Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022: painel abordará contaminantes na água bruta e consequência na saúde ambiental 

Coordenado pela engenheira Eliana Kitahara, o debate terá presenças de Maria Inês Zanoli Sato (Cetesb); e Monica Lopes Ferreira (Instituto Butantan) e acontecerá no dia 15 de setembro, das 15h40 às 16h40, na sala Cantareira 2.

Compartilhar:

O tema “Contaminantes na água bruta e consequência na saúde ambiental – A necessária discussão e ampliação do aprendizado em todos os setores” será abordado em um painel do 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente. 

Promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, esta edição do maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina tem como tema central “Saneamento: prioridade para a vida” e acontecerá de 13 a 15 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP e online, em plataforma digital exclusiva. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da Fenasan

O quinto painel da programação ocorrerá no último dia do evento (quinta-feira), das 15h40 às 16h40, na sala Cantareira 2, tem como objetivo ampliar a discussão sobre os contaminantes na água bruta e as consequências na saúde ambiental. A coordenação é da engenheira Eliana Kitahara, membro do Conselho Diretor da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e Conselho Deliberativo da APU (Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp). 

As palestrantes serão Maria Inês Zanoli Sato, gerente do Departamento de Análises Ambientais da Cetesb; e Monica Lopes Ferreira, bióloga, bioquímica, doutora em Imunologia e pesquisadora do Centro de Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular (CeTICS) do Instituto Butantan. 

“As fontes de água podem conter uma variedade de contaminantes que, em determinados níveis, podem afetar sua qualidade para o consumo. É muito importante considerar valores históricos, flutuações devido à sazonalidade e composição específica do fluxo de água. A contaminação da água bruta utilizada para o abastecimento de água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes”, afirma Eliana Kitahara. 

“A cada ano, o Brasil intensifica sua atuação na agricultura e, como resultado, tornou-se um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. O alto índice dessas substâncias levanta preocupações com a saúde ambiental e humana. O consumo da água de qualidade imprópria pode desencadear sérios danos à saúde humana. A água contaminada por esgoto pode provocar mortes, principalmente, em crianças em consequência de diarréias, e com a presença de metais pesados, agrotóxicos e/ou fertilizantes podem desenvolver alterações no sistema nervoso, fígado, rins até provocar o câncer”, completa a engenheira. 

A coordenadora reforça que o propósito do painel é ampliar o conhecimento e identificação dos principais contaminantes da água, considerar os parâmetros que devem ser analisados e entender os requisitos específicos de qualidade em determinados tipos de água e efluentes.  

Ainda de acordo com Eliana, as convidadas são pesquisadoras que registraram vários trabalhos e publicações referentes ao tema. Portanto, têm o conhecimento técnico científico para apresentar aos participantes do painel e contribuir na elaboração de legislações específicas para definir a lista dos principais contaminantes da água a serem analisados, considerando possíveis efeitos negativos em processos industriais ou água potável.  

“Os artigos da Dra. Mônica relataram múltiplos efeitos tóxicos, particularmente em trabalhadores rurais. Os resultados obtidos podem ser utilizados para direcionar políticas para reduzir o uso de agrotóxicos e proteger a saúde dessa população”, detalha Eliana. 

Leia mais entrevistas aqui

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 reunirá grandes especialistas do setor em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões. Em três dias de evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. O credenciamento para visitar a Fenasan, que trará oportunidades inovadoras para seus participantes, é gratuito e pode ser feito aqui.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema desta edição “Saneamento: prioridade para a vida” atende às premissas que consideram o saneamento básico importante para a vida, uma vez que contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor do saneamento a alcançar os objetivos propostos no Novo Marco Legal do Saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade. 

Serviço 

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento: prioridade para a vida”  

Painel 5 “Contaminantes na Água bruta e consequência na saúde ambiental. A necessária discussão e ampliação do aprendizado em todos os setores” 

Quando: 15 de setembro (quinta-feira), das 15h40 às 16h40   

Onde: Sala Cantareira 2, Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.  Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria