Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

Concessionárias e poder concedente destacam pontos importantes para a gestão integrada

Os especialistas da mesa moderada pelo superintendente da Unidade de Negócios Centro da Sabesp, Aurélio Fiorindo Filho, apresentaram sugestões de práticas de segurança e prevenção de danos em obras de intervenção em áreas públicas.

Compartilhar:

A evolução da gestão integrada de obras passa por uma mudança de cultura para que o trabalho possa ser realizado de forma sinérgica em diversas frentes. A integração de sistemas e um cadastro único entre as concessionárias; o compartilhamento de infraestrutura; o investimento em novas tecnologias e na renovação de ativos, e a capacitação de terceiros foram algumas das soluções apresentadas pelos participantes da mesa redonda “Gestão integrada e obras entre concessionárias e poder concedente”, realizada na tarde desta terça-feira, 13 de setembro. O debate integra a programação do 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022, que acontece até esta quinta (15), no Expo Center Norte/SP.

A mesa teve coordenação de Nilzo Renê Fumes, gerente de Divisão na Superintendência do Médio Tietê da Sabesp, e Hilton Alexandre de Oliveira, membro do Conselho Deliberativo da AESabesp.

Os especialistas presentes na discussão moderada pelo superintendente da Unidade de Negócios Centro da Sabesp, Aurélio Fiorindo Filho, apresentaram sugestões de práticas de segurança e prevenção de danos em obras de intervenção em áreas públicas. “A parte inicial é a integração de cadastro e de sistema. Todas as empresas fizeram ou estão fazendo o esforço de mapeamento das redes, a compatibilização com as demais empresas é o grande passo a ser dado, principalmente para termos uma informação com confiabilidade”, avaliou Alexandre Modonezi, secretário da Secretaria Municipal das Subprefeituras de São Paulo (SMSUB),

A integração pode contribuir para o avanço por meio de otimização de recursos, redução de riscos e de custos e melhoria da eficiência dos serviços prestados. Marcelo de Guimarães Santos, superintendente de Fiscalização de Gás Canalizado da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), ressaltou o empenho da Arsesp em relação ao risco inerente da atividade da área pública e necessidade de controle mais efetivo. “É um assunto discutido ao longo dos anos e é fundamental o empenho de todos os participantes para o êxito dessa ação”.

Para a diretora de Operações e Serviços da Comgás, Carla Araujo Sautchuk, a palavra-chave é integração. “Temos uma ação fortemente voltada para o tema de prevenção de danos trabalhando a formação de cultura e de interlocução com os parceiros que atuam no subsolo urbano para uma ação coordenada”.

A tecnologia foi vista pelos participantes como uma grande aliada que, além de permitir a otimização de processos pode aumentar a segurança, facilitar a troca de conhecimentos e atrair talentos da nova geração para o setor.

 “Se não houver cooperação, não vamos vencer. Um ponto muito forte é a segurança para a população e para os nossos colaboradores. O próximo passo é a questão da tecnologia que está bem avançada e pensar no planejamento”, afirmou o diretor de Planejamento da Enel São Paulo, Márcio Jardim.

Para o diretor Metropolitano da Sabesp, Ricardo Borsari, o maior desafio está sendo vencido ao se conseguir debater o tema com os diversos atores. “O difícil é colocar todos juntos para discutir o assunto. Esse grupo veio na melhoria da eficiência da prestação de serviço. Buscamos isso no dia a dia de maneira incessante. O próximo passo é o investimento em tecnologia para que a informação chegue de forma rápido”. 

Os integrantes da mesa frisaram a importância de que as empresas de telecom participem do debate, considerando, o avanço da tecnologia 5G que está revolucionando o setor.

 A qualificação de profissionais que atuam nas obras de infraestrutura no uso das novas tecnologias foi outro ponto abordado como forma de aperfeiçoamento e otimização dos processos, incluindo os terceirizados.

33º Encontro Técnico/Fenasan 2022

O Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2022 é o maior evento de saneamento ambiental da América Latina. A edição deste ano marca o retorno presencial do evento que tem como tema “Saneamento: prioridade para a vida”. Nos três dias do evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor.

Para conhecer a programação completa e outras informações, acesse aqui

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria