No 36º Encontro Técnico e Fenasan 2025, dois momentos serão dedicados a este tema: o Painel “Saneamento e COP30: diretrizes para o enfrentamento às mudanças climáticas”, no dia 21 de outubro, às 16h40 (sala Cantareira 2), no Encontro Técnico; e a divulgação do documento “Saneamento e mudança climática: Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos – 3ª Edição”, dia 23, às 14h (Sala Cantareira 1), no Encontro das Universidades. Este documento é uma parceria entre a AESabesp e a Aesbe – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (saiba mais aqui).
Organizado por Maria Aparecida Silva de Paula, coordenadora de Relações Institucionais da AESabesp, e Ana Paula Rogers, assessora de Comunicação da associação, editora da revista Saneas e da TV Água e Saneamento, o painel trará as visões do setor de Saneamento e da Prefeitura de São Paulo, que também serão levadas à COP30, com palestras de Camila Roncato, coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Mudança do Clima da Aesbe, e Danilo Silva, coordenador do Projeto São Paulo pelo Clima, da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) da capital paulista. “A AESabesp está engajada nessa construção rumo à COP30 e este painel abre espaço tanto para a visão do nosso setor quanto para as iniciativas que a cidade de São Paulo tem implementado”, explica Ana Rogers.

A mesa de apresentação do relatório, também com coordenação de Maria e Ana, terá mediação do presidente da AESabesp, Agostinho Geraldes, e participação de Alexandre Motta, presidente da Funasa, do consultor Antonio Miranda, que compõe a equipe de elaboração do relatório, Fernanda Rodrigues Moraes, do Ministério das Cidades, e Liliane Cafruni, membro da Câmara Técnica Gestão Ambiental e Mudança de Clima – Aesbe.
O documento tem como objetivo estabelecer diretrizes para aprofundar o entendimento e aprimorar a preparação do setor de saneamento diante dos impactos das mudanças climáticas nos serviços de água e esgoto.
O material foi aperfeiçoado a partir das contribuições de dois seminários realizados em São Paulo, com a participação de representantes dos eixos Centro-Oeste, Sul e Sudeste, e em Manaus, reunindo atores das regiões Norte e Nordeste.
“As 60 diretrizes apresentadas no relatório representam a consolidação da visão de especialistas de diversos setores, resultando em uma abordagem ampla e integrada, que poderá ser adotada pelas empresas responsáveis pelo tratamento de água e esgoto, desde o planejamento estratégico até a execução das ações operacionais”, ressalta Maria Aparecida.
Serviço
36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025
Tema: “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Painel “Saneamento e COP30: diretrizes para o enfrentamento às mudanças climáticas”
21 de outubro, às 16h40 (sala Cantareira 2) – Encontro Técnico
Divulgação do documento “Saneamento e mudança climática: Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos – 3ª Edição”
23 de outubro, às 14h (Sala Cantareira 1) – Encontro das Universidades.
Local: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo/SP
Mais informações, acesse: www.fenasan.com.br