Pelo terceiro ano consecutivo, o Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan, o maior evento de saneamento ambiental das Américas, em sua exitosa parceria com o Grupo Solví, promoverão a compensação de carbono referente à geração de resíduos, ao consumo de água e ao uso de energia durante todo o período do evento, de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A iniciativa reforça o compromisso de reduzir os impactos ambientais e contribuir para o enfrentamento das mudanças climáticas, estimulando práticas sustentáveis no setor de saneamento. Nesta edição, duas novas ações serão implementadas com o objetivo de promover melhorias constantes no congresso e ampliar a consciência socioambiental dos participantes.
“O Grupo Solví disponibilizará um totem interativo, que é uma ferramenta para calcular a pegada de carbono gerada pelo tipo de transporte utilizado pelo congressista ou visitante no trajeto até o local do evento. Dessa forma, poderemos conhecer e neutralizar também essas emissões de carbono, o que proporciona maior engajamento e conscientização do público participante, contribuindo para a ampliação do espectro de descarbonização do evento”, conta Alzira Garcia, coordenadora do Programa de Compensação de Carbono da Fenasan.

A compensação é realizada por meio de créditos de carbono de alta integridade, provenientes da captura e destruição de metano em aterros sanitários, de projetos que geram milhares de empregos, apoiam ações sociais na comunidade local e promovem a preservação da fauna e da flora nativa. “É uma grande satisfação renovar nossa parceria, pelo terceiro ano consecutivo, na compensação das emissões de carbono da Fenasan. São escolhas como essas que fortalecem a agenda climática e inspiram outros a assumirem um compromisso com a transformação para uma economia de baixo carbono”, afirma Diego Nicoletti, COO do Grupo Solví.
Para potencializar ainda mais a sustentabilidade do evento, será realizada a gestão integrada dos resíduos. “Esta ação, realizada pela Eccaplan, prevê o desenvolvimento de ações desde a não geração, redução, reciclagem e destinação sócio e ambientalmente adequada dos resíduos gerados no decorrer da montagem, do evento e do pós-evento”, explica Alzira.
De acordo com a coordenadora, o objetivo é consolidar o evento como uma referência ambientalmente responsável, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), com o ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e com as melhores práticas internacionais, desde a concepção até a finalização do evento: “Essas iniciativas reforçam o compromisso institucional da AESabesp na organização de um congresso que adote práticas voltadas à mitigação de impactos e à promoção da sustentabilidade ambiental e social”, sintetiza Alzira Garcia.
O reconhecimento desses esforços no combate às mudanças climáticas será conferido por meio dos selos “Evento Carbono Neutro”, do Grupo Solví, e “Sou Resíduo Zero”, atribuído pela Eccaplan.