Patrocínio - Cota VIP +
Patrocínio - Cota VIP
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Standard
Patrocínio - Cota Divulgação

Notícias

Você está aqui:

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022: na volta presencial do evento, Espaço Startups passa a ser parte integrante do Planejamento Estratégico da AESabesp e reforça importância do apoio ao empreendedorismo que valoriza a inovação aberta

A promoção da importância do trabalho das startups no setor de saneamento ambiental vem ganhando força a cada edição da feira. Nesta entrevista, os coordenadores do Espaço Startups Fenasan 2022 detalham sobre a participação de seis startups que já se encontram no estágio de maturidade e destacam as novidades e expectativas em torno desta iniciativa durante o evento.

Compartilhar:

O 33º Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan 2022 (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que juntos formam o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, acontecerá de 13 a 15 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte/SP (inscreva-se aqui). Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp –AESabesp, esta edição será histórica com a volta do evento presencial após dois anos online devido à pandemia. 

Um dos destaques desta edição é o Espaço Startups, uma iniciativa que vem ganhando força desde 2017 e computando crescimento ano após ano na feira. Em 2019, por exemplo, pela primeira vez, durante os três dias da Fenasan uma área específica foi dedicada para que essas empresas, que usam a tecnologia como ferramenta principal das suas atividades, pudessem trocar experiências, conhecer melhor as necessidades do setor e oferecer seus serviços e soluções. Em 2020 e 2021, mesmo com as edições no formato online por conta das restrições sanitárias causadas pela pandemia, as startups também marcaram presença. E, agora, em 2022, elas voltam com força total no formato presencial. Esse movimento mostra que a decisão por inovação aberta colaborativa com startups é um tema central no mercado de Saneamento Básico e coloca a Fenasan em caráter de vanguarda acerca do tema.

Para falar sobre a importância do Espaço Startups nesta edição da feira, entrevistamos Pierre Ribeiro de Siqueira (coordenador de Inovação da AESabesp); Antônio Ramos Batagliotti (coordenador dos Polos AESabesp da RMSP); Kleber dos Santos (coordenador do Polo AESabesp Sul) e Sulamita França Santos (membro do Conselho Deliberativo da AESabesp), coordenadores do Espaço Startup Fenasan 2022, que destacam as novidades e expectativas para este ano. De acordo com eles, o estágio atual de controle sobre a pandemia sanitária de Covid-19 possibilita que esta edição do evento seja presencial, e com isso, haverá novamente o Espaço Startup com o patrocínio da Associação dos Engenheiros da SABESP.  

Como novidade, eles informam que o Espaço passou a ser parte integrante do Planejamento Estratégico da AESabesp. “Então, ele operacionaliza diversas demandas da nossa Entidade. E ressalte-se neste momento o ESG (Ambiente, Social e Governança)”, ressaltam.

Além disso, Pierre Siqueira, coordenador de Inovação da AESabesp, informa que o Espaço Startups é parte da Feira de Saneamento Ambiental mais importante do Brasil e as startups escolhidas ocupam gratuitamente este espaço. “Esse fomento em prol da inovação aberta tem a função de cumprir um pilar social no evento que julgamos extremamente importante, haja vista que apoiam novas empresas, o empreendedorismo, bem como o próprio jovem incentiva a universidade que apoia o aluno com startups”, ressalta. 

O fato de que as startups vêm ganhando a atenção do setor de saneamento ambiental é um dos parâmetros para apresentar essas experiências para os players/profissionais do setor que vão participar da Fenasan este ano. Os coordenadores avaliam que são diversas as iniciativas para fomento à inovação aberta por startups pelos intervenientes do Saneamento Básico brasileiro. “A AESabesp foi pioneira no tema, e possui o local destinado desde a Fenasan 2017. Nossa contribuição, quando o assunto é Startup, será a visão abrangente e estratégica além da inovação e novas tecnologias”, comentam.

Segundo eles, a Associação quer contribuir com novos prestadores de serviços para o seu maior cliente: a Sabesp. “E para continuarmos na fronteira do assunto inovação aberta, integraremos diversas ações de planejamento com convergência no ecossistema de Startups Green Techs. É só aguardar os anos de 2023 e 2024, muitas novidades ocorrerão!”, sinalizam.

A volta da feira presencial reserva muitas novidades e confere um excelente momento para disseminar o que há de mais inovador no mercado de saneamento. Neste cenário, as startups fazem a diferença. Para esta edição, os coordenadores contam que participarão seis startups no estágio de maturidade – tração – com produto testado em conceito, emitindo nota fiscal e com potencial de expansão para novos mercados, para qualquer cliente que desejar comprar os produtos e/ou serviços que essas Startups detenham como atividade econômica. Por isso, eles observam que é bem segmentado e delimitado o critério elegível para presença no Espaço Startups Fenasan 2022.

Os coordenadores esclarecem os critérios adotados para essa escolha. “Como a Fenasan é a mais importante Feira de Negócios voltada ao Saneamento Ambiental do Brasil, o ambiente será de negócios, por isso declinamos de apresentar startups no estágio de ideias ou produtos viáveis para prototipagem”, explicam.

Com isso, eles pretendem auferir o pilar de Governança. “Temos as principais empresas brasileiras do Saneamento vendendo e apresentando novas techs e vendendo produtos com valor e inovação. As startups participarão deste ambiente, logo, precisamos de empresas pequenas, mas pujantes, e que estão de saída do chamado Vale da Morte na Régua de Maturidade Tecnológica”, salientam.

Sobre as expectativas com o Espaço Startups nesta edição do 33º Encontro Técnico/Fenasan 2022, Pierre Siqueira conta que ele, Sulamita, Kleber e Antonio quando começaram a organizar o Espaço pensaram em ser o endereçamento do jovem e do empreendedor corporativo que trabalha ou tem o objetivo de trabalhar com Saneamento Ambiental e Meio Ambiente, o que significa que pode estar ou não no Governo, que quer e vai empreender.

“Estamos localizados ao lado do estande destinado ao Campeonato de Operadores, queremos aumentar o fluxo no local de visitantes com o propósito de trazer novas ideias e soluções para a universalização do Saneamento com modicidade tarifária, produtividade, redução de custos, geração de valor e facilitem equidade geracional de acesso aos serviços públicos. Convidamos que todos nos visitem!”, reforça Siqueira.

Neste momento de retomada eles destacam a expectativa é o êxito dos envolvidos, principalmente, as 6 startups:

  • Brickup;
  • Elliot Cloud&SAN Mobile;
  • M-Tech Lab;
  • RefilMe,
  • Suporte Ambiental
  • ViraSer

Cada empreendedor com seus sonhos futuros vão apresentar suas realizações. “E todos alinhados também a algum interesse corporativo para a Fenasan deste ano”, declaram os coordenadores.

Eles informam ainda que optaram por startups com propostas de realizar negócios nos desafios de sistemas de informações ERP e de controle de manutenção a baixo custo; fomento a qualidade de água pública com sustentabilidade ambiental; resíduos sólidos urbanos com sustentabilidade ambiental e novos negócios; cogeração de energia de pequeno porte para redução de custos operacionais. “São muitos profissionais envolvidos na organização deste evento e com certeza teremos muito sucesso na semana de 13 a 15 de setembro de 2022”, destacam.

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 traz como tema “Saneamento: prioridade para a vida” e reunirá grandes especialistas do setor em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussões.

Em três dias de evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor. O credenciamento para visitar a Fenasan, que trará oportunidades inovadoras para seus participantes, é gratuito e pode ser feiro aqui.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o tema desta edição atende às premissas que consideram o saneamento básico importante para a vida, uma vez que contribui com a saúde, a educação, o meio ambiente e a economia. Além disso, cumpre com a missão da AESabesp de ajudar os players do setor do saneamento a alcançar os objetivos propostos no Novo Marco Legal do Saneamento, dando espaço em sua programação para fomento de negócios, networking e trocas de experiências que agregam melhorias e inovações em prol de toda a sociedade.

Durante o evento, serão debatidos temas como “Metas da universalização do novo Marco Legal: desafios dos operadores de saneamento”, “Desastres ambientais e impactos na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida no planeta”, “ESG e modelos de negócios de saneamento: essa combinação fará o setor avançar”, “Tecnologia: a inovação e o saneamento”, e a “Relevância da drenagem pluvial, limpeza urbana e esgoto eficiente no saneamento básico”, entre muitos outros.

Serviço

33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento: prioridade para a vida”

Quando: de 13 a 15 de setembro

Onde: Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

35º Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2024

O maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina começa em:

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Patrocínio - Cota VIP +

Patrocínio - Cota VIP

Patrocínio - Cota Stantard

Patrocínio - Cota Divulgação

Apoio Institucional

A AESabesp é uma entidade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Promoção

Há 37 anos ajudando a desenvolver o saneamento sustentável no Brasil e contribuindo com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Parceria