No 36º Encontro Técnico AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, a mesa-redonda “Cultura de inovação no saneamento: transformação sustentável com pessoas, processos, tecnologia e liderança para gerar valor” reunirá especialistas para debater inovação e sustentabilidade no setor.
O evento acontece de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, em conjunto com a Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), formando o maior encontro de saneamento ambiental das Américas. A realização é da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN).
A mesa será coordenada por Patricia Goularth, diretora técnica da AESAN, e ocorrerá no dia 23 (quinta-feira), das 11h às 12h30, na Sala Cantareira 5. A moderação será feita Débora Pierine Longo, diretora de Operações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e presidente do Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG). Participam ainda como palestrantes César Fornazari Ridolpho, diretor Regional da Sabesp Norte; Carlos Amadeu Schauff, diretor Técnico do IPEG; e Sergio Antônio Gonçalves, secretário executivo da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).
Integralmente alinhada ao tema do evento, “Saneamento e inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”, a mesa propõe uma reflexão estratégica sobre a cultura de inovação como motor de transformação no saneamento. Além disso, vai expor experiências práticas sobre mecanismos de incentivo à inovação (como MIGs), ambientes de experimentação e estratégias de engajamento, com foco na integração para gerar impacto positivo e duradouro.

“É um tema extremamente pertinente e urgente”, afirma Patrícia, ao destacar os desafios impostos pelas mudanças climáticas, como a escassez hídrica, os eventos extremos e os impactos na infraestrutura urbana. “O saneamento precisa se reinventar com soluções adaptáveis, inteligentes e sustentáveis.”
A coordenadora reforça que discutir inovação no setor significa também debater o futuro das cidades, a proteção dos recursos naturais e a equidade social, preparando o saneamento para enfrentar desafios, cumprir marcos regulatórios e promover uma gestão mais sustentável da água e do esgoto.
“A inovação é o motor dessa transformação, ao permitir o desenvolvimento de tecnologias, processos e modelos de gestão mais eficientes e resilientes. Já o saneamento, por ser uma infraestrutura essencial à saúde pública, ao meio ambiente e à dignidade humana, torna sua modernização estratégica para o desenvolvimento sustentável do país”, destaca.
Patricia salienta que a mesa tratará de um tema essencial: a incorporação da inovação como valor organizacional e prática contínua. Ao invés de ser um fator pontual ligado apenas a tecnologias, a inovação deve estruturar estratégias, culturas organizacionais e lideranças.
“Em um cenário mundial em que a sustentabilidade, as metas ESG e a valorização de stakeholders são fundamentais, essa discussão ganha ainda mais força. Essa mesa está alinhada com os grandes debates globais sobre inovação responsável, ESG e transformação digital no setor público, além de oferecer conexões práticas com a realidade das concessionárias de saneamento”, ressalta.
Patricia Goularth conclui demonstrando entusiasmo pela qualidade do grupo que compõe a mesa. “Receberemos profissionais extremamente qualificados para a discussão, com lideranças reconhecidas e representantes da visão institucional das empresas estaduais de saneamento”.
Serviço
36º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2025 – “Saneamento e inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável” – de 21 a 23 de outubro
Mesa-redonda: Cultura de inovação no saneamento: transformação sustentável com pessoas, processos, tecnologia e liderança para gerar valor
Data: 23 de outubro de 2025
Horário: 11h às 12h30
Onde: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP
Para a programação, inscrições, credenciamento e outras informações, acesse: www.fenasan.com.br