Especialistas debaterão a questão das cidades inteligentes e as mudanças climáticas na primeira mesa do 35º Encontro Técnico/Fenasan 2024

Discussão contará com participação de profissionais com ampla experiência e conhecimento nas áreas de cidades inteligentes, mudanças do clima e saneamento. A coordenação é de Nilzo Fumes, gerente do Departamento de Operação da Superintendência do Médio Tietê/Sabesp.

Compartilhar:

O 35º Encontro Técnico/Fenasan 2024, que acontece em São Paulo, entre os dias 22 e 24 de outubro, no Expo Center Norte, terá como tema central “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas”. Dando início às discussões, a mesa-redonda “Cidades Inteligentes e as Mudanças Climáticas” será realizada no dia 22, das 14h às 15h30, na sala Cantareira 2.

Em sintonia com a temática central do evento, a Mesa 1 é coordenada por Nilzo Fumes, gerente do Departamento de Operação da Superintendência do Médio Tietê da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Moderado por Rafael Strauch, diretor de Projetos e Novos Negócios da Sabesp, o encontro contará com participação de renomados especialistas: Melissa Cristina Pereira Graciosa, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê; Rodolfo Scarati Martins, da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica – FCTH/USP; e Joaquim Goldin, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O objetivo da mesa é discutir e apresentar iniciativas, planejamentos, ferramentas e projetos operacionais que já foram implantados ou estão em desenvolvimento em municípios para lidar com os impactos das mudanças climáticas nos sistemas de gestão de recursos hídricos, armazenamento e distribuição de água.

O coordenador Nilzo Fumes destaca que o tema da mesa 1 “é de suma importância para o setor de saneamento, pois trata o que está em estudo, desenvolvimento e implantação para minimizar os impactos das mudanças climáticas no dia a dia. Envolve fatores muito importantes como alteração do regime hidrológico, alteração das chuvas, vazões dos rios, aumento das temperaturas, entre outras questões”, explica.

O 35º Encontro Técnico/Fenasan 2024 promete trazer grandes subsídios e discussões de alto nível, com o objetivo de gerar importantes contribuições para o setor de saneamento e para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Nilzo Fumes ressalta que os destaques da mesa são os palestrantes, “que possuem grande conhecimento e experiência nos temas que serão abordados.

Sobre as contribuições que as discussões em torno deste assunto trarão para o setor, o coordenador é enfático: “O tema do congresso é excepcional, pois abrange o que vivenciamos nesse momento, e algo que devemos difundir para a sociedade, o setor industrial e o comércio, entre outros, e nos orienta para nos preparar, cada vez melhor para minimizar os impactos no dia a dia”.

Nilzo reforça que o Encontro Técnico AESabesp “trará grandes subsídios e proporcionará discussões de nível elevado, possibilitando importantes contribuições para o tema”. 

Serviço:

O quê: 35º Encontro Técnico AESabesp e Fenasan 2024 – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil – De 22 a 24 de outubro de 2024

Mesa-redonda 1:  “Cidades Inteligentes e as Mudanças Climáticas” 

Dia 22 de outubro (terça-feira), das 14h às 15h30 – Sala Cantareira 2

Onde: Expo Center Norte/SP – Pavilhões Verde e Vermelho

Visitação às feiras: gratuita

Para a programação, credenciamento e inscrições, acesse fenasan.com.br

Imagem destaque: de Gerd Altmann por Pixabay

36º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2025

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Patrocínio Platinum Plus

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Standard Especial

Patrocínio - Cota Divulgação

Midia oficial

Apoio de mídia

Promoção

Há 38 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria