essa parceria nos deixa muito feliz”, celebra Luciomar.

“Uma grande satisfação poder participar do evento. A parceria com a AESabesp conseguiu promover mais integrantes da Cagece de todas as áreas, tanto do interior quanto da capital. E é um número histórico para a Cagece, trazer tanta gente. Uma satisfação para nós, ter apresentado trabalhos, e também estar junto aqui com a ABRATT, que está nos apoiando nesses processos”, enfatizou Menescal.

“Fico muito feliz de estar participando da maior feira da América Latina de Saneamento Básico e Ambiental. A Cagece tem feito um trabalho fantástico na parte de redução de danos e inovação de ativos. Temos usado e implementado todos os benefícios. Agradeço também à AESabesp, por essa feira e troca de tecnologia e informações fantásticas”, sublinhou Hélio Rosas.

.Trabalhos Técnicos

O 33º Encontro Técnico AESabesp recebeu 277 trabalhos – mais um marco desta edição. Apresentá-los durante o evento é uma grande oportunidade para aumentar a visibilidade de cada trabalho técnico perante o meio acadêmico e profissionais do setor de saneamento.

Confira depoimentos de alguns autores do segundo dia:

No penúltimo dia do 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022, Gabriel Leite, da Sabesp, apresentou um trabalho sobre o “Atendimento Consultivo na UGR Jardins”. Ele explica que a apresentação foi sobre como se colocar no lugar do cliente para ter um atendimento de qualidade. “Hoje eu vejo que todas as empresas têm um olhar diferenciado para o cliente, porque é quem vai pagar a nossa conta, que vai justificar o porquê que a gente está aqui. Dentro da nossa UGR, somos uma das principais UGRs de São Paulo e temos um público muito exigente, então vimos a necessidade de melhorar ainda mais a comunicação”. Segundo ele, o encontro técnico é muito interessante pela “oportunidade de conhecer novas ferramentas, novas tecnologias, como melhorar o nosso trabalho e apresentar um pouco do que fazemos. Trabalho na Sabesp há 6 anos e sei que é uma das maiores empresas de saneamento, não só do Brasil, como no mundo. Mas todas às vezes aqui, vemos novidades tanto da Sabesp do interior, que acabamos encontrando aqui, quanto de outras empresas. Sempre é bom trocar experiências”. 

Iberê Fabio Horie Kuncevicius, da Sabesp, apresentou o trabalho “Regularização do abastecimento de água no bairro Pegorelli, Caraguatatuba-SP, e seus benefícios de acordo com o conceito ESG”, sobre um processo de regularização fundiária que fizeram em Caraguatatuba. “Era uma área com cerca de duas mil pessoas que eram abastecidas de forma clandestina e faziam gatos na nossa rede. Com a permissão do Ministério Público, pudemos entrar na região. Então nós fizemos um estudo sobre o que estávamos perdendo de volume de água e também de recursos, e fizemos uma projeção de em quanto tempo toda a infraestrutura que seria instalada, seria recuperada”. Sobre o Encontro Técnico, Iberê afirmou que para eles, que trabalham na área operacional, “trocar o que estamos desenvolvendo é muito legal. A gente consegue trocar informações técnicas com muita gente, pegar muita experiência e, principalmente, trazer o que nós estamos desenvolvendo lá”.

Adriana M Nunes apresentou o trabalho “Planejamento ciclos curtos, inovação e agilidade”. Ela destaca que “é muito interessante poder participar do evento principalmente pelos temas abordados nos trabalhos técnicos, entre eles, planejamento, gestão, tubulação. A gente pode mostrar como fazer e ter o resultado para melhorar a capacitação e a gestão das pessoas”.

Vanessa Finamore falou sobre “Redução de perdas e melhoria de infraestrutura de sistema de abastecimento de água em região de elevada vulnerabilidade social – VRP Beira Rio em Guarulhos – SP”. “O evento é muito organizado e rico para troca de experiências e informações entre os profissionais, que podem ser aplicadas no dia a dia do trabalho do saneamento. É um prazer apresentar, divulgar novas ideias e técnicas”, frisou.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria