Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

Relação entre desastres ambientais e recursos hídricos será discutida no primeiro dia do evento

Mesa coordenada pela engenheira Sônia Nogueira trará exemplos de desastres brasileiros, buscando melhores formas de mitigação e apresentando os reflexos desses eventos na saúde, meio ambiente e economia.

Compartilhar:

O 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente terá na programação um debate sobre prevenção e mitigação de desastres ambientais relacionados aos recursos hídricos. Promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, esta edição do evento é focada no tema “Saneamento: prioridade para a vida” e acontecerá de 13 a 15 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da Fenasan.

A terceira mesa redonda da programação, “Desastres ambientais e a relação com os recursos hídricos impactando na qualidade de vida no planeta – estudos de casos podem contribuir na prevenção de medidas?”, acontecerá no dia 13 de setembro, das 13h30 às 15h, na sala Cantareira 4.  A coordenação é da engenheira Sonia Nogueira, consultora do Uso Racional da Água, instrutora e educadora ambiental.

Os impactos decorrentes de desastres naturais e antrópicos envolvem diretamente a extinção de espécies, qualidade de vida, riscos à saúde no momento do evento e para gerações futuras; por isso, a conversa irá avaliar os relatos e as intervenções em eventos comuns no Brasil, como os desastres naturais causados pela chuva (hidrológicos), enchentes, alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, os desastres tecnológicos, como os incêndios urbanos, principalmente em aglomerados residenciais e depósitos comerciais, e acidentes com produtos químicos perigosos, derramamento de óleo etc.

Sonia Nogueira explica que “os desastres ambientais podem tanto ter origem natural, como podem ocorrer por possível contaminação das águas por meio de rejeitos com concentração de substâncias tóxicas”. Metais pesados e produtos químicos podem ser “levados até os recursos hídricos pelo  superficial das águas ou através do solo, aumentando a turbidez, alterando PH da água, reduzindo do oxigênio dissolvido, causando danos na saúde humana e até mortes na biodiversidade, como o escasseamento da fauna e da flora”. Essa contaminação afeta a qualidade da água e a produção de alimentos, que somados a eventos trágicos, como o rompimento de barragens, “provocam enormes prejuízos financeiros e psicológicos às pessoas atingidas, aos governos, empresas, agricultura e etc”. 

Para a engenheira,  o tema deve ser discutido para formar uma “consciência ambiental,  com o intuito de gerar uma cultura para prevenção de desastres por meio de um mecanismo educacional e de sensibilização da sociedade”.

O debate será moderado pela  Dra. Telma Nery, médica do trabalho no HC FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e na Sabesp. Participarão como palestrantes: Rachel Trajber, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN); João Paulo Machado Torres, Chefe do Programa de Biofísica Ambiental da UFRJ; e Dr. Pedro Roberto Jacobi, presidente do Conselho do ICLEI-América do Sul. 

“Esperamos que os palestrantes possam trazer informações de vários casos de desastres em várias partes do Brasil, apresentando os reflexos danosos na saúde de todas as espécies – seja homem, animal ou vegetal -, ao meio ambiente e os prejuízos aos cofres públicos e de empresas privadas”, afirma a Sônia Nogueira. “E também apresentem medidas mitigadoras como:  implementar o monitoramento, a prevenção, a manutenção de um levantamento de riscos, o respeito à legislação vigente e o cumprimento de condicionantes ambientais”. 

Leia mais entrevistas aqui.

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 reunirá grandes especialistas do setor em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões. Em três dias de evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. O credenciamento para visitar a Fenasan, que trará oportunidades inovadoras para seus participantes, é gratuito e pode ser feiro aqui.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema desta edição “Saneamento: prioridade para a vida” atende às premissas que consideram o saneamento básico importante para a vida, uma vez que contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor do saneamento a alcançar os objetivos propostos no Novo Marco Legal do Saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade. 

Serviço

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento: prioridade para a vida” 

Mesa 3 “Desastres ambientais e a relação com os recursos hídricos impactando na qualidade de vida no planeta – estudos de casos podem contribuir na prevenção de medidas?”

Quando: 13 de setembro (terça-feira), das 13h30 às 15h  

Onde: Sala Cantareira 4 , Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria