O espaço “Momento Corporativo” do último dia do 34º Encontro Técnico AESabesp (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) e Fenasan 2023 (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente) contou com palestras da Engeper, Bentley e Abimaq, além de um painel internacional com empresas holandesas.
Especialistas falaram sobre eletrodiálise reversa para projetos de dessalinização, recursos hídricos subterrâneos para um uso eficaz e sustentável, gargalos no fornecimento de máquinas e tecnologia para universalização do saneamento, além de um painel com empresas holandesas, que abordaram as experiências do país europeu em soluções para água e saneamento.
O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, uma realização da Associação dos Engenheiros da Sabesp, com co-coordenação da Associação dos Especialistas em Saneamento, aconteceu de 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Confira os temas apresentados no terceiro dia do “Momento Corporativo”.
Lorena Zapata, diretora de Novos Negócios e Sustentabilidade da Engeper Ambiental & Perfurações, apresentou a palestra “Eficiência da Eletrodiálise Reversa para projetos de dessalinização”.
Ela abordou como otimizar os resultados e diminuir os custos operacionais com a Eletrodiálise Reversa EDR. Com tecnologia avançada e robusta, comprovada por diversos testes, a EDR oferece uma alternativa sustentável para o tratamento e reúso por dessalinização de água efluentes, em diversos segmentos. É possível recuperar até 95% do volume explorado, com remoção de sais de 60% a 97,5%, a depender das características da água/efluente a ser tratado.
O “Painel Internacional – A experiência holandesa em soluções para água e saneamento” foi formado por empresas e organizações holandesas em missão de negócios no Brasil. A apresentação, com tradução simultânea, abordou as principais soluções e experiências holandesas nos setores de tecnologia para água e saneamento, incluindo exemplos de projetos em desenvolvimento.
Os palestrantes foram Lisa Brand, cofundadora e CTO da LG Sonic, Carlos Santiago, partner Brasil da Riskid, Cor Streep, diretor da Aluland, Eugen Goudsmith, CCO da Nijhuis Saur Industries, Durval Bacellar, diretor-executivo da Arcadis, Luewton Agostinho, pesquisador da NHL Stenden, e Annette Bos, diretora de Mercados da Rai Amsterdam (Aquatech).
“Conheça – Não Adivinhe: entenda seus recursos hídricos subterrâneos para um uso eficaz e sustentável” foi o tema da palestra apresentada por Frank Braunschweig, diretor de Gerenciamento de Produtos e Soluções para o Setor de Água, e pela geóloga Joyce Cruz de Giovanni, account manager e responsável por Desenvolvimento de Negócios na América Latina para os mercados de Civil, Meio Ambiente e Energia, ambos da Bentley Systems.
Os dois falaram sobre como a poluição e as mudanças climáticas continuam a afetar a qualidade e a disponibilidade das águas superficiais. As águas subterrâneas são um dos recursos hídricos mais seguros, mas gerenciar esse recurso de forma sustentável é fundamental. A sessão explicou como é possível eliminar o trabalho de suposição no gerenciamento eficaz dos recursos hídricos subterrâneos, por meio da integração de modelos hidrodinâmicos, hidrológicos e geológicos, em um único fluxo de trabalho.
Estela Testa, presidente do Conselho de Saneamento da Abimaq e vice-presidente da Abimaq, apresentou a palestra “Fornecimento de máquinas e tecnologia serão gargalos para Universalização do Saneamento?”. A Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) atua junto ao SINDIMAQ (Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas).
A apresentação abordou o SINDESAN (Sindicato Nacional das Indústrias de Saneamento Básico e Ambiental), além do cenário de máquinas e equipamentos para o setor no Brasil, incluindo o pós-venda e a necessidade de previsibilidade.
Confira o álbum de fotos do evento
Leia também:
34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: veja como foi o primeiro dia
34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023: veja como foi o segundo dia do evento