No último dia do 36º Encontro Técnico da AESabesp /Fenasan 2025, em 23 de outubro, foi firmada uma parceria entre a AESabesp, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) e a SAP Service. O acordo tem como objetivo promover cursos especializados no setor de saneamento, com ênfase na capacitação em Métodos Não Destrutivos (MND).
O termo de cooperação foi assinado por Reynaldo Young Ribeiro e Cícero Batista, diretor Técnico e coordenador de Cursos da AESabesp, respectivamente; pelo Prof. Dr. Fernando Luiz Lavoie, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP); e por Sergio Pallazo, diretor da SAP Service. Prestigiaram o ato Viviana Borges, diretora Social da AESabesp, e Patrícia Taliberti, integrante da mesma Diretoria.


Geotecnia e MND
Reynaldo Young Ribeiro destaca a importância da geotecnia no uso e aperfeiçoamento dessas metodologias. Segundo ele, “a geotecnia é crucial no uso dos Métodos Não Destrutivos (MND) porque garante que essas metodologias sejam aplicadas de forma eficaz e segura, otimizando projetos, minimizando impactos ambientais e reduzindo custos, além de aumentar a durabilidade e eficiência das obras e serviços.”
Reynaldo acrescenta ainda que “em relação à eficiência e precisão dos serviços, podem-se obter informações detalhadas sobre a distribuição de materiais e as características do subsolo – como, por exemplo, o nível do lençol freático. Esses dados orientam as intervenções necessárias com maior precisão, evitando também custos excessivos e não previstos durante as obras ou serviços.”



Confira os álbuns de fotos do 36º Encontro Técnico e Fenasan 2025



