Em um momento de discussões sobre escassez hídrica e mudanças climáticas, o painel “Museu Água – Conectando Histórias, Inspiração e Sustentabilidade” propõe uma reflexão sobre como a memória e o conhecimento podem inspirar práticas inovadoras, políticas públicas e comportamentos mais conscientes. A discussão acontece no 36º Encontro Técnico da AESabesp / Fenasan 2025 – o maior evento de saneamento ambiental das Américas.
Promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), o encontro terá como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável” e será realizado de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.
Confira a programação, inscreva-se para o Congresso e faça seu credenciamento gratuito para a feira (acesse aqui).
A diretora Social da AESabesp, Viviana Borges, é a coordenadora do painel, que ocorrerá no dia 22 (quarta-feira), das 16h às 17h, na Sala Cantareira 2. Ela ressalta que a importância desta discussão está em mostrar que sustentabilidade não é apenas uma meta técnica, mas é também uma construção cultural. “O Museu Água nasce com o propósito de conectar passado, presente e futuro, valorizando a ciência, a trajetória do saneamento, os avanços da engenharia e, sobretudo, as histórias das pessoas que dedicaram suas vidas a garantir água de qualidade. E, ao reunir especialistas, o painel propõe uma reflexão sobre como a memória e o conhecimento podem inspirar práticas inovadoras, políticas públicas e comportamentos mais conscientes”.

Para Viviana Borges, o Museu Água representa um ponto de convergência entre ciência, sociedade e emoção. “É um espaço que preserva histórias, mas, acima de tudo, desperta novas ideias para um futuro sustentável. A narrativa histórica é uma poderosa ferramenta de sustentabilidade porque ela desperta pertencimento. Quando o público entende a trajetória da água, do esforço humano e da inovação que garantiram o abastecimento ao longo do tempo, ele passa a valorizar mais esse recurso e a se sentir parte da sua preservação”, analisa.
Participarão da discussão Walter Orsati, sócio da Directa Consultoria Relações Governamentais e Advocacy, e Mansur Bassit, que possui vasta experiência no setor de administração governamental. “Nossos convidados têm experiência na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Ministério da Cultura e também na SPTuris e em projetos culturais, o que gerará um debate interessante sobre museus e financiamentos na cultura e o turismo atrelado a história e cultura”, acrescenta Viviana.
Essa perspectiva ganha ainda mais relevância no contexto do Museu Água, em que, como salienta Viviana Borges: “a história não é apenas memória, é inspiração para agir. O painel amplia esse olhar ao discutir o financiamento de museus e o turismo sustentável como caminhos concretos para manter viva essa conexão entre conhecimento, cultura e meio ambiente”.
Serviço:
36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Painel 5: “Museu Água — Conectando Histórias, Inspiração e Sustentabilidade”
Dia 22 de outubro (quarta-feira), das 16h – 17h – Sala Cantareira 2
Onde: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP
Acesse o site para mais informações: www.fenasan.com.br