Portfólio para automação, eletrificação e conectividade industrial destacam a convergência das plataformas para impulsionar ganhos operacionais e energéticos;
Soluções contribuem para otimização do uso da água, redução no consumo de energia e gerenciamento baseado em dados.
A Siemens está acelerando a digitalização das infraestruturas críticas do Brasil, como o saneamento. Entre os dias 3 e 5 de outubro, a companhia participa com estande na Fenasan, Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, um dos maiores eventos de saneamento da América Latina, promovido pela AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp). Na oportunidade, a empresa vai apresentar seu portfólio de soluções para automação, eletrificação e conectividade industrial, destacando como a convergência dessas plataformas pode impulsionar os ganhos operacionais e energéticos das empresas deste setor.
Na Fenasan será apresentada a plataforma SIWA (Siemens Water), com foco em redução de perdas de água na rede de distribuição, otimização operacional e energética de elevatórias, gerenciamento das redes de esgoto, entre outras aplicações. Ainda com foco na eficiência, a empresa demonstra suas soluções de acionamentos, como inversores de frequência com funções de bomba, soft starters com auto parametrização e safety integrado (exclusivo da Siemens) que realizam a limpeza das bombas do sistema de esgoto de forma automática. Além disso, haverá disjuntores em caixa moldada com medição integrada que indicam a vida útil e comunicação em rede e o painel SIVACON, testado na IEC 61439, mostrando a facilidade de integração e parametrização de equipamentos.
“A Siemens reforça sua liderança no mercado de automação, eletrificação e digitalização industrial, oferecendo soluções inovadoras e tecnologicamente comprovadas para o setor de água e saneamento, garantindo maior eficiência e segurança operacional às empresas”, aponta Pablo Fernandez, responsável pelo vertical de Água e Saneamento da Siemens.
O espaço da Siemens vai expor o ciclo completo do tratamento de água e esgoto, demonstrando como a utilização da digitalização, da automação integrada, composta por controladores industriais, conversores de frequência Sinamics, sistemas de visualização, redes, instrumentação e acionamentos inteligentes em uma única plataforma, o TIA Portal, está se tornando uma realidade no dia a dia de muitas empresas.
Além das soluções da Siemens, o estande contará com motores e grandes acionamentos da Innomotics, empresa subsidiária da multinacional alemã. Novidades como o conceito de Água 4.0, sistema de supervisão e controle em arquitetura aberta e distribuída e o uso de gêmeo digital para gerenciamento do ciclo da água também fazem parte da exposição.
“Nosso foco será demonstrar como a padronização em projetos no setor de saneamento resulta em ganhos operacionais, redução no tempo de desenvolvimento, redução do custo de manutenção, aumento da confiabilidade do processo e aumento da eficiência energética, além de lançarmos nosso novo sistema de supervisão e controle WinCC AO para arquiteturas distribuídas”, afirma Gabriel Dallacqua, desenvolvedor de negócios da Siemens para o setor de saneamento.
Soluções da Siemens que contribuem para otimização do uso da água, redução no consumo de energia e gerenciamento baseado em dados estarão na Fenasan. Foto: Divulgação Siemens |
O setor de saneamento enfrenta desafios e oportunidades quando o assunto é aquisição de dados de sistemas remotos e locais e a execução de comunicações horizontais e verticais, de forma transparente e segura. Os clientes da Siemens estão fazendo uso da plataforma de Conectividade de Hardware e Software da família SCALANCE, que engloba switches, roteadores, firewalls, modems WiFi 4/5/6 e GPRS/3G/4G e 5G, adequados ao uso industrial, inclusive nos ambientes agressivos facilmente encontrados em sistemas de saneamento.
A Fenasan 2023 / 34º Encontro Técnico AESabesp será realizada no Expo Center Norte, com expectativa de público de 22 mil visitantes, e está alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG. A edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade, promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.
Serviço
Siemens na Fenasan
Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente
3 a 5 de outubro
Expo Center Norte
Pavilhão Branco e Verde
Contato para imprensa
InPress Porter Novelli
Cinthia Rodrigues
Tel.: +55 11 9 9946-3687
E-mail: cinthia.rodrigues@inpresspni.com.br
Daniela Bertoldo
Tel.: +55 11 99275-9379
E-mail: daniela.bertoldo@inpresspni.com.br
Sobre a Smart Infrastructure:
A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.
No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.
No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.