Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Reserve a data:

21 a 23 de outubro de 2025
Expo Center Norte - São Paulo - SP

Notícias

Você está aqui:

Com mais demanda por soluções baseadas na natureza, Phytorestore Brasil prevê dobrar de tamanho

Compartilhar:

De olho em projetos que integram as soluções com estruturas tradicionais de saneamento, empresa traz Cristiane Schwanka, ex-Copasa, Iguá e Sanepar, para o posto de CEO no país

São Paulo, 04 de outubro de 2023: A Phytorestore Brasil, empresa pioneira na implantação de sistemas de jardins filtrantes para o tratamento de esgotos e efluentes industriais, trabalha com a perspectiva de dobrar de tamanho no país até 2028. O crescimento da operação brasileira se dá pela forte demanda por projetos que incorporam soluções baseadas na natureza, classificadas pela Organização das Nações Unidas como um dos pilares de desenvolvimento sustentável hoje no mundo, além da abertura de novos mercados.

Para acelerar o crescimento da operação, a Phytorestore anuncia, durante a Feira Nacional de Saneamento Básico (Fenasan), que acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, em São Paulo, a chegada de Cristiane Schwanka para ocupar a posição de CEO no país. Com larga experiência na área de saneamento, a executiva chega para ampliar a utilização de soluções baseadas na natureza em projetos de infraestrutura, ainda hoje predominantemente cinzas, com alta demanda de investimentos e complexidade operacional.

“O mundo passa por um repensar provocado sobre mudanças climáticas e a necessidade de transformação ecológica em que o Brasil é um dos principais pólos de expansão de tecnologias e soluções regenerativas. O saneamento pode ser um desses propulsores rumo a um mundo mais sustentável”, diz a executiva. Antes de ingressar na Phytorestore, Schwanka trabalhou por aproximadamente 30 anos em empresas de saneamento como Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Iguá e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Sua meta na Phytorestore Brasil é ampliar a utilização dos jardins filtrantes junto às empresas de saneamento, municípios, novos empreendimentos imobiliários, condomínios, indústrias e hotéis.

Segundo ela, os sistemas de jardins filtrantes patenteados pela Phytorestore possuem grande potencial de também serem implantados em conjunto com plantas convencionais de saneamento para refinamento da eficiência, facilitando o tratamento de água e esgoto, ao mesmo tempo em que torna as estações mais amigáveis à convivência dos moradores do entorno. “Entre morar ao lado de uma estação de tratamento de esgoto cinza e um jardim filtrante, a escolha é simples. Os jardins incrementam o valor imobiliário dos arredores”, acrescenta ela.

“Há um grande potencial de aplicação dos jardins filtrantes no país. São soluções com custo de operação muito mais acessíveis para um resultado semelhante ao de uma ETE convencional. O tempo de implantação também é muito menor, em seis meses é possível concluir uma instalação”, explica a executiva.

Desde sua fundação no Brasil, a Phytorestore já realizou mais de 20 projetos de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais no país. Entre os principais jardins filtrantes já instalados estão o Parque Orla Piratininga, localizado em Niterói, o Parque Caiara, em Recife, além de projetos para a iniciativa privada, em instalações de empresas como L’Oreal, Natura e Magazine Luiza. No mundo, já são mais de 1.200 jardins filtrantes instalados. Um deles, foi fundamental para a despoluição do Rio Sena, em Paris.

Importante destacar que a Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo de 12 metros quadrados de área verde por habitante, para a busca do equilíbrio entre a quantidade de oxigênio e gás carbônico na atmosfera e a desconcretização das cidades com o retorno de soluções mais verdes, representa um importante passo no compromisso com a vida no planeta.

Um dos projetos em fase de desenvolvimento pela Phytorestore é o Amaparque, uma área de 65 milhões de metros quadrados na cidade de Macapá, que poderá impactar positivamente 660 mil pessoas que vivem em seu entorno. Juntamente com os jardins filtrantes, o governo do Estado prevê a criação de parques lineares e complexos ecológicos e turísticos, com a implantação de Ecomuseu, tornando-o o maior projeto de diversidade e recuperação de áreas úmidas da Amazônia. “O Amaparque, assim como o Parque Orla Piratininga, é uma evidência de que é possível solucionar o problema de tratamento de esgoto de forma rápida e, ao mesmo tempo, proporcionando um enorme ganho de qualidade de vida para a população local, devido a característica multifuncional da tecnologia verde”, diz.

CONTATOS PARA A IMPRENSA

Guilherme Manechini (11) 96984-0404

Danilo Fariello (61) 99909-4309

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio Platinum Plus

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Standard Especial

Patrocínio - Cota Standard

Patrocínio - Cota Divulgação

Midia oficial

Apoio de mídia

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 38 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria