“Pesquisa & Desenvolvimento no Saneamento: A importância da abordagem transversal como vetor de aceleração de soluções sustentáveis” será tema de painel no 36º Encontro Técnico da AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente)/Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que será realizado de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.
O maior evento de saneamento ambiental das Américas, promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), tem nesta edição como tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”.
Confira a programação, inscreva-se para o Congresso e faça seu credenciamento gratuito para a feira (acesse aqui).
O presidente do Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), Rogério Andrade, será o coordenador do painel, que acontecerá no dia 23 de outubro (quinta-feira), das 15h40 às 16h30, na Sala Cantareira 2. Segundo ele, os destaques da discussão incluem a importância da cooperação entre instituições, o uso de novas tecnologias (IoT, Blockchain, BI, IA etc.) e o fortalecimento de políticas públicas e instrumentos de fomento, aproximando a pesquisa da prática e tornando o saneamento mais acessível, resiliente, eficiente e sustentável.
Participarão também do painel Theodoro Megalomatidis, CEO da Anti Algas; Carlos Frees, CEO da consultoria Smart Frees; e Sérgio Ogihara, CEO da ASA Consultoria em Meio Ambiente.

Sobre o tema da edição, Rogério Andrade ressalta: “O saneamento é central em qualquer plano de ação climática que vise adaptação e mitigação dos impactos das mudanças climáticas, garantindo segurança hídrica, saúde e equilíbrio ambiental. A inovação – tecnológica, operacional e de gestão – é o caminho para tornar os sistemas mais eficientes, sustentáveis e inclusivos, permitindo reduzir perdas, promover o reúso, valorizar subprodutos e ampliar o acesso da população aos serviços.”
Ele complementa: “Em síntese, não há futuro sustentável sem saneamento resiliente, e não há resiliência sem inovação. Essa integração é essencial para que o setor avance na construção de cidades mais seguras, justas e preparadas para os desafios climáticos.”
Neste cenário, pesquisa e desenvolvimento são fundamentais.
“O setor de saneamento vive um momento de transformação estrutural, impulsionado pelo Marco Legal do Saneamento e pela busca pela universalização, além da pressão das mudanças climáticas e da necessidade de eficiência e sustentabilidade. A pesquisa e o desenvolvimento (P&D), quando conduzidos de forma transversal – integrando governo, academia, setor privado e sociedade – aceleram a criação e a aplicação de soluções inovadoras, adaptadas às realidades locais e às mudanças climáticas”, sintetiza o especialista, que possui mais de 30 anos de experiência nos mercados de ESG.
Serviço:
36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025
Tema: “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Painel 9: “Pesquisa & Desenvolvimento no Saneamento: A importância da abordagem transversal como vetor de aceleração de soluções sustentáveis”
Data: 23 de outubro (quinta-feira)
Horário: 15h40 – 16h30
Local: Sala Cantareira 2 – Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP
Acesse o site para mais informações, acesse www.fenasan.com.br