Mais de 150 anos de expertise e mais de 50 marcas em nosso portfólio fizeram da Xylem protagonista nas soluções para os vários desafios das operadoras dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, mas – acima de tudo – nos levam a traçar um futuro junto a concessionárias públicas e privadas e outras instituições ligadas à água.
Somos a Xylem. E a tecnologia desse futuro está agora em nossas mãos. Conheça a inovação em perdas reais e aparentes de água não faturada através de uma reunião privada com um de nossos especialistas, na FENASAN de 3 a 5 de outubro, das 12h às 20h.
Perguntas:
- Quais as condições atuais do saneamento com as novas tecnologias digitais no setor, a conscientização sobre a água e os direcionamentos do Novo Marco Legal do Saneamento?
Vários trabalhos têm sido publicados mostrando a atual realidade e a lacuna que precisa ser resolvida para atingimento das metas estabelecidas. Isso tem sido bastante debatido e amplamente difundido.
Uma meta que é considerada imprescindível é a redução da perda de água potável, seja por questões ambientais – já que há claramente uma limitação das fontes de abastecimento em muitos locais; seja pelo custo de produção da água e pela perda da receita do ativo em si; ou ainda pelo risco na segurança das pessoas ou pelos custos inesperados em incidentes mais graves por falhas que possam vir a ocorrer nas tubulações.
Fig 1: Acidente causado por vazamento em tubulação.
Estima-se que – em média – tomando em conta as várias regiões do Brasil, se perde cerca de 40% da água potável produzida para abastecimento da população. A meta estabelece que esse número deverá cair para no máximo 25% daqui a alguns anos.
Fig 2: Vazamento em tubulação metálica.
A Pure Technologies, uma das marcas da Xylem, tem um grande expertise e know-how na detecção de vazamentos de água em adutoras de diâmetros acima de 300mm, bolsas de ar e inspeção de tubulações. Acumula mais de 25 anos de experiência em detecção de vazamentos; mais de 30.000 km inspecionados e mais de 9.000 Vazamentos localizados ao redor do mundo.
As falhas em tubulações de grande diâmetro são as que podem trazer maiores consequências com altos custos; além de representarem 50% do volume da água perdida.
Estamos realizando um trabalho a um cliente, justamente para garantir que esse Sistema de Abastecimento fique livre de problemas.
A tecnologia utilizada nesse caso chama-se Sahara™ e pode ser utilizada com a tubulação cheia e pressurizada, sem que haja interrupção no abastecimento. Possui uma câmara de alta resolução em tempo real.
Fig 2: tecnologia Sahara™, da Pure Technologies, Xylem; em funcionamento.
Algumas outras tecnologias da Pure Technologies, Xylem, ainda permitem que se faça o mapeamento das tubulações, que muitas vezes não possuem cadastros atualizados.
Outra possibilidade é avaliar a condição de tubulações metálicas, concreto protendido e concreto armado, através de inspeção eletromagnética, prestação de serviços de engenharia de análise estrutural, e elaboração de um estudo de vida útil remanescente (tubulações metálicas).
Apesar de parecer bastante complexo, esse estudo pode reduzir consideravelmente os investimentos necessários para substituição de redes inteiras de abastecimento; indicando quais são efetivamente os pontos frágeis; e quais segmentos de tubulações obrigatoriamente devem ser trocadas.
2. Como se comportou o mercado de saneamento recentemente?
Temos observado que as concessionárias operadoras dos sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos, sejam elas públicas ou privadas, estão colocando em prática muito do que foi definido para o atingimento das metas estipuladas no Marco Regulatório do Saneamento.
Não há dúvidas que foram dados os primeiros passos; e se percebe que investimentos têm sido feitos no setor.
Já tem se ouvido falar com mais profusão do Saneamento 4.0, que traz a 4ª Revolução industrial para esse segmento, e vislumbra a transformação digital e abrange diversas tecnologias, gerando maior eficiência global e conhecimento mais profundo da qualidade dos processos e produtos; permitindo que as concessionárias tenham um cenário mais concreto e confiável e passem a fazer melhores escolhas com mais rapidez.
Novas tecnologias digitais já disponíveis na Europa e Estados Unidos, chegaram também no Brasil, uma vez que a cada dia amadurecemos e nos interessamos em desfrutar todos os benefícios da nova era, a Smart Water.
A Xylem atua fortemente com tecnologias direcionadas ao Smart Water, como por exemplo, nosso sistema de bombeamento inteligente “Concertor” descrito no item 3 abaixo; e nosso ambiente de monitoração de bombas e mixers nas nuvens, chamado Avensor, bem como a plataforma Xylem VUE Powered by GoAigua, descritos no item 4 abaixo.
3. Quais as expectativas e perspectivas para o mercado do saneamento no Brasil em um futuro próximo?
Para os próximos 3 a 5 anos são esperados investimentos grandiosos no setor. A indústria de equipamentos está preparada para atender a essa demanda sob a modalidade de fabricação por encomenda, dadas as especificidades e particularidades dos bens a serem alocados em cada um dos Sistemas. Basta que haja compatibilização dos cronogramas de entrega de obras de infraestrutura e de fabricação dos equipamentos por parte das Concessionárias de Água e Esgoto para atendimento aos projetos.
Segundo o Diretor Geral da Xylem Brasil, Mario Ramacciotti “Planejamento, antecipação e padronização devem seguir como grandes tendências em 2.024.
Pensando em padronização a Xylem, através de uma de suas marcas centenárias e muito consagradas aqui no Brasil, a Flygt; lançou o sistema Concertor, que combina um sistema de controle totalmente integrado com a eficiência do motor IE4, junto com nosso sistema hidráulico N-Adaptive patenteado e funcionalidades inteligentes. O sistema de controle detecta e se adapta automaticamente às mudanças no ambiente da bomba, proporcionando desempenho ideal e minimizando os custos. A inteligência integrada facilita a instalação e a operação, reduzindo significativamente o estoque, consumo de energia e até mesmo o investimento, devido a necessitar de painéis menores, se comparados com os de partida direta.”
Por ser extremamente disruptivo, à primeira vista parece impossível compreender esse conceito, mas essa nova tecnologia faz com que o conjunto motobomba submersível trabalhe em um plano de curvas; não mais se fixando ao melhor ponto de eficiência em uma única curva (BEP), que exige testes comprobatórios a fim de garantir a eficácia esperada. O novo conceito, que agrega o inversor de frequência e toda a lógica dentro da bomba, pelas características físicas previamente mencionadas; permite que a inteligência artificial busque o melhor ponto de atuação sempre, a partir da variação da rotação e sem qualquer dano ao equipamento. Essa característica única faz com que esse equipamento se torne um curinga em Estações Elevatórias (EEs) de até 7,5 kW (operando com 1 bomba mais 1 reserva), podendo facilmente atender EEs cuja capacidade unitária seria de cerca de 22,5 kW (operando com 3 bombas em paralelo mais 1 reserva, cada com 7,5kW). Nesse caso, um pequeno estoque de motobombas submersíveis (bombas secas) poderiam atender a várias unidades de bombeamento de forma eficiente, em caso de qualquer falha.
Um outro grande mote dessa tecnologia é a economia de energia, já que o cálculo de energia específica (kW/m3) é feito de modo contínuo, exatamente para que a operação se ajuste da maneira mais eficaz. Ainda apresenta funções de limpeza da bomba, com inversão de rotação automática; limpeza de poço e da rede, se mostrando um equipamento que realmente veio para facilitar a vida dos operadores do sistema de esgotamento sanitário.
4. Quais são as novidades para o mercado?
O setor de água vive um momento de transformação digital, em que novas tecnologias mudaram o mercado. As chamadas Smart Water Technologies melhoram a eficiência das empresas responsáveis pela gestão dos recursos hídricos. O futuro da água inteligente no Brasil pode parecer muito longínquo, ou no mínimo, incerto; mas já faz parte do dia a dia de várias concessionárias no mundo, especialmente no Hemisfério Norte.
Em termos de tecnologia, disponibilizamos desde uma solução simples e padronizada, dimensionada com base a um amplo know-how em sistemas de bombeamento e com um custo muito baixo; até sistemas extremamente robustos e completos que podem atingir o mais alto nível de gestão da operação como um todo.
O Xylem Avensor é um APP confiável, seguro e fácil de usar, onde diferentes tipos de usuários podem gerenciar uma ampla variedade de dispositivos Flygt, visualizar dados e tendências em tempo real; e receber alarmes e alertas de manutenção. Seu funcionamento ocorre após a aquisição e instalação de um modem com conectividade via rede de telefonia celular no painel elétrico da elevatória, e pela assinatura da plataforma de monitoramento.
Um outro exemplo é a solução Xylem Vue Powered by GoAigua, que é o resultado do processo de digitalização que o grupo Global Omnium iniciou em 2003. No desenvolvimento da plataforma participaram pessoas da gestão de Operação e Manutenção, Engenharia, clientes, Faturamento e Contabilidade, incorporando à solução a experiência e conhecimento de uma empresa de saneamento fundada em 1.890.
É possível perceber nas operações ou concessionárias que adotam plataformas Smart Water que o retrabalho diminuiu e que a assertividade e eficiência aumentaram.
A solução Xylem Vue Powered by GoAigua elimina essas caixas isoladas de informações e desbloqueia o conteúdo dos dados. Mediante os usos de inteligência artificial, aprendizado de máquina, redes neurais e análise de dados, é possível usar a plataforma para otimizar as redes de abastecimento e coleta, entendendo melhor o volume, o fluxo, a condução e o armazenamento.
Da mesma forma, fornece às empresas do setor de saneamento uma solução holística para monitorar, otimizar e facilitar a tomada de decisões, bem como para gerenciar ativos e processos operacionais. Com uma clara vocação inovadora, a proposta de valor da Xylem e da Idrica centra-se em contribuir com a sua vasta experiência na digitalização e desenvolvimento de soluções tecnológicas, bem como na operação e manutenção de redes e infraestruturas de água potável, saneamento e irrigação.
A colaboração bem-sucedida entre a Xylem e a Idrica, caracterizada por sua flexibilidade e adaptabilidade, permitiu o crescimento e a expansão internacional em novos mercados. A partir de Valência (Espanha), a empresa passou a desenvolver atividades na Europa, Estados Unidos, Oriente Médio, África e América Latina.
Segundo Sonia Mucciolo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Xylem, “Para muitas concessionárias modernas, pode ser difícil obter uma compreensão completa de seu verdadeiro nível de eficiência operacional. Não porque elas não tenham dados suficientes, mas porque geralmente esses dados estão divididos entre vários sistemas que não podem se comunicar facilmente entre si. Esta parceria entre a Xylem e a Idrica, oriunda do grupo Global Omnium e líder em transformação digital para a indústria da água, vislumbra justamente resolver essa lacuna e acelerar a transformação digital dos serviços públicos de saneamento; ao eliminar esses silos de informações e revelar o verdadeiro valor dos dados.”
Explica ainda que “na transformação digital, o digital se refere à tecnologia em si, mas a transformação se dá graças às pessoas envolvidas no processo. Hoje a Xylem conta com uma equipe global e consultiva extremamente especializada e com muita experiência para atender todos os mercados, inclusive o brasileiro; e totalmente apta a alavancar e apoiar as concessionárias.”.
Sobre a Xylem
A Xylem (XYL) é uma empresa global líder em tecnologias para águas comprometida em resolver desafios críticos envolvendo água e infraestrutura com inovação. Nossos 22.000 funcionários diversos geraram receita de US$ 7,3 bilhões* em 2022 (combinado como a Evoqua). Estamos criando um mundo mais sustentável, permitindo que nossos clientes otimizem o gerenciamento de seus recursos hídricos e ajudando comunidades em mais de 150 países a se tornarem seguras em relação à água. Junte-se a nós em www.xylem.com/pt-br/.