Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica na RMSP é debatido em painel 

O Gerente de Departamento de Recursos Hídricos Metropolitanos na Sabesp, Emerson Martins Moreira, apresentou um panorama com as ações da Sabesp nos últimos anos para gestão adequada dos recursos hídricos.

Compartilhar:

A Região Metropolitana de São Paulo é a 5ª. Região mais populosa do mundo, com 22,5 milhões de habitantes, distribuídos em 39 municípios, sendo que 95% da população é atendida com água potável e 83% têm coleta de esgoto e, deste total, 66% têm tratamento de esgoto. Os números ajudam a dimensionar aos participantes do painel “Monitoramento de recursos hídricos em tempos de crise hídrica na RMSP”, os desafios da Sabesp para abastecer a população.

O debate realizado nesta terça-feira, 13 de setembro, faz parte da programação do primeiro dia do 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenavam 2022, o maior evento do saneamento ambiental da América Latina. O evento acontece no Expo Center Norte/SP, com transmissão online até quinta (15). A coordenação foi feita por Nilzo Renê Fumes, gerente de Divisão na Superintendência do Médio Tietê da Sabesp, e Hilton Alexandre de Oliveira, membro do Conselho Deliberativo da AESabesp

Os convidados foram Emerson Martins Moreira, gerente de Departamento de Recursos Hídricos Metropolitanos na Sabesp, e Hélio Suleiman, diretor-presidente da Fundação Agência Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (Fabhat).

Em sua participação, Emerson explicou que o sistema totalmente automatizado coleta informações para monitoramento de nível de chuvas e de vazões para planejamento de ações em curto médio e longo prazo. Entre os desafios para o abastecimento, destacou a barreira demográfica. Levar água de regiões mais distantes causa conflitos com outras localidades, além de ser dispendioso.

A estratégia apresentada para enfrentar novos eventos de crise hídrica está no aumento da oferta e gestão da demanda. Nos últimos anos foi investido em ampliação da reservação e obras de transposição de bacias.

As obras de segurança hídrica e a mudança nos hábitos de consumo permitiram a manutenção de disponibilidade hídrica. “Os hábitos adquiridos pela população durante crise hídrica se mantiveram até mesmo no período da pandemia da Covid-19”, disse Emerson.

Neste período, aumentou a população e a capacidade de produção ao mesmo tempo em que houve redução de consumo, resultado de uso de novas tecnologias, boas práticas e conscientização da população com campanhas do uso consciente da água.

Os limites da bacia do Alto Tiete se confundem com a RMSP, uma bacia com alto índice de escassez, o que se deve principalmente pela densidade demográfica. Hélio Suleiman destacou o papel do Comitê da Bacia Hidrográfica, órgão deliberativo que atua como responsável pela gestão dos recursos hídricos. “É um espaço colaborativo de diálogo. Quando assumi não entendia muito bem a complexidade disso tudo. A gestão adequada é extremamente desafiadora”, definiu.

O comitê indica projetos e em conjunto com a Sabesp ajuda na tomada de decisões de recursos hídricos considerando as particularidades de cada bacia e a gestão coordenada. São oito mananciais na bacia que se beneficiam desses recursos.

Suleiman lembrou os desafios enfrentados em eventos extremos ocorridos num período de três anos, as chuvas de 2009/10, com enchentes em São Paulo, e a estiagem em 2013/15. O comitê também acompanha a qualidade de monitoramento da qualidade das águas, analisa informações para o planejamento de ações e a divulgação de indicadores buscando repassar as informações para a sociedade. Para atuar de forma mais assertiva destacou algumas ações. “Precisamos fortalecer a Câmara Técnica para ter melhor capacidade de articulação. Precisamos trazer a política de recursos hídricos de forma integrada com outras políticas públicas, como saneamento e uso e conservação de solo. Temos que trabalhar a fiscalização e dialogar com melhor com a sociedade para que ela entenda o nosso trabalho”.

33º Encontro Técnico/Fenasan 2022

Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, esta edição tem como tema “Saneamento: prioridade para a vida” e reunirá especialistas do saneamento em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussão. Nos três dias do evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. 

Para conhecer a programação completa e outras informações, acesse aqui

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria