No segundo dia de 35º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2024, a mesa-redonda “Segurança Hídrica: a conexão entre energia, saneamento e recursos hídricos no novo contexto climático” discutirá as relações entre os setores e governos para assegurar a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos no Brasil, tanto para a atual quanto para as futuras gerações.
Predominantemente baseado em hidrelétricas, o setor energético do país avançou mais rápido que o saneamento básico. Com a expansão das cidades e a transformação de áreas de vegetação densa em terras agrícolas, a gestão dos recursos hídricos tornou-se uma questão vital, tornando necessário integrar os diversos segmentos envolvidos para garantir a segurança hídrica.
O tema central que guia a edição é “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”. A realização do principal evento do setor de saneamento e meio ambiente da América Latina é da Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN) e ocorrerá de 22 a 24 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.
Coordenada por Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp, a mesa 7 acontecerá no dia 23, quarta-feira, das 11h às 12h30, na Sala Cantareira 2. A moderação será de Leon Tondowski, presidente da Solution Serviços de Gestão Industrial e Meio Ambiente, CEO da Bioconverter e membro do Conselho Consultivo da Enfil Ltda., que também integra a Comunidade de Sustentabilidade e Clima do IBGC. As palestrantes serão Mônica Porto, professora titular no Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), e Ilana Ferreira, superintendente Técnica da Abcon Sindcon – Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.
O sistema energético no Brasil depende fortemente dos recursos hídricos. Se por um lado, a geração de energia no Brasil é gerada na maior parte através da água. Por outro lado, o sistema de abastecimento público é responsável por dar acesso à água para milhões de pessoas ou usuários dos recursos hídricos, de forma dependente do uso de energia elétrica”, ressalta Viviana Borges sobre a importância desta discussão no evento, considerando o momento do saneamento.
Segundo a coordenadora, embora estes setores tenham uma relação direta, muito pouco se discute as interdependências. “São tratados como setores muito separados. Mas quanto estas relações são próximas e podem gerar ganhos em se trabalhando sinergicamente é o que vamos saber nesta mesa redonda”, explica.
Em relação aos destaques do debate, Viviana frisa: “Esta mesa-redonda contará com convidados importantes. Personalidades que tiveram e têm o desafio na condução dos setores de infraestrutura hídrica e que buscam alinhamento e convergência significativa para o desenvolvimento sustentável”. E detalha: “Contaremos com a experiência das operadoras de saneamento e da professora Mônica Porto, que agrega sua vivência no cenário acadêmico e governamental. O moderador Leon Tondowski conduzirá convergências e provocações na busca por uma gestão das águas cada vez mais eficiente usando sua vasta experiência nacional e internacional, de pesquisador, professor e executivo do setor de infraestrutura hídrica e sustentabilidade”
Sobre as contribuições que as discussões em torno do tema central da edição trarão para o setor e o papel da AESabesp neste cenário, Viviana Borges reforça que “o Encontro Técnico/Fenasan é fundamental para o fortalecimento do saneamento e meio ambiente no país. Superando mais uma vez as edições anteriores em espaço e discussões técnicas, traz temas necessários e personalidades importantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável”.
Serviço:
O quê: 35º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2024 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil – De 22 a 24 de outubro de 2024
Mesa-redonda 7: “Segurança Hídrica: a conexão entre energia, saneamento e recursos hídricos no novo contexto climático”
Dia 23 de outubro (quarta-feira), das 11h às 12h30 – Sala Cantareira 2
Onde: Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho
Visitação às feiras: Gratuita, das 13h às 20h
Para a programação, credenciamento e inscrições, acesse fenasan.com.br
Imagem destaque de Jörn Heller por Pixabay