Encontro Técnico: Indústria 4.0 e Inteligência Artificial são tema de mesa-redonda

A automação do saneamento, que permitirá substancial diminuição de produtos químicos, energia elétrica, mão de obra e gestão dos ativos operacionais, será discutida por especialistas do mercado e da academia. Leia entrevista com o coordenador Olavo Sachs, presidente da Comissão Organizadora do evento.

Compartilhar:

Os pilares essenciais para o sucesso da automação rumo ao saneamento 4.0 serão discutidos na mesa-redonda 5 “Automação no Saneamento: Abordando a Indústria 4.0 e a I.A.” no 35º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2024. 

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina é realizado pela Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN), e acontece entre os dias 22 e 24 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. 

A coordenação da mesa-redonda, que ocorrerá no dia 23 (quarta-feira), das 11h às 12h30, na sala Cantareira 2, é de Olavo Sachs, presidente da Comissão Organizadora do 35º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2024. A moderação será de Débora Pierini Longo, diretora de Operação e Manutenção da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Como palestrantes participarão o engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, sócio da S3 – Tecnologia, Engenharia e Saneamento, e os professores da Universidade de São Paulo, Marcos Yukio Yamaguchi e Cícero Couto de Moraes.

Na entrevista a seguir, Olavo Sachs aborda a importância do tema e destaca alguns pontos que serão discutidos. Confira:

AESabesp Notícias – Por que o tema desta mesa é importante neste momento do setor de saneamento?

Olavo Sachs – Cada vez mais, a necessidade de melhorar a eficiência operacional, desde a gestão dos mananciais, passando por captação e adução de água bruta, tratamento de água, reservação e distribuição de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos até a disposição dos resíduos sólidos, vem se tornando um desafio para as empresas de saneamento. Neste cenário, a automação está se mostrando uma resposta para as necessidades do dia a dia. Além disso, vamos abordar as iniciativas bem-sucedidas em automação no saneamento que ocorreram desde os anos 90 na Sabesp, gerando valor à empresa e mitigando riscos operacionais. Porém, surgiram outras ferramentas tecnológicas mais avançadas voltadas à automação, nos sugerindo que haja uma convergência dos conceitos, para que futuramente, seja possível integrar todas as etapas do ciclo do saneamento, de forma segura e com menor custo de engenharia.

AESabesp Notícias – Quais são os destaques desta mesa?

Olavo Sachs – As três apresentações que nortearão esta mesa, se complementam e permitirão avançar com automação de forma estruturada e despersonificada. A primeira, de engenharia de operação, permitirá refletir sobre os ganhos que ocorrerão com automação de diagnósticos permitindo decisões céleres e assertivas. A segunda palestra, desmistificará a indústria 4.0 no saneamento, e os pré-requisitos indispensáveis para o sucesso na implementação. Na sequência, serão abordadas as necessidades de alguma políticas a serem definidas que antecedem o plano diretor de automação, que sem ele, dificilmente haverá sucesso na implementação em qualquer segmento industrial, principalmente no setor do saneamento. Ademais, o professor Cícero Couto de Moraes, vai desmistificar a ideia de que automatizando uma estação de tratamento de água ela consegue atuar em todas as fases do processo sozinha. Não é bem assim…

AESabesp Notícias – O 35º Encontro Técnico/Fenasan traz como tema central “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”. Em sua visão, quais contribuições as discussões em torno deste assunto trarão para o setor? E como você vê o papel da AESabesp neste cenário?


Olavo Sachs –  A automação propicia, de imediato, economia significativa com energia elétrica e produtos químicos, o que influencia diretamente nas emissões de carbono. As etapas que compõem o ciclo do saneamento, suportado por um bom plano diretor, terão sensoriamento em pontos estratégicos, o que permitirá uma melhor gestão na redução de perdas de água nas redes de distribuição, como também extravasamentos e infiltrações nos sistemas de coleta de esgotos, o que impacta diretamente no meio ambiente. Enfim, os ganhos operacionais serão imensos.

AESabesp Notícias – Mais alguma consideração?
Olavo Sachs – Certamente será um grande oportunidade, dada a vasta experiência dos profissionais que comporão a mesa, sendo um deles ex-superintendente da Sabesp, que atuou mais de 35 anos em engenharia de operação e automação, somando-se aos outros dois palestrantes do Departamento de Automação da Escola Politécnica da USP, que é referência na América Latina em automação industrial.

Serviço:

O quê: 35º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2024, com visitação integrada à Waste Expo Brasil – De 22 a 24 de outubro de 2024


Mesa-redonda 5 – “Automação no Saneamento: Abordando a Indústria 4.0 e a I.A.”

Dia 23 de outubro (quarta-feira), das 11h às 12h30 – Sala Cantareira 2
Onde: Expo Center Norte – Pavilhões Verde e Vermelho

Encontro Técnico: Para a programação e inscrições, acesse aqui.

Visitação às feiras: gratuita Imagem destaque de Gerd Altmann por Pixabay

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio Platinum Plus

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Standard Especial

Patrocínio - Cota Standard

Patrocínio - Cota Divulgação

Midia oficial

Apoio de mídia

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 38 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria