Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

33º Encontro Técnico/Fenasan 2022: mesa discutirá combinação entre ESG e regulação do saneamento

Com coordenação de Ester Feche Guimarães, diretora socioambiental e cultural da AESabesp, debate sobre “ESG e regulação nos modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar!” acontecerá no dia 13 de setembro, às 13h30, na sala Cantareira 5.

Compartilhar:

No dia 13 de setembro, o tema do ESG (Environmental, Social and Governance) no saneamento será discutido na quarta mesa do 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, o maior evento de saneamento e meio ambiente da América latina. O debate, coordenado por Ester Feche Guimarães, acontecerá no primeiro dia do evento, às 13h30, na sala Cantareira 5.

Promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, esta edição do encontro é focada no tema “Saneamento: prioridade para a vida” e acontecerá de 13 a 15 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da Fenasan.

A mesa redonda com o título “ESG e regulação nos modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar!”  terá a moderação de Ricardo Assumpção, sócio da Ernest & Young (EY), líder de ESG para a América Latina Sul e Chief Sustainability Officer do Brasil. O executivo é referência nacional em liderança sustentável e ESG, com especialização pela London Business School, no Reino Unido. Os palestrantes convidados são Paula Carvalho, diretora da Sustainable Fitch, uma das mais relevantes agências de rating, com foco na avaliação ESG de empresas na América Latina; e Mônica Porto, assistente executiva na Presidência da Sabesp. 

O debate girará em torno de como a regulação nos negócios de saneamento pode ser um importante instrumento para a melhoria da governança, considerando que o DNA do setor de saneamento é a sustentabilidade no contexto ambiental e social. E também como a combinação entre os aspectos ESG e a regulação podem avançar.

Ester Feche comenta que a mesa tem por objetivo trazer os principais pilares do meio ambiente, social e governança para a discussão da centralidade e dos objetivos do saneamento. “E como o setor de saneamento tem funcionado nas empresas e instituições, que tem cumprido as suas metas e os seus objetivos e de alguma forma estão num processo de governança avançado por cumprir diversas regras regulatórias, não só dos reguladores dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, mas também reguladores dos sistemas financeiros, como a as empresas de capital aberto com ações na bolsa de valores e com sistemas de financiamento internacional”, diz. “Essas empresas, sendo públicas ou privadas, têm uma série de obrigações e regramentos estabelecidos por diversos índices reguladores, que promovem uma governança elevada no contexto das práticas setoriais”, frisa a coordenadora. 

“O setor de saneamento”, prossegue a diretora da AESabesp, “é vocacionado para a questão ambiental e também a questão social, portanto o objetivo do painel é discutir um pouco essa vocação do setor, que é universalização dos serviços públicos, a melhoria da condição do meio ambiente e o atendimento ao cidadão, sendo ele um contexto inclusão ou de exclusão social, considerando populações vulneráveis; como isso pode contribuir num contexto ESG para melhores acessos a crédito mais barato, o que certamente reverterá para tarifas mais módicas e acessíveis”, reitera.

Ester Feche afirma ainda que o debate é importante “porque é diferente de setores e empresas que não trazem a contribuição para a parte ambiental e social e precisam buscar ações para isso. Ora, se fazemos já do nosso propósito e missão o meio ambiente e sociedade, como podemos reverter isso para o alcance e obtenção de crédito mais barato em financiamentos e para atrair mais investidores, em função já do propósito do setor”. 

Leia mais entrevistas aqui.

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 reunirá grandes especialistas do setor em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões. Em três dias de evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. O credenciamento para visitar a Fenasan, que trará oportunidades inovadoras para seus participantes, é gratuito e pode ser feiro aqui.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema desta edição “Saneamento: prioridade para a vida” atende às premissas que consideram o saneamento básico importante para a vida, uma vez que contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor do saneamento a alcançar os objetivos propostos no Novo Marco Legal do Saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade. 

Serviço

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento: prioridade para a vida” 

Mesa 4 – “ESG e regulação nos modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar!”

Quando: 13 de setembro (terça-feira), das 13h30 às 15h  

Onde: Sala Cantareira 5 , Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria