Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022: mesa redonda aborda a relação entre inovação e saneamento

Representantes das empresas que integraram o debate nesta quarta (14) – Sabesp, Khanum Consultoria em Inovação, Braskem e Abimaq - detalharam o uso de tecnologias e desenvolvimento de processos sustentáveis.

Compartilhar:

A relação entre inovação e saneamento foi discutida em uma mesa redonda do 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 nesta quarta-feira, 14 de setembro. Promovidos pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, o encontro e a feira acontecem até esta quinta (15), no Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP. 

O debate contou participação de representantes das empresas Sabesp, Khanum Consultoria em Inovação, Braskem e Abimaq, que detalharam o uso de tecnologias em suas respectivas áreas de atuação, além do desenvolvimento de processos sustentáveis. 

A mesa redonda “Tecnologia – a inovação e o saneamento” foi coordenada por Antonio Batagliotti, que é coordenador dos Polos AESabesp da Região Metropolitana de São Paulo. Como moderadora participou Fabiana Rorato de Lacerda Prado, gerente do Departamento de Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual da Superintendência de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp. 

“Inovação atualmente é um tema muito comentado, mas vem sendo usado desde sempre. O diferencial agora é que ele é mais necessário, em função das características do nosso cenário atual e do cenário futuro. Tudo está muito mais rápido, então a gente precisa de inovação para poder atender as nossas metas”, disse a moderadora. 

Fabiana também ressaltou que, com o Marco do Saneamento e as metas para 2033, o Brasil vai precisar de muito recurso no setor. “Será em torno de R$ 100 bilhões por ano. Hoje, aproximadamente, se investe R$ 15 bilhões, sendo que um terço deste valor é a Sabesp que está investindo. O que a gente precisa para os próximos 11 anos é algo muito inovador para poder atender essas metas”, completou. 

Ela disse ainda que é preciso inovar em equipamentos, processos, na forma de comprar, modelos de capacitação dos funcionários e fornecedores, além da própria forma de pensar, para atingir as metas. 

Neste contexto, as quatro empresas foram convidadas para apresentar modelos de inovação e pontos de vista sobre o tema. Os palestrantes detalharam a atuação das empresas e trouxeram exemplos de processos e tecnologias inovadoras. A sequência adotada para as palestras foi baseada na cadeia de suprimento do saneamento. 

Luccas Mendes, consultor de inovação da Khanum Consultoria em Inovação. Em seguida, a apresentação foi feita por Marcio Henrique Andrade, engenheiro especialista em Tecnologia e Inovação pela Braskem, com foco no desenvolvimento de processos sustentáveis. 

A terceira apresentação foi da Estela Testa, engenheira e CEO da Pieralisi Américas, que representou a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – Abimaq, por integrar o Conselho de Administração. Por fim, a palestrante foi Cristina Knorich Zuffo, superintendente de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Sabesp.

 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022

Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, esta edição tem como tema “Saneamento: prioridade para a vida” e acontece presencialmente no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, com transmissão online pela plataforma digital do evento até esta quinta (15).

Para conhecer a programação completa e outras informações, acesse aqui

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria