As mudanças climáticas e as limitações econômicas impuseram um grande desafio: reduzir impactos e gerar lucro de forma eficiente e inteligente. A economia circular é uma solução para reduzir significativamente as emissões de gases e promover o aproveitamento de resíduos. Este assunto será aprofundado na mesa-redonda “ Economia circular orientada a resultados: perspectivas de negócio e lucro através da inovação com redução de perdas produtivas e aproveitamento máximo de resíduos”, que integra a programação do 36º Encontro Técnico da AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente)/Fenasan 2025 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente).
Com o tema central “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”, o maior evento de saneamento ambiental das Américas, promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), acontecerá de 21 a 23 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.
Confira a programação, inscreva-se para o Congresso e faça seu credenciamento gratuito para a feira (acesse aqui).
O engenheiro sanitarista da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Hilton Alexandre de Oliveira, que fará a coordenação desta mesa-redonda no dia 22 (quarta-feira), das 11h às 12h30, na Sala Cantareira 5, ressalta que o tema das mudanças climáticas já está presente nas discussões do evento: “Na Fenasan de 2024, tive o prazer de trazer para nosso evento uma contundente palestra de abertura sobre os pontos de não retorno climático – marcos em que os limites naturais e tecnológicos de recuperação são ultrapassados, exigindo que humanos e animais se adaptem a uma nova realidade”.

De acordo com o especialista, fenômenos como o derretimento das calotas polares e a expansão de desertos não são mais previsões distantes: “Já estão batendo à nossa porta. E, diante desse cenário, não podemos simplesmente abdicar das conquistas que a humanidade levou milênios para alcançar. A única saída viável é adaptar nossas tecnologias para garantir que a vida na Terra continue sustentável para nossos filhos e netos”, explica.
“O tema da nossa mesa aborda uma nova fase da economia circular, com foco especial nos resíduos gerados pelo setor de saneamento. Trata-se de uma abordagem que vai além da consciência ambiental: ela busca gerar lucro e tornar-se economicamente viável sem depender exclusivamente de políticas públicas”, destaca o engenheiro sanitarista.
O desafio para o setor é grande: “Reconhecemos os desafios dessa proposta — e os custos mais elevados das práticas de reúso e reciclagem em comparação à simples extração de matéria-prima da natureza. No entanto, diante da crescente demanda por soluções eficazes para a destinação de resíduos, abre-se espaço para que boas ideias de aproveitamento sejam compartilhadas e transformadas em iniciativas de negócio. É uma oportunidade concreta de transformar desafios ambientais em valor econômico”, conclui Hilton Alexandre de Oliveira.
Serviço:
36º Encontro Técnico AESabesp – Fenasan 2025 – “Saneamento e Inovação: pilares para um futuro resiliente e sustentável”
Mesa-redonda 8: “ Economia circular orientada a resultados: perspectivas de negócio e lucro através da inovação com redução de perdas produtivas e aproveitamento máximo de resíduos”
Dia 22 de outubro (quarta-feira), das 11h – 12h30 – Sala Cantareira 5
Onde: Pavilhões Verde e Vermelho – Expo Center Norte – São Paulo – SP
Acesse o site para mais informações, inscrições para o Encontro Técnico e credenciamento gratuito para visitar a Fenasan www.fenasan.com.br
Imagem de Nattanan Kanchanaprat por Pixabay